Lista de Exercícios sobre viroses

 


1. (FUVEST) Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina contra o vírus da AIDS deve-se ao fato dele:

a) Não possuir a enzima transcriptase reversa.

b) Alternar seu material genético entre DNA e RNA.

c) Ser um vírus de RNAr, para os quais é impossível fazer vacinas.

d) Ter seu material genético sofrendo constantes mutações.

e) Possuir uma cápsula lipídica que impede a ação da vacina.

 

2. Assinale V ou F:

(  ) A dengue e a febre amarela são provocadas pelo mesmo agente etiológico. 

(  ) A catapora também é chamada de varicela.

(  ) A gripe e resfriado comum são doenças causadas por vírus. 

(  ) Vírus podem infectar seres vivos não pertencentes ao Reino Animalia. 

(  ) A hepatite A pode ser transmitida sexualmente. 

 

3. (Fei) Entre as doenças a seguir citadas, assinale aquela que não é causada por vírus:

a) gripe

b) caxumba

c) AIDS (SIDA)

d) varíola

e) botulismo

 

4. (Unicamp/2017) O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:

A) A principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados.
B) O câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV.
C) O vírus HPV pode permanecer latente por vários anos.
D) Não há tratamento nem vacina para o HPV.

 

5. Complete:

 a) Uma doença causada por vírus é denominada ___________.

b) Chamamos de ______________ quando há um aumento súbito no número de casos de uma doença em uma população.

c) Os vírus não possuem estrutura ___________________.

d) Os vírus são _____________________________obrigatórios pois só sobrevivem dentro de uma célula hospedeira.

 

6. As doenças virais, geralmente, não possuem um tratamento específico, sendo ideal, portanto, a prevenção. Uma das principais formas de se prevenir de doenças como a febre amarela e a gripe, por exemplo, é:

a) o uso de soros.

b) o consumo de vitamina C.

c) o uso de anti-inflamatórios.

d) a vacinação.

e) o uso de antibióticos.

 

7. (UEG GO/2011) Os vírus apresentam-se como agentes infecciosos que causam diversas doenças entre animais e plantas. Mediante sua importância, pesquisadores no mundo todo estudam os vírus, sua organização, reprodução, genética e evolução. Tendo como base as informações geradas a partir dessas pesquisas para caracterizar os vírus, responda ao que se pede:

a)        Os vírus podem ser considerados organismos vivos? Justifique a sua resposta.

b)        Cite duas doenças causadas por vírus.

 

8. (UNIFEI) A capacidade de desenvolver armas biológicas ganhou nova dimensão com a notícia divulgada na Internet, em julho de 2002, pela Revista Science, de que pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Iorque recriaram, em laboratório, o vírus da poliomielite, a partir de informações genéticas obtidas na Internet. Isto mostra que outros agentes patogênicos podem ser “montados” em laboratório, embora seja mais difícil no caso de muitos deles, que apresentam genomas mais extensos.

a) Por qual outro nome a poliomielite é também conhecida?

b) Descreva a estrutura básica de um vírus.

c) Cite outras 3 doenças humanas causadas por vírus.

 

9. O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.

(A) São vírus envolvidos por um envelope proteico.
(B) São vírus envolvidos por uma parede celular.
(C) São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.
(D) São vírus com um envelope quitinoso.
(E) São vírus procariontes.

10. (UECE/2016.2) No que diz respeito ao Zica Vírus (ZIKV), assinale a afirmação verdadeira.
A) Pode provocar danos no cérebro, que comprometem a visão, a audição e a coordenação motora, mesmo sem a manifestação da microcefalia.
B) Da família Flaviviridae, corresponde a um retrovírus transmitido pelo Aedes aegypti.
C) Prova febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.
D) o controle da doença, na população, passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti e por campanhas de vacinação voltadas à imunização contra o vírus.

 

11. (Ufsc) A febre amarela, antes restrita a regiões afastadas, é um mal que começa, cada vez mais, os centros urbanos. Sobre a febre amarela, é CORRETO afirmar que

(01) apresenta dentre outros sintomas, febre alta e vômito.

(02) é causada por vermes.

(04) o contágio dá-se pela ingestão de alimentos contaminados.

(08) vacinas contra esse mal ainda não foram desenvolvidas.

(16) uma das formas de prevenção é a eliminação do mosquito que transmite essa doença.

(32) é uma doença que pode causar a morte.

 SOMA:

 

12. (Unesp) A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. Pergunta-se: a) O que significa cada uma das palavras: Síndrome, Imunodeficiência, Adquirida? b) Cite duas maneiras pelas quais se pode adquirir AIDS.

 

13. Cite uma diferença e uma semelhança entre:

A) Hepatite A x Hepatite C:

B) Dengue x Febre Amarela:


14. Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:

I. Sarampo                   ( ) Picada de inseto

II. Poliomielite              ( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado.

III. Raiva                       ( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes

IV. Febre amarela        ( ) Contaminação por via digestiva

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) I, II, III e IV

b) IV, III, I e II

c) IV, I, II e III

d) I, IV, III e II

 

15. (Fatec) Assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de doença, o agente causador e seu respectivo modo de transmissão.

a) Botulismo, vírus, ingestão de alimentos enlatados,em conserva ou defumados contaminados com a toxina botulínica.

b) Sarampo, vírus, contato direto com pessoas doentes ou pelo ar e utensílios contaminados.

c) Cólera, vírus, ingestão de água ou de alimentos contaminados.

d) Dengue, bactéria, através de picada do mosquito 'Aedes aegypti', contaminado.

e) Leptospirose, bactéria, contaminação pelo sêmen, pelo sangue, ou por secreções dos olhos.

 

16.  Enem 2013: A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.

BRASIL. Brasil livre da rubéola: campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).

Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

a) ficam mais expostos a esse vírus.

b) transmitem o vírus a mulheres gestantes.

c) passam a infecção diretamente para o feto.

d) transferem imunidade às parceiras grávidas.

e) são mais suscetíveis a esse vírus que as mulheres.

 

17.  (Enem 2001)  A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia, onde os últimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintes ações:

I. Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença.
II. Combater a proliferação do mosquito transmissor.
III. Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiões limítrofes.

 É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendo

a) a ação II, apenas.  
b) as ações I e II, apenas.  
c) as ações I e III, apenas.  
d) as ações II e III, apenas.  
e) as ações I, II e III. 

 

18. (ENEM 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

 

19. (PISM/ UFJF) Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel”. Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas.

Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.

A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa capsula e o vírus é inativado.
B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.

E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.

 

20. (Enem 2010)  Investigadores das Universidades de Oxford e da Califôrnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas.

FU, G. et al. Female-specific hightiess phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

 Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque

a) diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos.  
b) restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito.  
c) dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença.  
d) tomaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença.  
e) dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados.

 

 

 

 

 

 




Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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