Resumo: Alelos Múltiplos ou Polialeleia

 




Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.

No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.
Lembre-se, um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um locus no cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter.
Os indivíduos diploides sempre apresentam dois alelos de cada gene. Um de origem do pai e o outro da mãe.
Quando um locus no cromossomo pode ser ocupado por uma série de alelos múltiplos, aumenta-se a variabilidade genética da população. Isto porque, a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus passa a ser maior.

Como os alelos múltiplos surgem na população?

Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Polialelia em coelhos

Outro caso comum de polialelia é observado em coelhos, pois há diferentes genótipos para determinar a cor do pelo. Em coelhos, é possível observar quatro cores diferentes de pelo: o aguti, chinchila, himalaia e albino.
O coelho aguti ou selvagem apresenta pelagem marrom ou cinza escuro. O chinchila, por sua vez, apresenta pelo cinza prateado. Já o himalaia apresenta pelos brancos e algumas regiões escuras, como patas e focinho. Por fim o albino é completamente branco.
Toda essa diferente cor de pelagem é determinada por quatro alelos diferentes: C, cch, ch e ca. Nesse caso, existe a seguinte relação de dominância: Aguti (C) exerce dominância sobre chinchila, himalaia e albino; chinchila (cch) exerce dominância sobre himalaia e albino; himalaia (ch) exerce dominância sobre albino; albino ( ca) é recessivo, ou seja, só se expressa aos pares. Sendo assim, os genótipos para os diferentes tipos de coelho são:

CC, Ccch, Cch, Cca – Aguti ou selvagem
cchcch, cchch, cchca – Chinchila
chch, chca – Himalaia
caca – Albino



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário