Questões PISM sobre Anelídeos

 


 

OS ANELÍDEOS

 (B) - Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anelídeos (oligoquetas, poliquetas e hirudíneos)

(G) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos anelídeos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (

G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos anelídeos.

 

1.    Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. "Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”. Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/- /noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividadeagricola. Acesso em 04/10/2016.

Leia as afirmativas a seguir:

 I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado.

II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo.

III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações.

IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas.

 V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural.

Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:

 a) Somente I, II, IV, V.

b) Somente II, IV, V.

c) Somente I, II, III, IV.

d) Somente I, III, IV, V.

e) Somente I, III, IV.

 

RESP: A

 

2.    Dentre os anelídeos encontramse as minhocas, que desempenham um importante papel ecológico na agricultura. Sua atividade cavadora promove a aeração do solo e suas fezes contribuem para a formação do húmus, composto extremamente fértil, valioso para o crescimento das plantas. Ainda sobre os anelídeos, considere as seguintes informações: I. Os anelídeos são protostômios, celomados, triblásticos e apresentam metameria.

II. As minhocas possuem sistema digestivo incompleto, com presença de dentes na faringe, papo e moela.

 III. A excreção nos anelídeos é feita por um par de metanefrídeos por metâmero, os quais eliminam os excretas através dos nefridióporos.

 IV. Por serem ectoparasitas hematófagos, a saliva da maioria das sanguessugas contém hirudina, cuja ação é anticoagulante.

V. As minhocas são hermafroditas, realizam autofecundação e os ovos são depositados em um casulo produzido pelo clitelo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I, II e IV.

b) I, II e V.

c) I, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

 

RESP: C

 

3. Relacione os grupos de animais da coluna esquerda com algumas das características que os identificam, na coluna direita.
A – Annelida
B – Cnidaria
C – Echinodermata
D – Mollusca
E – Nematoda

(  ) exoesqueleto calcário; triblásticos.
(  ) celomados; sistema nervoso ganglionar.
(  ) celomados; respiração cutânea ou branquial.
(  ) triblásticos; endoesqueleto calcário.
(  ) pseudocelomados; cordões nervosos longitudinais.
(  ) metamerizados; hermafroditas.
(  ) enterocelomados; exclusivamente marinhos.
(  ) diblásticos; acelomados.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA na segunda coluna é:
A) D; A; A; B; D; E; C; E.
B) C; A; D; B; A; E; D; E.
C) C; D; E; D; A; B; E; A.
D) B; A; B; D; E; A; C; D.
E) D; D; A; C; E; A; C; B.

 

Resp.: E


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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