c) Espiroqueta
d) Vibrio
4. Em laboratório um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la microscópio eletrônico, viu que tratava -se de uma bactéria. Baseado(a) no texto acima faça o que se pede:
a) Cite 4 características que permitiram ao pesquisador identificar a bactéria
b) Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique.
c) Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento da doença por ela provocada? Explique.
5. (UFLA/2009) As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a afirmativa CORRETA.
a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora.
b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos).
c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas.
d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pelo sexual” ou “pili”.
6. (VUNESP) As doenças sífilis e cólera são causadas por bactérias, mas apresentam diferentes formas de contágio. Quais são essas formas?
7. (UFRJ) Há um cuidado que deve ser tomado quando se compra um alimento enlatado. Devemos observar não só a data de fabricação e o prazo de vencimento do produto, mas também o aspecto da lata que não deve se apresentar estufada, pode ter-se desenvolvido, dentre outras bactérias, a produtora do botulismo, uma doença freqüentemente fatal.
a) Que tipo de respiração essa bactéria mantêm no interior da lata fechada?b) No caso do produto contaminado, o que causou a pressão no interior da lata, estufando a tampa?
c) Quem é o causador do botulismo? Qual sua forma de transmissão?
I – As bactérias possuem apenas um material genético, DNA ou RNA.
II – O cromossomo bacteriano está enovelado em torno de uma proteína histona.
III – As bactérias possuem apenas um cromossomo, que é circular, e algumas apresentam um material genético denominado plasmídeo, que está disperso no citoplasma.
IV – Pelo processo de transdução, muitas bactérias trocam material genético com outras bactérias.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa III é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
10. (FUVEST-SP) Os antibióticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenças:
a) tuberculose, coqueluche e hepatiteb) tuberculose, sífilis e gripe.
c) tétano,sífilis e gripe.
d) tuberculose, coqueluche e sífilis.
e) coqueluche, sífilis e sarampo.
( ) As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética na síntese de peptídios humanos como a insulina e o hormônio de crescimento.
( ) As bactérias causam muitas doenças sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sífilis.
( ) Em geral as bactérias trazem mais benefícios do que prejuízos para os seres humanos e para a biosfera.
12. (FUVEST - SP) Cite duas formas de reprodução nas bactérias.
13. (Enem 2010) O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.
CRESTA. F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).
A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:
a) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.
b) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.
c) A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.
d) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.
e) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.
14. (ENEM 2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, age inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
a) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
b) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
c) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
d) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
e) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
15. (ENEM 2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
a) difteria.
b) botulismo.
c) tuberculose.
d) leptospirose.
e) meningite meningocócica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário