Bactérias

 



As bactérias são microrganismos unicelulares pertencentes ao domínio Bacteria, e estão entre os organismos mais antigos e abundantes da Terra. Elas são diversas extremamente em termos de formas, tamanhos, estruturas e capacidades metabólicas.

As bactérias possuem uma célula procariótica, ou seja, não têm núcleo definido, e seu material genético está disperso no citoplasma, em uma região chamada nucleoide. Sua estrutura é relativamente simples, mas altamente eficiente para a sobrevivência em diferentes ambientes. 

Componentes principais:

 - **Membrana plasmática**: Delimita a célula e controla a entrada e saída de substância. 

- **Parede celular**: Presente em quase todas as bactérias, é formada por peptidoglicano, que oferece suporte estrutural e proteção. Em algumas bactérias, a parede celular pode ser mais espessa, como nas **bactérias Gram-positivas**, ou mais fina, como nas **bactérias Gram-negativas**. 

- **Citoesqueleto**: Rede de proteínas que ajuda na forma e movimento celular. 

- **Ribossomos**: Responsáveis ​​pela síntese de proteínas. Nos procariotos, são menores do que os encontrados nas células eucarióticas. 

- **Flagelos**: Estruturas filamentosas responsáveis ​​pela locomoção das bactérias, quando presentes.

 - **Pili ou fímbrias**: Estruturas semelhantes aos pelos.




Classificação

As bactérias são classificadas de acordo com vários critérios:
·         por sua forma, em cocos (esféricas), bacilos (forma de bastão), espiroquetas e espirilos (com forma espiral) e vibrião (vírgula);





Reprodução:

A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

Recombinação Genética:


A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformaçãotransdução e por conjugação.
Transformação
Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas. Esse processo ocorre espontaneamente na natureza.
Os cientistas têm utilizado a transformação como uma técnica de Engenharia Genética, para introduzir genes de diferentes espécies em células bacterianas.

Transdução
Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bactériófagos). Estes, ao se montar dentro das bactérias, podem eventualmente incluir pedaços de DNA da bactéria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactéria, o vírus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactéria sobreviver à infecção viral, pode passar a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma.

Conjugação
Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.


A importância das bactérias:                                         

Não é raro associarmos as bactérias às doenças que essas podem causar, tal como tuberculose, ou mesmo o tétano. Entretanto, muitos destes organismos desempenham  funções muito importantes para o meio ambiente e à vida humana.

·         Importância ecológicaSão de fundamental importância para a manutenção da vida, as bactérias decompositoras ou saprófitas, atuando na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples, sendo reaproveitada por outros seres. As bactérias dominaram os ecossistemas e modificaram a biosfera, possibilitando a existência de vida mais complexa.

 

·         Importância para as plantas: Algumas bactérias vivem associadas às raízes de leguminosas (feijão, ervilha), local de onde a bactéria (Rhizobium) fixa o nitrogênio atmosférico transformando em sais nitrogenados, podendo assim ser usado pela planta.

 

·         Importância industrial: Bactérias do gênero Acetobacter oxidam o álcool transformando em ácido acético, sendo usado para obter o vinagre.
Os lactobacilos são usados para produzir iogurtes e coalhadas. A produção de vários queijos ocorre pela fermentação bacteriana da lactose em ácido láctico.
As bactérias anaeróbicas estritas estão presentes nas estações de tratamento de esgoto, nos pântanos, nas profundezas do oceano e no trato digestório de bovinos e outros mamíferos ruminantes, onde elas possibilitam a digestão da celulose. Ocorrem na flora intestinal produzindo vitamina K.

 

·         Importância médicaExistem bactérias que causam problemas para os seres vivos. Algumas bactérias podem causar no homem tuberculose, pneumonia, cólera, coqueluche, entre outras. As bactérias patogênicas podem ser transmitidas por gotículas de saliva, água, objetos contaminados. As principais doenças bacterianas são

A) Tétano: É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.


B) Coqueluche: Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca e prolongada característica.

C)   

Tuberculose: É causada pelo bacilo de Koch , atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG.

D)   

Lepra ou hanseníase: É causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas.

E)    

Meningite: É uma infecção das meninges. É causada pelo meningoccoco, os sintomas são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente deve ser hospitalizado imediatamente e submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença pode ser fatal. É transmitida por espirro, tosse ou fala, sendo importante a notificação à escola caso uma criança contraia.

F)    

Disenterias bacterianas: Constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São causadas por diversas bactérias como a Salmonella. Essas doenças são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigindo todas pronto atendimento médico. Sua prevenção só pode ser feita através de medidas de saneamento e melhoria das condições sócio - econômica das camadas menos favorecidas da população.

G)  

 Botulismo: a bactéria que causa essa doença produz uma toxina que pode contaminar alguns alimentos (principalmente alimentos enlatados, em conserva e embutidos, como a salsicha e palmito). O botulismo não é uma doença contagiosa, mas pode causar a morte se não for tratada rapidamente.

H)   

Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se multiplica em nosso intestino. Adquire-se essa doença por meio de água e alimentos contaminados. A pessoa contaminada sofre com vômitos e diarreia.

I)   

Leptospirose: É transmitida aos seres humanos a partir do contato com água, alimentos ou objetos contaminados pela urina de animais infectados, principalmente ratos.

J)    

Pneumonia bacteriana: A pessoa doente sente febre, dificuldade para respirar e dor no peito. Essa doença é contagiosa, mas há vacina para a sua prevenção.


K) GONORREIA OU BLENORRAGIA (IST)

·         Agente etiológico: Neisseria gonorrhoeae (gonococos).

·         Contágio: contato sexual e transmissão da mãe para o filho no momento do parto.

·         Sintomas: dor ao urinar, corrimento vaginal ou uretral. Secreção purulenta.

·         Profilaxia: tratamento dos doentes, uso de preservativos.


L) SÍFILIS (IST)

·         Agente etiológico: Treponema pallidum.

·         Contágio: contato sexual e contágio da mãe para o filho por via congênita.

·         Sintomas: Doença sexualmente transmissível, a sífilis começa na maior parte das vezes como uma ferida perto dos órgãos genitais, mas também pode aparecer nos lábios e nos dedos. A seguir, os gânglios linfáticos incham e aparece febre e dor de garganta. Se não tratada adequadamente, a doença se espalha e pode atingir até o sistema nervoso. Os sintomas são verrugas nos órgãos genitais, manchas vermelhas na pele, febre dor de garganta.

·         Profilaxia: tratamento dos doentes, uso de preservativo.


M) FEBRE MACULOSA

·         Agente etiológico: Rickettsia rickettsii.

·         Contágio: picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) ou de suas ninfas, conhecidas popularmente por micuins ou vermelhinhos, contaminados. Os carrapatos são ectoparasitas de mamíferos (capivara, boi, cavalo) e aves.

·         Sintomas: O indivíduo contaminado apresenta manchas vermelhas no corpo.

·         Profilaxia: usar carrapaticidas em animais domésticos, evitar caminhada em locais infectados por carrapatos, não esmagar o ectoparasita preso ao corpo.


N) Peste bubônica: A peste bubônica é outra doença potencialmente fatal causada por bactérias. As bactérias que causam a peste são a peste de Yersini a variedade. Os diferentes tipos de peste bubônica incluem a forma comum que se espalha por certos ratos e pulgas. A sépsis é uma forma da doença quando o sangue é infectado com a bactéria.

Peste pneumônica refere-se a uma condição quando a bactéria infecta os pulmões. E, a forma mais inofensiva é chamada de forma abortiva. A febre persiste por um tempo, antes de diminuir. O período de incubação para as infecções que ameaçam a vida varia de 2 a 7 dias




Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário