Questões sobre fungos

 


1.      Nos sistemas mais antigos de classificação, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que não ocorre atualmente. Com base nesse fato:

a)     Cite duas características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.

b)    Cite duas características que justifiquem a inclusão dos fungos do reino vegetal.

 

2.     (UFTM MG/2009) Um pesquisador encontrou na floresta amazônica um ser vivo que apresentava parede celular de quitina, armazenava glicogênio e não apresentava cloroplastos.

a)         A partir das características encontradas, o pesquisador concluiu que tal ser vivo não poderia ser colocado na base de uma cadeia alimentar. O que o levou a essa conclusão e por quê?

b)         A que reino pertence o ser vivo encontrado pelo pesquisador? Explique como esse organismo consegue obter sua matéria orgânica do meio ambiente.

 

3.     (VUNESP 2008) No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, reino Fungi, que difere dos vegetais não apenas por não realizarem fotossíntese, mas também porque os fungos:

A)    são procariontes, uni ou pluricelulares, enquanto os vegetais são eucariontes pluricelulares.

B)    são exclusivamente heterótrofos, enquanto os vegetais são autótrofos ou heterótrofos.

C)    não apresentam parede celular, enquanto todos os vegetais apresentam parede celular formada por celulose.

D)    têm o glicogênio como substância de reserva energética, enquanto nos vegetais a reserva energética é o amido.

E)    reproduzem-se apenas assexuadamente, enquanto nos vegetais ocorre reprodução sexuada ou assexuada.

 

4.     O que é micélio?

 

5.     Caracterize os fungos, quanto:

A)    Tipo de célula:

B)    Número de células:

C)    Forma de nutrição:

D)    Reserva energética:

 

6.     Algumas espécies do gênero  “Penicillium”  desempenham importante papel na obtenção de antibióticos  e também na fabricação de queijos. Na escala de classificação dos seres vivos, o “Penicillium” é considerado:

a) Bactéria                                           b) Fungo

b) Protozoário                                      d) Vírus

e) Briófita

 

7.     Qual a estrutura do corpo de um fungo pluricelular?

 

8.     Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade dos fungos,  exceto:

a)      Podem causar doenças chamadas micoses

b)      Desempenham papel fermentativo

c)      Produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres

d)      Alguns produzem antibióticos

e)      Participação na formação de liquens

 

9.      (Udesc) Os cogumelos são seres vivos representantes do reino Fungi. Algumas espécies são comestíveis, outras alucinógenas e outras, ainda, venenosas. Sobre esses seres, RESPONDA: a) Como ocorre seu processo de nutrição? b) Alguns fungos estão associados a animais ou plantas. COMENTE sobre uma associação de fungos com outros seres vivos.


10.  (UNICAMP) Cite dois exemplos de fungos e discuta a sua importância.

 

11. Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de

a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) mitocôndrias
e) clorofila

 

12. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que apresenta uma característica ausente no reino Fungi.

A.    Reprodução assexuada.

B.    Respiração anaeróbia.

C.   Célula procariótica.

D.   Nutrição heterotrófica.

E.    Relação mutualística.

 

13. (UDESC) Os fungos são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes características:

A.    Células procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido.

B.    Células eucariontes, autotróficas e reserva de amido.

C.   Células procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.

D.   Células eucarionte, heterotróficas e reserva de amido

E.    Células eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.

 

14. Analise as proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos

I. Os fungos são exclusivamente agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios.

II. Doenças como micoses, o candidíase e cólera, são originadas por fungos patogênicos.

III. A associação entre os fungos e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da destruição das plantações de batatas.

IV. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares.

Assinale a alternativa correta.

A.    Somente a afirmativa III é verdadeira.

B.    Somente a afirmativa IV é verdadeira.

C.   Somente a afirmativa II é verdadeira.

D.   Somente a afirmativa I é verdadeira.

E.    Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

 

 

15. (UFPA) Não seria uma surpresa se lêssemos um rótulo de uma lata de fermento e percebêssemos que o ingrediente mais importante presente no seu conteúdo fosse um grupo de seres vivos empregados na fabricação do pão. Sem a sua utilização, seria impossível obtermos o pão como o conhecemos hoje, de massa leve e macia. O fermento, ou "fermento biológico" como é mais conhecido, nada mais é do que uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisae, um microorganismo muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, bolos, biscoitos, etc.

Informações disponíveis em: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/ingredientes/ing_fermento01_e.htm. Acesso em: 22 abr. 2012.

Esses microorganismos fazem parte de um grupo de seres vivos denominados:

A.    Protozoários.

B.    Moluscos.

C.   Bactérias.

D.   Moneras.

E.    Fungos.

 



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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