Heredograma ou Genealogia


Heredogramas ou Genealogias Denominam-se heredogramas, árvore genealógica ou genealogia às representações por meio de símbolos convencionados, dos indivíduos de uma família, de maneira a indicar principalmente o sexo, a ordem de nascimento e o grau de parentesco. Neles, são indicados os cruzamentos e as suas respectivas descendências. Como em todas as notações científicas, os heredogramas empregam uma simbologia própria. Os principais símbolos são os seguintes:




MONTAGEM:
A montagem de um heredograma obedece a algumas regras:
1ª) Em cada casal, o mais velho é colocado da esquerda para a direita.
2ª) Os filhos também devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.
3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade é se indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.
Interpretação:

A análise dos heredogramas pode permitir se determinar o padrão de herança de uma certa característica (se é autossômica, se é dominante ou recessiva, etc.). Permite, ainda, descobrir o genótipo das pessoas envolvidas, se não de todas, pelo menos de parte delas. Quando um dos membros de uma genealogia manifesta um fenótipo dominante, e não conseguimos determinar se ele é homozigoto dominante ou heterozigoto, habitualmente o seu genótipo é indicado como A_B_ou C_, por exemplo.
A primeira informação que se procura obter, na análise de um heredograma, é se o caráter em questão é condicionado por um gene dominante ou recessivo. Para isso, devemos procurar, no heredograma, casais que são fenotipicamente iguais e tiveram um ou mais filhos diferentes deles. Se a característica permaneceu oculta no casal, e se manifestou no filho, só pode ser determinada por um gene recessivo. Pais fenotipicamente iguais, com um filho diferente deles, indicam que o caráter presente no filho é recessivo!
Uma vez que se descobriu qual é o gene dominante e qual é o recessivo, vamos agora localizar os homozigotos recessivos, porque todos eles manifestam o caráter recessivo. Depois disso, podemos começar a descobrir os genótipos das outras pessoas. Devemos nos lembrar de duas coisas:
1ª) Em um par de genes alelos, um veio do pai e o outro veio da mãe. Se um indivíduo é homozigoto recessivo, ele deve ter recebido um gene recessivo de cada ancestral.
2ª) Se um indivíduo é homozigoto recessivo, ele envia o gene recessivo para todos os seus filhos. Dessa forma, como em um “quebra-cabeças”, os outros genótipos vão sendo descobertos. Todos os genótipos devem ser indicados, mesmo que na sua forma parcial (A_, por exemplo).


EX:




Em uma árvore desse tipo, as mulheres são representadas por círculos e os homens por quadrados. Os casamentos são indicados por linhas horizontais ligando um círculo a um quadrado. Os algarismos romanos I, II, III à esquerda da genealogia representam as gerações. Estão representadas três gerações. Na primeira há uma mulher e um homem casados, na segunda, quatro pessoas, sendo três do sexo feminino e uma do masculino. Os indivíduos presos a uma linha horizontal por traços verticais constituem uma irmandade. Na segunda geração observa-se o casamento de uma mulher com um homem de uma irmandade de três pessoas.


DICAS PARA RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS

Abaixo, cito alguns critérios que não são rígidos, mas que facilitam a identificação de determinado padrão de herança, quando analisamos um heredograma.
  1. Herança autossômica dominante:
1.1  – A característica ocorre igualmente em homens e mulheres.
1.2  – Indivíduos afetados são freqüentemente filhos de casais onde pelo menos um dos cônjuges é afetado, dessa forma, um casal normal não tem filhos afetados (a ao ser que haja mutação ou penetrância incompleta).
1.3  – A característica ocorre em todas as gerações.
  1. Herança autossômica recessiva:
2.1  – Os dois sexos são igualmente afetados.
2.2   - Os indivíduos afetados resultam de cruzamentos consangüíneos em geral
2.3   - O caráter aparece tipicamente apenas entre irmãos, mas não em seus pais, descendentes ou parentes.
2.4   - Em média, ¼ dos irmãos do propósito são afetados.
  1. Herança recessiva ligada ao sexo (ao X):
3.1  – A incidência é mais alta nos homens (sexo heterogamético) do que nas mulheres (sexo homogamético).
3.2  – O caráter é passado de um homem afetado, através de todas as suas filhas para metade dos filhos delas.
3.3   -  O caráter nunca é transmitido diretamente de pai para filho.
  1. Herança dominante ligada ao sexo (ao X):
4.1  – Os homens afetados transmitem o caráter para todas as suas filhas e nenhum de seus filhos.
4.2  - As mulheres afetadas que são heterozigotas transmitem o caráter para a metade de seus filhos de ambos os sexos.
4.3  - As mulheres afetadas que são homozigotas transmitem o caráter pra toda a sua prole.
– A herança dominante ligada ao X não pode ser distinguida da herança autossômica dominante pela prole das mulheres afetadas, mas apenas pela prole dos homens afetados.



Exercícios:


1. (UFMG 2010)  Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredogramas, como este:

É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
                       A)  determinar o provável padrão de herança de uma doença.
B)     ilustrar as relações entre os membros de uma família.
C)     prever a frequência de uma doença genética em uma população.
D)    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.

2.    (FEEQ) O heredograma representado abaixo se refere a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:
a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.
b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.
c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.
d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.
e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.


3.    (Enem 2014) 


No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. Qual é o padrão de herança observado para essa doença?
A)   Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
B)   Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão de pai para os filhos
C)   Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos
D)   dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
E)   Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.

4.    Analise o heredograma e assinale a alternativa correta

a) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tio de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.
b) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avó de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.
c) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é dominante. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.
d) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 5 pessoas.
e) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.

5. Analisando a genealogia adiante, responda:

a) Qual a probabilidade de o indivíduo 3 ser heterozigoto?
b) Qual a probabilidade de o indivíduo 5 ser homozigoto recessivo?
c) Qual a probabilidade de o indivíduo 6 ser homozigoto dominante?


 6.    (PISM) Aconselhamento genético é um processo que serve para o portador de qualquer doença hereditária e seus familiares conhecerem as consequências e também a probabilidade de ser transmitida para os descendentes. Com base em uma investigação inicial através de questionários, foi possível construir o heredograma que se segue:




a) Qual é o padrão de herança nessa genealogia?


b) Explique quais indivíduos do heredograma permitiram chegar à conclusão da letra “a”?


c) Qual é a probabilidade de o indivíduo II.2 ter um próximo filho com fenótipo afetado?



7. (IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual os indivíduos em negro são portadores de uma determinada característica:



Identifique a afirmativa incorreta:

a) Trata-se de uma característica autossômica recessiva.

b) O genótipo do indivíduo 3 é certamente Aa.

c) Os indivíduos 4 e 7 apresentam os mesmos genótipos e fenótipos.

d) Os indivíduos 1, 2 e 6 têm o mesmo genótipo.


8. Quando analisamos um heredograma de uma característica autossômica e vemos que dois indivíduos com determinado fenótipo geraram um filho com um fenótipo diferente, podemos afirmar, com certeza, que:

a) o filho é heterozigoto.

b) os pais são homozigotos dominantes.

c) os pais são homozigotos recessivos.

d) o filho é homozigoto dominante.

e) os pais são heterozigotos.


9. (FUVEST) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado.





Pela análise do heredograma, pode-se concluir que: 
A) a herança é determinada por gene dominante 
B) os indivíduos 5 e 6, com certeza são homozigotos 
C) os indivíduos 7, 8 e 9 são heterozigotos 
D) o homem 2 não possui o gene mutado. 
E) O casal 1 x 2 apresenta genótipo homozigoto

10. Em um heredograma, um quadrado sombreado geralmente representa:
(A) Um homem com uma característica genética dominante.
(B) Uma mulher com uma característica genética recessiva.
(C) Uma pessoa afetada por uma doença genética.
(D) Uma pessoa não afetada por uma doença genética.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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