1.
Nos sistemas mais antigos
de classificação, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que não
ocorre atualmente. Com base nesse fato:
a)
Cite duas características que
justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.
b) Cite duas características que justifiquem a
inclusão dos fungos do reino vegetal.
2. (UFTM MG/2009) Um pesquisador encontrou na floresta amazônica um ser vivo que
apresentava parede celular de quitina, armazenava glicogênio e não apresentava
cloroplastos.
a)
A partir das características encontradas, o pesquisador concluiu que tal ser
vivo não poderia ser colocado na base de uma cadeia alimentar. O que o levou a
essa conclusão e por quê?
b)
A que reino pertence o ser vivo encontrado pelo pesquisador? Explique como esse
organismo consegue obter sua matéria orgânica do meio ambiente.
3. (VUNESP 2008) No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados
vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e
as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em
um reino à parte, reino Fungi, que difere dos vegetais não apenas por
não realizarem fotossíntese, mas também porque os fungos:
A) são procariontes, uni ou pluricelulares, enquanto
os vegetais são eucariontes pluricelulares.
B) são exclusivamente heterótrofos, enquanto os
vegetais são autótrofos ou heterótrofos.
C) não apresentam parede celular, enquanto todos os
vegetais apresentam parede celular formada por celulose.
D) têm o glicogênio como substância de reserva
energética, enquanto nos vegetais a reserva energética é o amido.
E) reproduzem-se apenas assexuadamente, enquanto nos
vegetais ocorre reprodução sexuada ou assexuada.
4.
O que é micélio?
5.
Caracterize os fungos, quanto:
A) Tipo de célula:
B) Número de células:
C) Forma de nutrição:
D) Reserva energética:
6.
Algumas espécies do
gênero “Penicillium” desempenham importante papel
na obtenção de antibióticos e também na fabricação de queijos. Na
escala de classificação dos seres vivos, o “Penicillium” é
considerado:
a)
Bactéria
b) Fungo
b)
Protozoário
d) Vírus
e) Briófita
7.
Qual a estrutura do corpo de um
fungo pluricelular?
8.
Todos os itens indicam alguma
importância ligada à atividade dos fungos, exceto:
a) Podem causar
doenças chamadas micoses
b) Desempenham
papel fermentativo
c) Produção
autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres
d) Alguns
produzem antibióticos
e) Participação
na formação de liquens
9.
(Udesc) Os cogumelos são
seres vivos representantes do reino Fungi. Algumas espécies são comestíveis,
outras alucinógenas e outras, ainda, venenosas. Sobre esses seres, RESPONDA: a)
Como ocorre seu processo de nutrição? b) Alguns fungos estão associados a
animais ou plantas. COMENTE sobre uma associação de fungos com outros seres
vivos.
10. (UNICAMP) Cite dois exemplos de fungos e discuta a sua importância.
11.
Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto,
eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de
a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) mitocôndrias
e) clorofila
12. (Cesgranrio-RJ)
Assinale a opção que apresenta uma característica ausente no reino Fungi.
A.
Reprodução
assexuada.
B.
Respiração
anaeróbia.
C.
Célula
procariótica.
D.
Nutrição
heterotrófica.
E.
Relação
mutualística.
13. (UDESC) Os fungos
são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes
características:
A.
Células
procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido.
B.
Células
eucariontes, autotróficas e reserva de amido.
C.
Células
procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.
D.
Células
eucarionte, heterotróficas e reserva de amido
E.
Células
eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.
14. Analise as
proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos
I. Os fungos são exclusivamente
agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios.
II. Doenças como micoses, o candidíase
e cólera, são originadas por fungos patogênicos.
III. A associação entre os fungos
e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da
destruição das plantações de batatas.
IV. Os fungos podem ser
unicelulares ou pluricelulares.
Assinale a alternativa correta.
A.
Somente a
afirmativa III é verdadeira.
B.
Somente a
afirmativa IV é verdadeira.
C.
Somente a
afirmativa II é verdadeira.
D.
Somente a
afirmativa I é verdadeira.
E.
Somente
as afirmativas II e IV são verdadeiras.
15. (UFPA) Não seria
uma surpresa se lêssemos um rótulo de uma lata de fermento e percebêssemos que
o ingrediente mais importante presente no seu conteúdo fosse um grupo de seres
vivos empregados na fabricação do pão. Sem a sua utilização, seria impossível obtermos
o pão como o conhecemos hoje, de massa leve e macia. O fermento, ou
"fermento biológico" como é mais conhecido, nada mais é do que uma
grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisae, um microorganismo
muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, bolos, biscoitos,
etc.
Informações disponíveis em:
http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/ingredientes/ing_fermento01_e.htm. Acesso em:
22 abr. 2012.
Esses microorganismos fazem parte
de um grupo de seres vivos denominados:
A.
Protozoários.
B.
Moluscos.
C.
Bactérias.
D.
Moneras.
E.
Fungos.
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