OS ANELÍDEOS
(B) - Reconhecer,
através de representações gráficas e/ou descrições, os principais
representantes dos anelídeos (oligoquetas, poliquetas e hirudíneos)
(G) - Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção dos anelídeos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (
G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a
aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e
econômica dos anelídeos.
1.
Estudo que contou com a participação de um
pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a
produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou
a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown,
pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era
esperado", afirma Brown. "Há centenas de anos as minhocas são
consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas.
Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como
ele funcionava”. Fonte: texto modificado a partir de
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-
/noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividadeagricola. Acesso em 04/10/2016.
Leia
as afirmativas a seguir:
I. As minhocas vivem em galerias escavadas no
solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo
tornando-o mais poroso e aerado.
II.
As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato,
acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo.
III.
As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo
prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de
plantações.
IV.
Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais
importantes para o crescimento das plantas.
V. As fezes das minhocas, quando incorporadas
ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural.
Assinale
a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
a) Somente I, II, IV, V.
b)
Somente II, IV, V.
c)
Somente I, II, III, IV.
d)
Somente I, III, IV, V.
e)
Somente I, III, IV.
RESP: A
2.
Dentre os anelídeos encontramse as minhocas,
que desempenham um importante papel ecológico na agricultura. Sua atividade
cavadora promove a aeração do solo e suas fezes contribuem para a formação do
húmus, composto extremamente fértil, valioso para o crescimento das plantas.
Ainda sobre os anelídeos, considere as seguintes informações: I. Os anelídeos
são protostômios, celomados, triblásticos e apresentam metameria.
II.
As minhocas possuem sistema digestivo incompleto, com presença de dentes na
faringe, papo e moela.
III. A excreção nos anelídeos é feita por um
par de metanefrídeos por metâmero, os quais eliminam os excretas através dos
nefridióporos.
IV. Por serem ectoparasitas hematófagos, a
saliva da maioria das sanguessugas contém hirudina, cuja ação é anticoagulante.
V.
As minhocas são hermafroditas, realizam autofecundação e os ovos são
depositados em um casulo produzido pelo clitelo.
Estão
CORRETAS as afirmativas:
a)
I, II e IV.
b)
I, II e V.
c)
I, III e IV.
d)
II, III e V.
e)
III, IV e V.
RESP: C
3. Relacione
os grupos de animais da coluna esquerda com algumas das características que os
identificam, na coluna direita.
A – Annelida
B – Cnidaria
C – Echinodermata
D – Mollusca
E – Nematoda
( ) exoesqueleto calcário; triblásticos.
( ) celomados; sistema nervoso ganglionar.
( ) celomados; respiração cutânea ou branquial.
( ) triblásticos; endoesqueleto calcário.
( ) pseudocelomados; cordões nervosos longitudinais.
( ) metamerizados; hermafroditas.
( ) enterocelomados; exclusivamente marinhos.
( ) diblásticos; acelomados.
A
alternativa que apresenta a sequência CORRETA na
segunda coluna é:
A) D; A; A; B; D; E; C; E.
B) C; A; D; B; A; E; D; E.
C) C; D; E; D; A; B; E; A.
D) B; A; B; D; E; A; C; D.
E) D; D; A; C; E; A; C; B.
Resp.: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário