Exercícios sobre Evidências da Evolução





1. (Fuvest-SP) Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?

a) Asa de morcego e asa de borboleta.

b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.

c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.

d) Asa de ave e asa de morcego.

e) Concha de caramujo e escama de peixe.


2. (UNIRIO) - O citocromo C é uma proteína respiratória que se encontra em todos os organismos aeróbios. A molécula desta proteína existe em todas as espécies com a mesma função, sendo constituída por 104 aminoácidos. No decurso da evolução, as mutações mudaram os aminoácidos em certas posições da proteína, mas o citocromo C de todas as espécies tem proteína, incontestavelmente estrutura e função semelhantes, tornando-se, para o evolucionismo, uma evidência de ordem: 

a) paleontológica. 

b) embriológica. 

c) citológica. 

d) anatômica. 

e) bioquímica.


3. (UFAL) Rãs, crocodilos e hipopótamos, quando estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas alinhados, rente à superfície da água. Mas, eles descendem de ancestrais diferentes. Logo, a semelhança observada resulta de:

a) Irradiação adaptativa.

b) Convergência adaptativa.

c) Mimetismo.

d) Variabilidade genética.

e) Deriva genética.


4. (PISM) O estudo evolutivo em espécies com considerável distanciamento genealógico tem como auxílio os parâmetros análogos e homólogos de órgãos semelhantes, confirmado pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Com base na anatomia de alguns órgãos de animais, faça o que se pede a seguir:

 

a)    Defina o que são órgãos análogos e homólogos e apresente um exemplo comparativo.

b)    Que processo ocorre quando organismos que não são intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, e fornecendo indícios da adaptação de estruturas a uma mesma variável ecológica?

c)    Que processo se caracteriza pela diferenciação de organismos, a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes?


5.  (UFJF/2003) - Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que:  

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.  

b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.  

c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem a mesma origem embriológica.  

d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos. 

 e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto. 


6. (ENEM) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera. 

De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que 

A) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético. 

B) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas. 

C) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos. 

D) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos. 

E) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.


7. (UFES) - Com relação à evolução, observe as afirmativas a seguir: 

I. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente. 
II. A explicação mais lógica para as semelhanças estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes é que eles descendem de um mesmo ancestral. 
III. A semelhança entre as proteínas de diferentes seres vivos pode ser explicada admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum. 
IV. A teoria que admite que as espécies não se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo. 
Assinale, 
A) se apenas I, II e III estiverem corretas. 
B) se apenas II, III e IV estiverem corretas. 
C) se apenas I, III e IV estiverem corretas. 
D) se todas estiverem corretas. 
E) se todas estiverem incorretas.

8. A semelhança nos embriões de vertebrados durante as fases iniciais do desenvolvimento sugere:

A) que todos os animais têm o mesmo tempo de gestação.

B) que todos os vertebrados evoluíram independentemente.

C) a inexistência de seleção natural em animais.

D) a manutenção de características primitivas ao longo da evolução.

E) uma origem evolutiva comum entre os vertebrados.


9. (Enem 2014) Em 1831 a bordo do navio Beagle, Charles Darwin, naturalista inglês, iniciou uma viagem de exploração científica pelo mundo, durante a qual fez importantes observações dos seres vivos que resultaram na publicação do livro A origem das espécies por meio da seleção natural. Nesse livro, considerado um dos mais importantes da história da Biologia, Darwin apresentou sua teoria sobre a evolução das espécies – o darwinismo –, que se baseia principalmente nas seguintes ideias: Todos os seres vivos descendem, com modificações, de ancestrais comuns. Os indivíduos com características mais vantajosas são selecionados naturalmente para a reprodução. Entre as muitas evidências apontadas como provas da evolução dos seres vivos, Darwin destacou os fósseis que encontrou em vários países por onde passou. Na Argentina, por exemplo, descobriu o fóssil de um bicho preguiça gigante com mais de 3 metros de comprimento. Essas descobertas, entre outras, ajudaram a concluir que nosso planeta foi habitado por organismos diferentes dos atuais e que muitas espécies recentes têm semelhanças com esses organismos, o que é um forte indício de parentesco evolutivo. De acordo com o texto, é correto afirmar que: 

a) a descoberta de fósseis foi um fator que dificultou a comprovação da teoria evolucionista de Darwin 

b) o darwinismo se baseou no estudo de espécies que contradizem, até hoje, a teoria da seleção natural 

c)  a teoria da origem das espécies, ao contrário do que Darwin esperava, não teve repercussão nos estudos da Biologia 

d) as características dos indivíduos são imutáveis ao longo das gerações, pois eles são cópias idênticas dos seus ancestrais 

e) os indivíduos não são exatamente iguais, apresentando diferenças que os tornam mais adaptados ou menos adaptados ao ambiente.


10. Por que o cóccix é considerado um órgão vestigial?


11.  (UFU) Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas.

Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução?

12.  (PISM) Observe atentamente as duas figuras abaixo:

Ambas as figuras colocam em destaque estruturas de diversos grupos animais. Seu agrupamento foi realizado
tomando por base o campo da anatomia comparada.
A) Analise a seguinte frase: “Levando em conta os conceitos da anatomia comparada, a figura 1 representa estruturas
__________”. Escreva uma palavra para substituir o espaço em branco.
B) Analise a seguinte frase: “Levando em conta os conceitos da anatomia comparada, a figura 2 representa estruturas
__________”. Escreva uma palavra para substituir o espaço em branco.
C) Compare as estruturas respondidas no item (a) com as estruturas respondidas no item (b), no que diz respeito às suas origens embrionárias e funções.



 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário