Questões do PISM sobre fungos com gabarito

 


1.    No passado, por produzirem esporos e não se deslocarem como os animais, os fungos integravam o Reino Plantae. Atualmente, esses organismos estão incluídos em um ou mais reinos distintos.

Analise as informações abaixo:

I.              A maioria dos fungos apresenta o corpo constituído por hifas, cujas paredes possuem quitina.

II.            Os fungos podem se associar a raízes de plantas, formando as micorrizas.

III.           Assim como as plantas, os fungos apresentam amido como substância de reserva.

IV.          Os fungos não se reproduzem assexuadamente.

V.            Os fungos são organismos heterotróficos, nutrindo-se por absorção.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS:

a) I , II e IV.

b) I , II e V.

c) I, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

RESP: B

 

2.    “O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo: sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer. (...) O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo e, na maioria das vezes, continua a fazê-lo enquanto o bolo está no forno. Já os fungos do fermento biológico demoram um pouco a fazer seu trabalho e morrem no calor do forno. Assim, em receitas com fermentação biológica, como pães e pizzas, é necessário esperar a massa crescer antes de começar a assá-la.” Revista Superinteresssante, 31 de outubro de 2016

 

São feitas as seguintes afirmativas:

I.              Fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos denominados hifas e o conjunto de hifas denomina-se micélio.

II.            Fungos são tradicionalmente estudados junto aos vegetais por possuírem parede celular celulósica em suas células.

III.           Fungos podem respirar em presença ou em ausência de oxigênio; nesse último caso, realizam fermentação láctica ou alcoólica.

IV.          Além de espécies que são utilizadas pela humanidade, como as do texto acima, algumas espécies de fungos podem causar doenças em vegetais e animais.

V.            Além da utilização pela humanidade, fungos são importantes para o ecossistema por serem agentes decompositores.

 

São CORRETAS:

a)    I, II, III e IV

b)    I, II, III e IV

c)     I, III, IV e V

d)    I, II, III e V

e)     I, IV e V

 

RESP:  C

 

3.    Os fungos caracterizam um grupo bastante diverso de organismos uni ou pluricelulares, extremamente importantes sob o ponto de vista ecológico. Por serem decompositores, os fungos atuam na ciclagem de nutrientes e disponibilização da matéria orgânica no solo.

A respeito dos fungos assinale a alternativa CORRETA:

a)    Os fungos se reproduzem de modo sexuado, por meio do brotamento ou da esporulação. Por sua vez, a reprodução assexuada ocorre pela fusão de ‘hifas+’ com ‘hifas -’.

b)     Diferentemente das plantas, os fungos não armazenam energia na forma de amido e tampouco realizam fotossíntese, caracterizando-se como seres autotróficos.

c)    Diferentemente dos animais, os fungos não são capazes de armazenar energia na forma de glicogênio e possuem parede celular formada por celulose.

d)    Os fungos apresentam importância econômica por serem utilizados na produção de fármacos, como a penicilina, e de alimentos, como as bebidas fermentadas, queijos e pães.

e)     As leveduras são basidiomicetos e os cogumelos são ascomicetos. Os zigomicetos, por sua vez, são decompositores de matéria orgânica e a maioria deles vive no solo.

 

RESP: D

 

4.    Nos sistemas de classificação mais antigos, os cogumelos eram posicionados dentro do reino Plantae. Sabemos que os cogumelos, bem como os demais grupos de fungos, diferem das plantas em vários aspectos e por isso constituem um Reino à parte. Em relação às diferenças existentes entre fungos e plantas, analise as afirmativas seguintes.
– Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de produzirem substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
II – Os fungos diferem das plantas pelo tipo de clorofila que acumulam.
III – Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de manter relações ecológicas de parasitismo com outros seres vivos.
IV – Os fungos diferem das plantas pela função ecológica que exercem na reciclagem de matéria orgânica.

– Os fungos diferem das plantas por possuírem parede celular constituída basicamente por polissacarídeo do tipo quitina.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.

A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) III e IV
E) IV e V

 

RESP: E

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário