Exercícios: Teorias da evolução





1. (Ufpr 2013)  Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e mesmo folhas de algumas plantas. Esse fato é de extrema utilidade para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores. Faça uma interpretação do processo evolutivo que os levou a tal situação adaptativa:

a) do ponto de vista da teoria do Uso e Desuso, de Lamarck.

b) do ponto de vista da teoria da Seleção Natural. 


2. (Ueg 2011)  Recentemente, e poucos dias após o anúncio da OMS sobre o fim da pandemia de gripe A (H1N1), o alerta sobre o aparecimento de uma superbactéria resistente a quase todos os antibióticos e capaz de se espalhar pelos países do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia.

 

Sobre o assunto abordado e à luz da Teoria da Evolução, explique o processo evolutivo pelo qual as bactérias adquirem resistência aos antibióticos.



3. (Ufv) A frase popular "... a baleia já foi terrestre..." significa, em termos evolutivos, que a baleia:

a) em tempos remotos rastejava no ambiente terrestre.

b) era adaptada para viver na água como peixe e na terra como réptil.

c) atualmente é um peixe, mas seu ancestral era mamífero.

d) teve um ancestral distante que viveu em terra firme.

e) é descendente direto dos anfíbios.


5. (Pucmg) Quem primeiro tentou explicar o mecanismo através do qual os seres vivos evoluem foi:

a) Darwin.

b) Mendel.

c) Lamarck.

d) De Vries.

e) Lineu.


6 . (Ufscar) "O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes."

O texto sintetiza as principais idéias relacionadas ao

a) fixismo.

b) darwinismo.

c) mendelismo.

d) criacionismo.

e) lamarckismo.


7. (Mackenzie) A teoria sintética ou teoria moderna da evolução é mais consistente do que a teoria da evolução elaborada por Darwin, principalmente porque ele não teve condições, em sua época, de explicar a ocorrência da:

a) seleção natural.

b) mutação gênica.

c) migração.

d) adaptação ao meio.

e) transmissão das características adquiridas.


8. (Fuvest) Um estudante levantou algumas hipóteses para explicar porque em alguns rios de caverna os peixes são cegos. Qual delas está de acordo com a teoria sintética da evolução?

a) No ambiente escuro das cavernas, os olhos se atrofiaram como conseqüência da falta de uso.

b) Os olhos, sem utilidade na escuridão das cavernas, se transformaram ao longo do tempo em órgãos táteis.

c) No ambiente escuro das cavernas, os peixes cegos apresentaram vantagens adaptativas em relação aos não cegos.

d) A falta de luz nas cavernas induziu mutação deletéria drástica que levou à regressão dos olhos num curto espaço de tempo.

e) A falta de luz nas cavernas induziu mutações sucessivas que ao longo de muitas gerações levaram à regressão dos olhos.


9. (Unesp) Na época de Darwin, as Ilhas Galápagos abrigavam uma grande variedade de espécies de pássaros, hoje conhecidos como "Tentilhões de Darwin", semelhantes entre si quanto à estrutura geral do corpo, mas diferentes quanto ao bico, adaptados a diferentes tipos de alimentos. Estas espécies diferentes originaram-se de uma população ancestral através de um processo conhecido por:

a) seleção natural.

b) evolução convergente.

c) convergência adaptativa.

d) coevolução.

e) oscilação genética.


10. As infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comuns. Esse fato deve-se a:

a) indução nas bactérias de resistência aos antibióticos.

b) convivência de diversos portadores de diversos tipos de infecção.

c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos.

d) rejeição dos antibióticos pelo organismo humano.

e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.


11. (Enem 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

a) modificação de características.

b) incremento no tamanho corporal.

c) complexificação de seus sistemas.

d) melhoria de processos e estruturas.

e) especialização para uma determinada finalidade.


12. (Enem 2019) Um herbicida de largo espectro foi desenvolvido para utilização em lavouras. Esse herbicida atua inibindo a atividade de uma enzima dos vegetais envolvida na biossíntese de aminoácidos essenciais. Atualmente ele é bastante utilizado em plantações de soja, podendo inclusive inibir a germinação ou o crescimento das plantas cultivadas.

De que forma é desenvolvida a resistência da soja ao herbicida?

a) Expondo frequentemente uma espécie de soja a altas concentrações do herbicida, levando ao desenvolvimento de resistência.

b) Cultivando a soja com elevadas concentrações de aminoácidos, induzindo a formação de moléculas relacionadas à resistência.

c) Empregando raios X para estimular mutações em uma variedade de soja, produzindo a enzima-alvo resistente ao herbicida.

d) Introduzindo na soja um gene específico de outra espécie, possibilitando a produção da enzima de resistência ao herbicida.

e) Administrando a enzima-alvo nos fertilizantes utilizados na lavoura, promovendo sua absorção pela espécie cultivada.


13. (Enem 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de

a) mutação.

b) adaptação.

c) seleção natural.

d) recombinação gênica.

e) variabilidade genética.


14. (PISM) Analise as afirmativas abaixo, à luz das teorias evolutivas:

I.              Um atleta, após um longo período de treinamento, obteve um grande desenvolvimento muscular e essa característica será herdada por seus filhos.

II.            A semelhança do bicho-pau com gravetos se deve à seleção de indivíduos que possuíam essa característica e que assim evitavam a predação.

III.           O tamanduá apresenta focinho e língua compridos, devido à necessidade de esticar a língua para capturar insetos no fundo dos formigueiros.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas a alternativa I está de acordo com Lamarckismo.

 b) apenas a alternativa II está de acordo com Darwinismo.

c) apenas a alternativa III está de acordo com Lamarckismo.

 d) apenas as alternativas I e II estão de acordo com o Lamarckismo.

e) apenas as alternativas II e III estão de acordo com o Darwinismo.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário