Resolução da Revisão sobre Fungos, Algas e Protozoários

 


1. ( Enem) Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde a retirada da mata e a queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema

a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita.
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoeceram.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.


2. (PUC-RJ) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.

a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.

3. (PISM/UFJF) Nos sistemas de classificação mais antigos, os cogumelos eram posicionados dentro do reino Plantae. Sabemos que os cogumelos, bem como os demais grupos de fungos, diferem das plantas em vários aspectos e por isso constituem um Reino à parte. Em relação às diferenças existentes entre fungos e plantas, analise as afirmativas seguintes.

– Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de produzirem substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
II – Os fungos diferem das plantas pelo tipo de clorofila que acumulam.
III – Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de manter relações ecológicas de parasitismo com outros seres vivos.
IV – Os fungos diferem das plantas pela função ecológica que exercem na reciclagem de matéria orgânica.
– Os fungos diferem das plantas por possuírem parede celular constituída basicamente por polissacarídeo do tipo quitina.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) III e IV
E) IV e V

4. (Pism – UFJF/2021) Foraminíferos são protozoários que vivem principalmente em ambientes marinhos. Ao morrerem, seus exoesqueletos ricos em sílica e carbonato de cálcio se depositam no fundo dos oceanos deixando importantes registros fósseis e originando rochas sedimentares. No passado, estas rochas, também conhecidas como vasas, foram inclusive utilizadas na construção das pirâmides do Egito.

Figura: Imagem de carapaças de foraminíferos obtidas por microscopia eletrônica. Fonte:
Hamish Campbell, ‘Fossils – Microfossils’, Te Ara – The Encyclopedia of New Zealand,
http://www.TeAra.govt.nz/en/photograph/9047/fossil-foraminifera (accessed 3 November
2020)

Com base em seus conhecimentos sobre os protozoários, selecione abaixo a opção que melhor descreve as principais características desses organismos.

A) São seres unicelulares, eucariontes, heterotróficos e possuem pseudópodes.
B) São seres unicelulares, eucariontes, autotróficos e possuem pseudópodes.
C) São seres unicelulares, procariontes, heterotróficos e possuem cílios.
D) São seres unicelulares, procariontes, autotróficos e possuem flagelos.
E) São seres pluricelulares, eucariontes, heterotróficos e não possuem apêndices de locomoção.

4.  (UFMG/2007) Os possíveis ancestrais das plantas com flor descendem de um grupo de algas verdes.Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que os dois grupos mencionados têm em comum

a) a clorofila como pigmento fotossintetizante.

b) a parede celular com celulose.

c) o glicogênio como fonte de energia.

d) os pigmentos acessórios de diversas cores.


5. Os protozoários são seres de vida livre, mas alguns podem ser parasitas e transmissores de doenças. As protozooses são doenças causadas por protozoários.

Cite 3 protozooses, o protozoário causador e como ocorre a transmissão.

  • Malária

    • Protozoário causador: Plasmodium spp. (ex.: Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax)

    • Transmissão: Picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles.

  • Doença de Chagas

    • Protozoário causador: Trypanosoma cruzi

    • Transmissão: Contato com fezes contaminadas do inseto triatomíneo (conhecido como “barbeiro”), que geralmente ocorre após a picada do inseto.

  • Leishmaniose

    • Protozoário causador: Leishmania spp.

    • Transmissão: Picada de mosquitos flebótomos infectados (conhecidos como “mosquito-palha”).


  • 6. (Enem/2012) A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças. Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é:

    a) o consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.

    b) a utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
    c) a ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
    d) a poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
    e) o desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.


    7. (UFPR/2015) Leia a notícia abaixo:

    Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina
    Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.

    Revista Veja São Paulo. https://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.

    A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita:
    A) Na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida.
    B) Nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados.
    C) Nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele.
    D) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato.
    E) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.

    8, (UFVJM) Considere as doenças listadas a seguir.

    I. Sífilis
    II. Tricomoníase
    III. Toxoplasmose
    IV. Dengue

    Sobre essas doenças, é CORRETO afirmar que
    A I e II são bacterianas.
    B) II e IV apresentam insetos vetores em seu ciclo.
    C) II e III apresentam agentes etiológicos pertencentes ao mesmo filo e à mesma classe.
    D) I e II são doenças sexualmente transmissíveis.

    9. (Enem) Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

    Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).

    Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,
    A) dengue, febre amarela, doença de Chagas e leptospirose.
    B) malária, meningite, peste bubônica e doença de Chagas.
    C) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose.
    D) dengue, cólera, lepra e peste bubônica.
    E) malária, dengue, cólera e leptospirose.

    10. Algumas espécies de algas causam o fenômeno conhecido como “maré vermelha”, liberando toxinas que afetam o desenvolvimento da fauna vizinha. As espécies de algas responsáveis por este fenômeno são as 

    a) diatomáceas 

    b) crisofíceas 

    c) rodofíceas 

    d) pirrofíceas 

    e) feofíceas

    11. A doença de chagas e a malária, doenças provocadas por protozoários, afetam o sistema circulatório do homem. Estas duas graves doenças, não erradicadas no Brasil, 

    afetam milhares de pessoas nas diferentes regiões do país.

    a) Compare o modo de infestação da Malária e da doença de Chagas e os locais onde os respectivos protozoários se alojam no homem.

    b) Cite 4(quatro) medidas que poderiam conduzir à diminuição ou até mesmo à erradicação da malária no Brasil.

    a) Doença de Chagas: fezes contaminadas eliminadas por barbeiros quando sugam sangue de pessoas; transfusão de sangue. O protozoário aloja-se principalmente na musculatura cardíaca.
    Malária: picada da fêmea do mosquito Anopheles sp; O protozoário aloja-se nas células do fígado (hepatócitos) e hemácias (glóbulos vermelhos).

    b) Tratamento dos doentes, uso de telas e mosquiteiros em portas e janelas de casas nas regiões endêmicas, controle da população do mosquito Anopheles sp, uso de repelentes.

    12.  (FAGOC/2018-2 – Medicina)  Em relação à importância econômica de certas algas, bactérias e fungos, faça a associação correta entre os produtos oriundos da utilização controlada pelo homem destes organismos com os mesmos.

    ( ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
    ( ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
    ( ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
    ( ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
    ( ) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
    ( ) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
    1. Alga.
    2. Bactéria.
    3. Fungo.
    A sequência está correta em
    A) 1, 3, 2, 2, 1, 3.
    B) 3, 2, 2, 1, 3, 1.
    C) 1, 3, 3, 2, 2, 1.
    D) 2, 1, 1, 3, 3, 2.

    13. UECE/2016.2) Analise as afirmações abaixo.

    I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas -do- mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.
    II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.
    III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

    Está correto o que se afirma em
    A) I e II apenas.
    B) II e III apenas.
    C) I e III apenas.
    D) I, II e III.

    14. (UFMS-2009) Com relação aos protozoários que afetam a população brasileira, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

    01. A doença de Chagas, nome adotado em homenagem ao pesquisador Carlos Chagas, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

    02. A amebíase (Disenteria amebiana) e a giardíase são causadas, respectivamente, pela Entamoeba histolytica e pela Giardia lamblia, sendo a transmissão para o ser humano, de ambas as doenças, causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por cistos desses protozoários.

    04. A leishmaniose tegumentar americana (LTA), conhecida por calazar, é causada pelo protozoário Leishmania chagasi.

    08. A malária é causada por protozoário do gênero Plasmodium do qual existem três espécies encontradas no Brasil: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum.

    16. A transmissão da toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma gondii, é realizada por um mosquito do gênero Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego.

    32. A malária é transmitida por um mosquito do gênero Lutzomyia (flebótomo), denominado popularmente mosquito-palha.

    Dê como resposta a soma dos números das alternativas CORRETA(S)
    Soma: ( 11)


    15. Os fungos possuem uma série de características que os distinguem de outros organismos. Descreva, de forma detalhada, as principais características dos fungos, incluindo sua estrutura celular, modo de nutrição e reprodução. Mencione pelo menos um aspecto exclusivo desses seres vivos.

    1. Estrutura celular:

    • Os fungos são eucariontes, ou seja, suas células possuem núcleo definido envolto por membrana nuclear.

    • As células fúngicas possuem paredes celulares compostas principalmente por quitina, um polissacarídeo resistente que também é encontrado no exoesqueleto de artrópodes. Essa presença de quitina é um aspecto exclusivo em relação a plantas (que possuem parede celular de celulose) e bactérias (que possuem parede de peptidoglicano).

    • A organização dos fungos pode ser unicelular (como as leveduras) ou multicelular, formando filamentos chamados hifas. Um conjunto de hifas forma o micélio, que constitui a estrutura vegetativa do fungo.

    2. Modo de nutrição:

    • Os fungos são heterotróficos, ou seja, não produzem seu próprio alimento como as plantas (fotossíntese).

    • Eles são saprotróficos ou parasitas, obtendo nutrientes por absorção. Para isso, liberam enzimas digestivas no ambiente que degradam matéria orgânica complexa em moléculas simples, que são então absorvidas.

    • Podem decompor matéria orgânica morta (fungos saprófitos) ou viver associados a outros organismos, causando doenças (fungos parasitas) ou formando associações mutualísticas, como os líquens (associação com algas ou cianobactérias).

    3. Reprodução:

    • A reprodução dos fungos pode ocorrer de forma sexuada e assexuada.

    • Na reprodução assexuada, há formação de esporos mitóticos (clonais) que se dispersam e germinam, formando novos fungos.

    • Na reprodução sexuada, ocorre a fusão de células especializadas e recombinação genética, gerando esporos sexuados (meióticos), que aumentam a variabilidade genética.

    • A diversidade de mecanismos reprodutivos é alta e pode incluir estruturas especializadas como esporângios, basídios ou ascos, dependendo do grupo fúngico.

    4. Aspecto exclusivo dos fungos:

    • A presença da quitina na parede celular é um traço exclusivo que diferencia os fungos das plantas e bactérias.

    • Além disso, os fungos possuem um modo de vida que mistura características de unicelulares e multicelulares, com crescimento filamentoso pelo micélio e uma nutrição absorvente que os tornam fundamentais nos ecossistemas como decompositores.

    Virgínia Samôr

    Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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