1. Conceitos Básicos de Genética
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DNA e Genes: Explique o que são DNA, heterozigoto, homozigoto, genótipo, fenóripo e genes, destacando sua função na transmissão de características hereditárias.
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Alelos: Defina alelos como diferentes formas de um mesmo gene e discuta a relação entre alelos dominantes e recessivos.
2. Heredograma (ou Pedigree)
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Representação de Herança Familiar: Ensine a construir e interpretar heredogramas, que são diagramas que mostram a transmissão de características genéticas em uma família.
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Identificação de Padrões de Herança: Utilize heredogramas para identificar padrões de herança, como dominância completa, dominância incompleta e codominância.
3. Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação)
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Experimentos de Mendel: Revise os experimentos de Gregor Mendel com ervilhas, que levaram à formulação da primeira lei de Mendel.
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Proporções Genotípicas e Fenotípicas: Explique as proporções esperadas de genótipos e fenótipos em cruzamentos monohíbridos, como 3:1 para fenótipos dominantes e recessivos.
4. Ausência de Dominância (Dominância Incompleta)
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Fenótipos Intermediários: Descreva situações em que nenhum alelo é completamente dominante, resultando em um fenótipo intermediário nos heterozigotos.
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Exemplos Práticos: Apresente exemplos, como a cor de flores em certas plantas, onde a mistura de cores ocorre devido à dominância incompleta.
5. Genes Letais
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Definição e Impacto: Explique o que são genes letais e como sua presença pode levar à morte do organismo, afetando as proporções genotípicas esperadas.
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Exemplos: Utilize exemplos como a cor do pelo em camundongos, onde determinadas combinações de alelos podem ser letais.
6. Alelos Múltiplos
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Mais de Dois Alelos por Gene: Introduza o conceito de alelos múltiplos, onde um gene possui mais de duas formas alélicas possíveis.
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Exemplos: Explique o sistema ABO de grupos sanguíneos humanos, que é determinado por três alelos: IA, IB e i.
7. Sistema ABO de Grupos Sanguíneos
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Genótipos e Fenótipos: Detalhe os quatro grupos sanguíneos (A, B, AB e O) e seus respectivos genótipos.
8. Estratégias de Estudo Recomendada:
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Leitura Ativa: Leia e resuma os conceitos-chave, reforçando a compreensão.
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Resolução de Exercícios: Pratique com questões que envolvem cálculos de proporções genotípicas e fenotípicas.
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Discussão em Grupo: Participe de grupos de estudo para debater e esclarecer dúvidas sobre os tópicos.
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Utilização de Recursos Visuais: Use diagramas, como heredogramas e quadros de Punnett, para visualizar os conceitos.
Não deixe de acessar os recursos do Blog Bio Nota 10
1. (FUVEST 2010)
Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa. Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:
De posse desses conhecimentos, marque a alternativa que lista CORRETAMENTE os possíveis tipos sanguíneos dos filhos de Antônio e Rosa.
a) A, B, AB e O.
b) A, B e AB.
c) A e B.
d) A e O.
e) B e AB.
Gabarito: A
4. No sistema ABO, observamos a existência de quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses quatro tipos sanguíneos são determinados por quantos alelos?
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6
A) O B) B C) AB D) A
Gabarito: A
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