Lista de exercícios sobre algas e fungos


1.  Com relação às algas e aos fungos, é INCORRETO afirmar que:
a)    O fenômeno das marés vermelhas, um sério problema ambiental, é provocado pela proliferação intensa de algas do grupo dos dinoflagelados.
b)   Entre as algas, observa-se reprodução sexuada e assexuada, podendo esta última se dar por divisão binária. 
c)    Além de servir de alimento para praticamente todos os organismos marinhos, as algas do fitoplâncton produzem a maior parte do oxigênio da atmosfera terrestre. 
d)   Certas espécies de fungos são parasitas, vivendo à custa de plantas e de animais vivos. Outras espécies vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios. 
e)    Certas espécies de fungos, como as micorrizas e os liquens, são importantes para o reaproveitamento da matéria orgânica dos seres mortos, devido a seus papéis como agentes decompositores.

2.    (UFPI) “Eles são operários quase anônimos da natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores da vida (…). Há os que fazem o pão crescer (…). Alguns escurecem os azulejos do banheiro, outros causam e curam doenças, enriquecem o solo, apodrecem a madeira”. (“National Geographic”, Agosto de 2000)
O texto acima se refere aos:
a) Protozoários.
b) Artrópodes.
c) Anelídeos terrestres.
d) Platelmintos.
e) Fungos.

3. O reino Protista atualmente é conhecido como Protoctista, englobando uma diversidade de seres vivos que não apresentam ancestralidade em comum (polifiléticos). Os organismos presentes neste reino são eucariontes, uni ou pluricelulares e podem ou não realizar fotossíntese. Os principais grupos presentes neste reino são:
a) Moneras e Protozoários
b) Protozoários e Fungos
c) Algas e Moneras
d) Fungos e Algas
e) Protozoários e Algas

4. (UFPE) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas. Esse material corresponde a:
A) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).
B) algas crisofíceas ou douradas.
C) artrópodos (quilópodos e diplópodos).
D) poríferos ou esponjas.
E) moluscos gastrópodos.

5.  (CESMAC/2019) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
A) serem organismos procariontes unicelulares.
B) habitarem a água doce e locomoverem-se por flagelos.
C) possuírem vacúolo contrátil que elimina o excesso de água.
D) apresentarem nutrição autotrófica e heterotrófica.
E) fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.

6. (FAGOC/2018-2 – Medicina Em relação à importância econômica de certas algas, bactérias e fungos, faça a associação correta entre os produtos oriundos da utilização controlada pelo homem destes organismos com os mesmos.
( ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
( ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
( ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
( ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
( ) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
( ) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
1. Alga.
2. Bactéria.
3. Fungo.
A sequência está correta em
A) 1, 3, 2, 2, 1, 3.
B) 3, 2, 2, 1, 3, 1.
C) 1, 3, 3, 2, 2, 1.
D) 2, 1, 1, 3, 3, 2.

7. (Mack-SP)
I. Todas elas têm capacidade de realizar a fotossíntese;
II. Em muitas delas há alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida, alternam-se gerações de indivíduos haploides e diploides;
III. A maioria delas apresenta o amido como substância de reserva;
Dentre as afirmações, relativas às algas, assinale:
a) se somente I estiver correta.
b) se somente II estiver correta.
c) se somente I e II estiverem corretas.
d) se somente I e III estiverem corretas.
e) se todas estiverem corretas.

8. (FUVEST) Os liquens são formados pela associação de dois tipos de organismos.
a) Quais são eles?
b) Explique o tipo de interação entre esses dois organismos.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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