Ausência de Dominância

 




As exceções à primeira lei de Mendel (Lei da Segregação) referem-se a casos em que os padrões de herança não seguem a regra de dominância completa, em que um dos alelos que domina sobre outro em heterozigose impedirá que ele se expresse.

Essas exceções incluem:

Ausência de Dominância (ou Dominância Incompleta): Na ausência de dominância, nenhum dos alelos é completamente dominante sobre o outro. Quando um indivíduo possui dois alelos diferentes para um determinado gene, a expressão fenotípica é uma mistura ou combinação dos efeitos de ambos os alelos. Ou seja, o fenótipo do heterozigoto fica intermediário entre os fenótipos dos homozigotos. Um exemplo clássico é a flor de cores intermediárias em plantas de Maravilha: se uma planta com flor vermelha é cruzada com uma planta de flor branca, os descendentes terão flores de cor rosa, que é uma mistura das cores dos pais.

Há basicamente três variações de cores nas pétalas dessas flores: vermelha, condicionada pelo par de genes VV; branca, condicionada pelos genes BB; rosa, condicionada pelos genes BV.  O fenótipo rosa (heterozigoto) apresenta uma coloração intermediária em relação às colorações dos homozigotos. Isto acontece porque o alelo V para a cor vermelha não consegue produzir pigmento vermelho suficiente para dar a coloração vermelha à planta. Como o alelo B para a cor branca não produz pigmento algum, a flor terá pétalas rosas.


Compreendeu o mecanismo da Dominância?

Assim, como explicado no parágrafo anterior, se cruzarmos plantas vermelhas com brancas, teremos uma geração F1 100% heterozigota com fenótipo rosa. Caso façamos o cruzamento da geração F1, os indivíduos da geração F2 seguirão na proporção 1 vermelha : 2 rosas : 1 branca. Veja o esquema a seguir que resume os cruzamentos:


Codominância: Na codominância, ambos os alelos de um gene são igualmente expressos no fenótipo, sem que um seja dominante sobre o outro. Ao contrário da ausência de dominância, em que ocorre uma mistura, na codominância ambos os traços se manifestam separadamente, mas de forma visível. Um exemplo é a herança de tipos sanguíneos no sistema ABO: os alelos A e B são codominantes, ou seja, se uma pessoa herda o alelo A de um pai e o alelo B do outro, o seu tipo sanguíneo será AB, expressando características de ambos os alelos.




1. (MACK) As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar:

a) Duas plantas de flores rosas.

b) Uma planta de flores brancas com outra de flores rosas.

c) Uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas.

d) Uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas.

e) Duas plantas de flores vermelhas.

 

2. Na espécie humana o tipo de cabelo é um caso de ausência de dominância. Joana tem cabelo liso e se casa com Francisco de cabelo ondulado, esse casal pode ter filhos com cabelo crespo?

 

3. Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa

b) não-dominância ou co-dominância

c) recessividade

d) dominância

e) polialelia


4. No monohibridismo com dominância intermediária (semidominância ou co-dominância), as proporções genotípicas e fenotípicas, em F, serão, respectivamente:

a) 3:1 e 1:2:1

b) 3:1 e 3:1

c) 1:2:1 e 3:1

d) 1:2:1 e 1:2:1

e) 1:3:1 e 3:2


5. Explique o conceito de dominância incompleta e forneça um exemplo.


6. Enem 2009 – Prova Branca Cancelada

Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais preva- lentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eri- trócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a:

a) 5,05%.

b) 6,25%.

c) 10,25%.

d) 18,05%.

e) 25,00%.


7. Em algumas espécies de galinhas, a cor das penas segue a dominância incompleta. Se considerarmos que o alelo P (preto) e o alelo B (branco) controlam a cor das penas, um cruzamento entre galinhas de penas pretas e galinhas de penas brancas pode resultar em descendentes com penas cinzas. Calcule a proporção fenotípica e genotípica esperada no cruzamento entre aves de penas cinzas.




Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário