Questões resolvidas sobre viroses

 

1.    (Uerj 2004) A partir de fevereiro de 2003, uma doença infectocontagiosa - Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês), até então desconhecida, provocou surtos de pneumonia, principalmente em países asiáticos. No momento, existem evidências de que o avanço desta epidemia parece ter sido contido.

a) Cite o tipo do agente infeccioso isolado a partir de pacientes com SARS e uma outra doença causada por patógeno do mesmo tipo, mas transmitida por picada de mosquito.

 b) Descreva o principal mecanismo de transmissão da SARS e a mais importante medida tomada pelas autoridades de saúde pública para tentar evitar o seu alastramento.

 

2.    (UFRJ/2009) O herpes genital é uma doença infecciosa causada pelo vírus HSV-2, geralmente transmitido por meio de relações sexuais. Quando um médico detecta o HSV-2 em uma mulher grávida, costuma recomendar que o parto seja realizado por cesariana, uma intervenção cirúrgica que extrai o feto diretamente do útero.

Apresente a razão desse cuidado.

 

3.    (UFC/2008) A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Com base nessa informação, responda ao que se pede.
a) Cite dois métodos que podem impedir a contaminação por essa doença e ao mesmo tempo evitar uma gravidez não planejada.
b) Considerando a diversidade de opção sexual, vacinar apenas indivíduos do sexo feminino será uma medida eficaz para acabar com a transmissão da doença condiloma acuminado na população? Justifique.

c) A descoberta e a utilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo?

d) O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?

 

4.    (UFMG) Todas as alternativas apresentam precauções que devem ser tomadas para diminuir a incidência da dengue, EXCETO

a) Esvaziar as garrafas que não estão em uso e guardá-las de cabeça para baixo.

b) Evitar a manutenção de água nos pratos de vasos de plantas.

c) Fazer furos nos recipientes a serem descartados para escoamento da água da chuva.

d) Lavar com água filtrada e ferver os alimentos antes de ingeri-los.

e) Trocar, semanalmente, a água dos bebedouros de animais, lavando-os com uma escova.

 

5.    (Unesp) A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. Pergunta-se: a) O que significa cada uma das palavras: Síndrome, Imunodeficiência, Adquirida? b) Cite duas maneiras pelas quais se pode adquirir AIDS.

 

6.    Descreva a função da transcriptase reversa no mecanismo de replicação do vírus da Aids e justifique por que um inibidor específico da transcriptase reversa não causaria danos às células humanas.

 

7.     (Ufpe) Assinale a alternativa que indica apenas doenças causadas por vírus.

a) Aids, meningite e tricomoníase

b) Poliomielite, rubéola e dengue

c) Giardíase, toxoplasmose e úlcera de bauru

d) Pneumonia, tétano e tuberculose

 e) Lepra, tétano e giardíase

 

8.    (Ufv) Durante o ano de 2001, houve no Brasil uma grande campanha contra a febre amarela. Na fila de um posto de saúde, algumas pessoas sugeriram que as seguintes medidas são consideradas efetivas para evitar essa doença:

 I - Erradicar o protozoário causador da doença.

II - Vacinar a população contra o vetor.

 III - Evitar que o bacilo se reproduza na água parada.

Analisando cada uma das medidas, pode-se afirmar que:

a) apenas II e III são corretas.

b) apenas I é correta.

c) apenas II é correta.

d) apenas I e II são incorretas.

e) I, II e III são incorretas.

 

9.    (Pucrs) Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre doenças que acometem os humanos.

I.              A cólera é causada por um protozoário.

II.            A malária é causada por uma bactéria.

III.           A AIDS é causa da por um vírus do tipo retrovírus.

IV.          A hemofilia A é herdada geneticamente.

A alternativa que contém as afirmativas corretas é

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

10.  (Ufsc) A febre amarela, antes restrita a regiões afastadas, é um mal que começa, cada vez mais, os centros urbanos. Sobre a febre amarela, é CORRETO afirmar que

(01) apresenta dentre outros sintomas, febre alta e vômito.

(02) é causada por vermes.

(04) o contágio dá-se pela ingestão de alimentos contaminados.

(08) vacinas contra esse mal ainda não foram desenvolvidas.

(16) uma das formas de prevenção é a eliminação do mosquito que transmite essa doença.

(32) é uma doença que pode causar a morte.

 

SOMA:

 

 

 

GABARITO

1. a) Vírus. Uma dentre as doenças: - dengue - febre amarela

b) Transmitido principalmente pelo ar, através de gotículas de secreção das vias respiratórias do paciente, eliminadas pela respiração ou pela tosse. Isolamento imediato de pacientes e de pessoas que, tendo estado recentemente em regiões de risco, apresentassem sintomas que levassem à suspeição da doença.

 

2. A cesariana evita o contato, que provavelmente aconteceria no parto normal, do recém-nascido com o tecido infectado pelo vírus HSV-2.

 

3. a) preservativo masculino / preservativo feminino / abstinência sexual;
b) Não, pois casais homossexuais masculinos que se relacionam sem preservativo podem transmitir e/ou contrair o HPV;
c) c1- A vacina contém o antígeno em forma atenuada, enfraquecido, ou com microorganismos mortos. Já o soro contém os anticorpos.
c2- Soro;
d) A ausência de célula.

 

4. D

 

5. a) SÍNDROME - conjunto de sinais e sintomas relacionados com a presença do vírus HIV no organismo humano. IMUNODEFICIÊNCIA - falência do sistema imunológico responsável pela defesa do organismo. ADQUIRIDA - AIDS é uma virose transmissível.

b) Relações sexuais, transfusões sangüíneas, uso de seringas entre drogados e via placentária da mãe para o filho.

 

6. O vírus da AIDS é um retrovírus que, para multiplicar-se em células humanas, precisa transcrever o código genético contido em sua molécula de RNA, sintetizando um DNA que será incorporado ao genoma da célula infectada. Para isso, emprega a transcriptase reversa contida no próprio vírus.  As células humanas não possuem a enzima transcriptase reversa, que é de origem exclusivamente viral. Dessa forma, as células humanas não serão afetadas.

 

7.    B

 

8.    E

 

9.    E

 

10.  49 (01 + 16 + 32)


Acesse o QR CODE com questões sobre os vírus e viroses do ENEM





Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário