Questões sobre vírus do PISM

 


OS VÍRUS

- Reconhecer os vírus, através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-los quanto a constituição.

 - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos vírus e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas viroses (rubéola, sarampo, catapora, gripe, AIDS, caxumba, herpes, hepatite, poliomielite e hidrofobia).

1.    (PISM 2018) “O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a decisão de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe em 2017. Ao contrário de 2016, quando o maior número de registros foi do H1N1, neste ano a maior circulação tem sido do tipo H3N2, aponta a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabella Ballalai.” Agência Brasil, 14 de abril de 2017 - http://agenciabrasil.ebc.com.br

Sobre essa doença responda:

a)      Qual a natureza do agente etiológico da gripe e qual sua forma de transmissão?

 Vírus. Transmissão pode se dar pelo ar, gotículas de saliva, secreções, contato físico.

b)      Dona Camélia ouviu, da vizinha da prima de uma parenta, que tomar antibióticos seria um tratamento eficaz contra gripe. É correta tal informação? Por quê?

 Não. Os antibióticos agem primariamente contra bactérias; os vírus, por não terem metabolismo próprio, usam o maquinário celular das nossas células, invadindo-as, ficando livres da ação direta do antibiótico.

 c)       Explique o mecanismo de ação de uma vacina na prevenção de doenças. Por que, no caso da gripe, a vacinação tem que ser anual?

A vacina se baseia no princípio de apresentar antígenos ao organismo para fins da criação de memória imunológica (produção de anticorpos), preparando-o para eventual contato com o agente.

 

2. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença que ataca o sistema imunológico através da destruição dos linfócitos T. Em consequência, pessoas contaminadas com o vírus HIV tornam-se altamente suscetíveis a diversas infecções que seriam normalmente suprimidas por aquele sistema. A importância do linfócito T para o organismo está no fato de:

a) ser uma célula produtora de anticorpos.

b) fagocitar o vírus HIV e outras partículas estranhas.

c) ativar outros linfócitos e destruir células infectadas.

d) produzir e liberar histamina a qual atrai outros leucócitos que combatem a infecção.

RESP: C

 

3. “Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel”. Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas.

Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.

A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa capsula e o vírus é inativado.
B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.

E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.

Resp.: C

 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário