Revisão: Genética

 



  1.  (UFRS) Em genética, o cruzamento-teste é utilizado para determinar: 

a) o número de genes responsável por uma característica. 

b) o padrão de herança de uma característica. 

c) a recessividade de uma característica. 

d) o grau de penetrância de uma característica. 

e) a homozigose ou a heterozigose de um dominante.


R: E


  1. (UNIFOR – 2000.2) Na espécie humana, a polidactilia é uma anomalia condicionada por um alelo autossômico dominante. Um homem com polidactilia e uma mulher normal tiveram uma menina com polidactilia e um menino normal. Sobre essa família, é correto afirmar que 

a) somente o homem é heterozigoto.

 b) somente a mulher é homozigota. 

c) somente o homem e a menina são homozigotos. 

d) somente a mulher e o menino são homozigotos. 

e) o homem e o menino são heterozigotos e a mulher e a menina são homozigotas.


R: D


  1. (UNIFOR - 2003.2) Para cada característica herdada, um organismo possui dois genes, um vindo do pai e o outro, da mãe. Quando os dois alelos de um par são diferentes, o organismo é ......; nesse caso, se a expressão de um dos alelos não puder ser notada, ele é denominado ....... Para completar corretamente o texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por 

a) homólogo e dominante. 

b) heterogamético e paterno. 

c) recombinante e heterólogo. 

d) dizigótico e idêntico. 

e) heterozigótico e recessivo


R: E


  1. (Enem – 2009) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

a) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinas, os grãos de pólen. 

b) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. 

c) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas. 

d) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV. 

e) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

R;B


  1. (Enem 2021) A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.

ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan, 1993 (adaptado).

Essa é uma doença hereditária de caráter

  1. recessivo.

  2. dominante.

  3. codominante.

  4. poligênico.

  5. polialélico.

R: A


6. (UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas. O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?

a) 1 rosada : 1 branca.

b) 2 rosada : 1 branca.

c) 1 rosada : 2 branca.

d) 3 rosada : 1 branca.



R: A


7. (UERN) As reproduções humanas, como a dos organismos experimentais, fornecem muitos exemplos de herança monogênica. Entretanto, os cruzamentos experimentais controlados não podem ser feitos em humanos e, assim, os geneticistas têm de recorrer aos registros médicos na esperança de que as reproduções informativas que tenham ocorrido possam ser usadas para deduzir herança monogênica. Tal levantamento dos registros de reproduções e chamado de “análise de heredogramas.” O seguinte heredograma típico ilustra o ponto-chave de que crianças afetadas nascem de genitores não afetados. Observe o heredograma a seguir:




Defina o padrão de herança desse heredograma e também calcule a probabilidade da primeira filha do casal ser homozigota dominante para o caráter em questão:

a) Autossômica recessiva – 1/4.

b) Autossômica dominante – 2/3.

c) Autossômica dominante – 1/3.

d) Autossômica recessiva – 1/3.


R: D



8. (UEPG) Na época em que Mendel escreveu suas leis, ainda não eram conhecidos os cromossomos e o fenômeno da meiose. No entanto, ele postulou algumas ideias básicas que sugeriam as etapas da divisão celular. Suas conclusões foram mais tarde transformadas por outros pesquisadores na 1a Lei de Mendel. Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.

01. Mendel concluiu que cada caráter hereditário é condicionado por dois fatores que se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.

02. A 1a Lei de Mendel, também conhecida como “Lei da pureza dos gametas”, postula que os gametas têm um só gene, sendo, portanto, sempre puros.

04. O sucesso de sua pesquisa deveu-se a algumas particularidades do método que usava: a escolha do material e a escolha de características contrastantes. Ao contrário de outros pesquisadores que tentavam sem sucesso entender a herança em bloco, isto é, considerando todas as características ao mesmo tempo, ele estudava uma característica de cada vez.

08. Segundo Mendel, os genes não se misturam após a fecundação, eles permanecem lado a lado, independentemente de se manifestarem ou não.

Soma das alternativas corretas:


R: SOMA- 15


9. (UEM PR)   Sobre alguns conceitos biológicos, assinale a alternativa incorreta.

a)         Genótipo é o conjunto das características morfológicas e fisiológicas apresentadas por um indivíduo.

b)         Cromatina é o termo usado para indicar o conjunto de cromossomos presente no núcleo celular.

c)         Autossomos são os cromossomos humanos presentes tanto em células femininas quanto em células masculinas.

d)         Cariótipo é o conjunto de características dos cromossomos de uma célula.

e)         Genoma é o conjunto de moléculas de DNA de uma espécie que contém todos os seus genes e as seqüências de nucleotídeos não codificantes.

R: A


10. Unifesp - 2008) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente:

a) Vv, vv, VV

 b) VV, vv, Vv

 c) VV, Vv, vv

 d) vv, VV, Vv

 e) vv, Vv, VV


R;C


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário