Revisão: Recuperação Semestral

 

1.   (UFSCar SP)  
Vegetais e animais transgênicos
a)   são mutantes que têm o seu genoma alterado por processos como radiação, para desenvolvimento de características específicas.
b)   passaram por processo de clonagem, onde sofrem transplante de órgãos em experiências científicas, para desenvolvimento de fenótipos específicos.
c)   têm o seu fenótipo alterado mediante ação de mecanismos físicos ou biológicos, mas não passam as alterações sofridas às gerações seguintes.
d)   são seres modificados por biotecnologia aplicável, que consiste na inserção de genes provenientes de outros organismos ao genoma que se deseja modificar.
e)   tiveram o seu DNA alterado por variações climáticas, que provocaram a deleção de genes, o que ocasionou modificações nos fenótipos.

2.     (UNIFOR) Pela primeira vez, neurocientistas têm tratado um tetraplégico total com células-tronco e ele vem recuperando substancialmente as funções da parte superior do tronco. Neste caso, as células tronco embrionárias foram convertidas em oligodendrócitos, células do cérebro e medula espinhal que auxiliam no funcionamento das células nervosas.
Disponível em: http://www.24horasnews.com.br/ noticias/ver/tetraplegico-recupera-controle-do-corpo-apos-receber-celulas-tronco.html#sthash.822v6e2J. dpuf Acesso: 30 de set de 2016 (adaptado).
A respeito desta descoberta e sua relação com os tipos de diferenciação celular, sabe-se que as células tronco embrionárias são células:
a) de tecidos adultos que necessitam de substituição celular.
b) diferenciadas que possuem expressos os genes de todos os outros tipos celulares.
c) diferenciadas que podem ativar genes que geram células filhas indiferenciadas.
d) oligopotentes que têm uma capacidade ilimitada de diferenciação.
e) totipotentes que se diferenciam formando qualquer tipo celular.

3. (PUC-CAMPINAS) Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo. Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais.
(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)
O texto menciona que camundongos transgênicos foram usados no experimento sobre olfato. Considere outros exemplos de experimentos, listados a seguir.
I. Uma variedade de milho pouco produtiva é cruzada com outra, mais selvagem, produzindo uma planta híbrida vigorosa.
II. Uma bactéria recebe o trecho de DNA humano que determina a produção de insulina e passa a produzir esse hormônio.
III. Uma pessoa com doença degenerativa recebe células-tronco provenientes do cordão umbilical de uma outra pessoa, não aparentada.
IV. Um camundongo com problemas no sangue recebe células da medula óssea de outro camundongo aparentado.
V. Células de algodoeiro recebem um gene que confere a resistência a determinado pesticida, produzindo uma variedade que suporta grandes quantidades de pesticida.
Resultam em organismos transgênicos os experimentos descritos somente em:
a) II e V.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) IIIII e IV.
e) IIIIIIV e V.

4. A síndrome de Down é causada por uma anomalia cromossômica em que o portador apresenta células com três cromossomos do número 21. Os afetados apresentam geralmente baixa estatura, pescoço relativamente curto, olhos oblíquos, mãos curtas e largas, entre outras características. Essa síndrome é um exemplo de:
a) Euploidia.
b) Aneuploidia.                                         
c) Deleção.
d) Duplicação.
e) Translocação.

5. (FUVEST) Considerando os genes X, Y e Z de um cromossomo, sabe-se que há 15% de recombinação entre os genes X e Y, entre Y e Z há 30% e entre os genes Z e X ocorre 45%. Qual a posição relativa desses três genes no cromossomo?
a) ZXY
b) XYZ
c) YZX
d) XZY
e) YXZ

6. (UNICENTRO) A hemofilia produz nos seres humanos uma incapacidade de produzir um fator necessário para a coagulação sanguínea. Os cortes e feridas dos indivíduos que apresentam esta doença sangram continuamente e, se não forem parados por tratamento terapêutico, podem causar a morte. O caso mais famoso desta doença ocorreu na família imperial russa, no início do século XX. (SNUSTAD, 2001).
Com relação à hemofilia, é correto afirmar:
a) Sua transmissão hereditária segue o padrão típico de herança autossômica.
b) Sua transmissão hereditária segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo X.
c) Mulheres normais portadoras transmitirão o alelo determinante da hemofilia a todas as suas filhas.
d) Homens hemofílicos serão capazes de gerar filhas sem quaisquer alelos determinantes da doença.
e) Os homens, assim como as mulheres, precisarão possuir dois alelos recessivos para a determinação da doença.

7. (UEMS) Uma mulher daltônica, cujo irmão mais novo tem visão normal, casou-se com um homem de visão normal. Sabendo-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo, podemos estabelecer que os genótipos dos envolvidos são respectivamente:
a) XdXd, XdY, XDY.
b) XdXd, XDY, XDY.
c) XDXd, XdY, XdY.
d) XDXd, XdY, XDY.
e) XdXd, XDY, XdY.

8. (UPE) Admitindo-se que a herança da cor da pele na espécie humana seja devido a dois pares de genes aditivos, o negro teria o genótipo AABB e o branco aabb. Entre os fenótipos extremos existiriam mais 3 fenótipos, cuja intensidade seria determinada pela quantidade de genes A ou B.
   GENÓTIPOS
      FENÓTIPOS
AABB
Negro
AABb       AaBB
Mulato escuro
AAbb       AaBb       aaBB
Mulato médio
Aabb aaBb
Mulato claro
aabb
Branco
Cláudia é mulata média, filha de mãe preta, casa-se com Ednaldo que é preto. Assinale a alternativa que indica os fenótipos e respectivas probabilidades dos descendentes deste casal.
a) Mulato escuro-1/4; mulato médio-1/2; mulato claro-1/4.
b) Mulato médio-1/2; mulato claro-1/4; branco-1/4.
c) Preto-1/2; mulato médio-1/4; mulato claro-1/4.
d) Preto-1/4; mulato escuro-1/2; mulato médio-1/4.
e) Mulato claro-1/4; preto-1/4; mulato médio-1/4; mulato escuro-1/4.

9. (Furg) Mendel, nas primeiras experiências sobre hereditariedade, trabalhou com apenas uma característica de cada vez. Posteriormente, ele acompanhou a transmissão de dois caracteres ao mesmo tempo, e os resultados levaram-no a concluir que: “fatores para dois ou mais caracteres são transmitidos para os gametas de modo totalmente independente”. Esta observação foi enunciada como “2a Lei de Mendel” ou “Lei da Segregação Independente”, que não é válida para os genes que estão em ligação gênica ou “linkage”, isto é, genes que estão localizados nos mesmos cromossomos. Observando as seguintes proporções de gametas produzidos pelo dihíbrido AaBb em três situações distintas,
I. AB (25%) – Ab (25%) – aB (25%) – ab (25%).
II. AB (50%) –  ab (50%).
III. AB (40%) – Ab (10%) – aB (10%) – ab (40%).
pode-se afirmar que:
a) I e II são situações nas quais os genes segregam-se independentemente.
b) II e III são situações nas quais ocorre segregação independente e ligação gênica sem “crossing-over”, respectivamente.
c) I e III são situações nas quais ocorre segregação independente e ligação gênica com “crossing-over”, respectivamente.
d) II é uma situação na qual ocorre ligação gênica com “crossing-over”.
e) III é uma situação na qual ocorre ligação gênica sem “crossing-over”.

10. (MACK) Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes. O gene “C” condiciona plumagem colorida, enquanto seu alelo “c” determina plumagem branca. O gene “I” impede a expressão do gene “C”, enquanto seu alelo “i”’ não interfere nessa expressão. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de:
a) epistasia recessiva.
b) herança quantitativa.
c) pleiotropia.
d) codominância.
e) epistasia dominante.

11.  (U. E. LONDRINA-PR) Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se que o avô paterno e a avó materna das crianças eram albinos, podemos afirmar com certeza que a probabilidade de um novo filho vir a ser albino (sem considerar o sexo), será:
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

12. Defina os seguintes termos usados na genética:
 A) Gene dominante→ 
 B) Homozigoto→ 
 C) Genótipo→

13. Uma ovelha branca ao cruzar com um carneiro branco teve um filhote de cor preta. Quais os genótipos dos pais, se a cor branca é dominante? 
 a) Ambos são homozigotos recessivos 
 b) Ambos são brancos heterozigotos 
 c) Ambos são homozigotos dominantes 
 d) A mãe é Bb e o pai é BB 
 e) A mãe é bb e o pai é Bb


14. Na espécie humana o tipo de cabelo é um caso de ausência de dominância. Joana tem cabelo liso e se casa com Francisco de cabelo ondulado, esse casal pode ter filhos com cabelo crespo?

15. Em relação aos grupos sanguíneos do Sistema ABO marque a alternativa incorreta:
A (  ) Na hemácia do grupo A existem aglutinogênios A.
B (  ) Na hemácia do grupo B existem aglutinogênios B.
C (  ) No plasma do grupo AB não existem aglutininas.
D (  ) Na hemácia do grupo O existem aglutinogênios A e B.
E (  ) No plasma do grupo A existe a aglutinina anti-B.

16. Os grupos sanguíneos, que foram descobertos há pouco mais de cem anos, são determinados geneticamente, como um caráter mendeliano. A respeito dessa temática, assinale o que for correto.
(01) De acordo com o sistema de grupos sanguíneos ABO, são possíveis oito genótipos diferentes.
(02) Em relação ao sistema sanguíneo ABO, no cruzamento A com B podem ocorrer descendentes sem anticorpos (aglutininas) no plasma.
(04) Nas transfusões de sangue, o aglutinogênio presente nas hemácias (antígeno) do doador deve ser compatível com a aglutinina presente no plasma (anticorpo) do receptor.
(08) Existem diferentes grupos sanguíneos na espécie humana, reunidos no sistema ABO. Quando gotas de sangue de pessoas distintas são misturadas sobre uma lâmina de vidro, pode haver ou não aglutinação das hemácias. A aglutinação é característica da reação antígeno-anticorpo.
(16) Um homem do grupo sangüíneo AB e uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O poderão ter apenas filhos do grupo O.

 
GABARITO
1. D
2. E
3. A
4. B
5. B
6. B
7. B
8. D
9. C
10. E
11. B
12. A) Gene dominante →Um gene que se expressa no fenótipo mesmo quando em dose simples (heterozigose).

B) Homozigoto →Indivíduo que possui dois alelos iguais para uma característica (ex: AA ou aa).

C) Genótipo →A constituição genética de um organismo (ex: Aa, aa, BB).

13. B

14. Nenhuma chance de CC (crespo)
15. D
16. SOMA 14

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário