O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh(positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.
TIPOS SANGUÍNEOS
A grande contribuição de Karl Landsteiner para a medicina e para a biologia foi propor uma hipótese para tentar esclarecer por que, em alguns casos, misturar o sangue de duas pessoas fazia com que o sangue aglutinasse. Com seus experimentos, Karl Landsteiner identificou os tipos sanguíneos e seus resultados ajudaram a evitar que pessoas morressem ao receber transfusões de sangue.
Atualmente se sabe que os tipos sanguíneos são determinados por substâncias presentes nas hemácias.
Nas hemácias humanas podem ser encontrados até dois tipos de antígenos, chamados A e B. No plasma sanguíneo, podem ser encontrados até dois tipos de anticorpos, chamados Anti-A e Anti-B. Devido aos nomes dados aos antígenos e aos anticorpos, esse grupo de tipos sanguíneos é chamado sistema ABO.
Esse sistema ABO é um caso de polialelia ou alelos múltiplos, onde três genes estão envolvidos:
IA: determina a produção do aglutinogênio A (antígeno)
IB: determina a produção do aglutinogênio B (antígeno)
i: não condiciona nenhum aglutinogênio (antígeno)
OBS: Os alelos I A e I B são co-dominantes enquanto que o alelo i é recessivo
OBS: Aglutinogênios e aglutininas
· Aglutinogênios (antígenos): substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias.
· Aglutininas (anticorpos): anticorpos encontrados no plasma sanguíneo que trabalham contra alguns aglutinogênios.
a) 25%.
b) 100%.
c) 75%.
d) 50%.
e) Zero.
2. (UFC) Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são co-dominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o “exame do DNA”, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista.
a) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A.
b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O.
c) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O).
d) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O.
e) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são co-dominantes.
3. (PUC-PR) Ao ser analisado o sangue dos pais de uma criança, constatou-se serem dos grupos sanguíneos O e AB (sistema ABO). Quanto ao grupo sanguíneo da criança:
a) É impossível prover seu grupo sanguíneo.
b) Poderá ser de qualquer dos grupos sanguíneo: A, B, AB ou O.
c) Será do grupo sanguíneo de um dos pais.
d) Será do grupo sanguíneo A, B ou AB.
e) Será do grupo sanguíneo A ou B.
4. (PUC-RJ) Se seu tipo sanguíneo for AB, então:
a) Seus dois genitores podem ser AB.
b) Apenas um de seus genitores pode ser AB.
c) Um de seus genitores pode ser O.
d) Um de seus genitores pode ser A e o outro B.
e) Das hipóteses acima, mais de uma pode ser correta.
5. (Futest-SP) Um home do grupo Sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:
a) do grupo A e B
b) do grupo AB e O
c) do grupo B
d) do grupo O
e) dos grupos A,B, AB e O
6. (IFBA/2018) De acordo com a tabela dos variados tipos sanguíneos humanos do sistema ABO, abaixo, responda: quais os tipos de heranças genética que são encontradas na expressão da variedade dos tipos sanguíneos humanos? Escolha a alternativa correta.
A) Dominância/recessividade e Codominância.
B) Dominância/recessividade e genes letais.
C) Dominância/recessividade e dominância incompleta.
D) Dominância incompleta e alelos múltiplos.
E) Codominância e dominância incompleta.
7. Considere que Néder possui sangue do grupo “A” e Bia sangue do grupo “B”. O pai de Néder e o pai de Bia são do grupo sanguíneo “O”. Quais os possíveis tipos de sangue dos filhos desse casal?
8. Antônio, que pertence ao grupo sangüíneo B, casa-se com Neide, que é do grupo A. O primeiro filho desse casal apresenta o grupo sangüíneo O. Qual a probabilidade de que o próximo filho deste casal seja do grupo sangüíneo A?
10. Em uma família, o homem é do grupo sanguíneo A, a mulher é do grupo sanguíneo O e as crianças são dos grupos A, AB, B e O. Quais das crianças são adotivas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário