Revisão 3 ano CMRB

1. (UFLA) Considere uma cadeia alimentar constituída por produtor, consumidor primário e consumidor secundário. Uma ação de caça predatória reduziu drasticamente a população dos consumidores secundários. Diante disso, qual das alternativas abaixo indica corretamenteo que ocorre com as outras populações imediatamente após esse impacto?
a) Produtor: aumenta / Consumidor primário: aumenta.
b) Produtor: aumenta / Consumidor primário: diminui.
c) Produtor: diminui / Consumidor primário: aumenta.
d) Produtor: diminui / Consumidor primário: não altera.

2. (UNIFEI) Formigas (espécie 1) e um arbusto típico das savanas africanas, acácia (espécie 2), desenvolveram uma associação obrigatória benéfica para ambas: as formigas protegem a planta de grandes herbívoros (espécie 3) que se alimentam dela, e esta dá a elas alimento na forma de néctar, bem como abrigo no interior de câmaras que se formam na nervura central das folhas. Quando saem de cena esses grandes animais herbívoros, a acácia pára de produzir o néctar, bem como os furinhos que servem de abrigo para as formigas protetoras que naturalmente a habitam. Sem os grandes herbívoros, outra espécie de formiga (espécie 4) passa a se alojar na planta, permitindo que larvas de certos besouros (espécie 5) a infestem e façam furos que passam a ser o habitat das formigas invasoras. Em função da sua nova forma de vida, a acácia apresenta saúde comprometida, com probabilidade duas vezes maior de morrer, quando comparada com aquelas habitadas pelas formigas que a protegem. Essa notícia, veiculada pela revista Ciência Hoje, mostra que os grandes herbívoros desempenham um papel importante em aspectos microscópicos da biodiversidade e descreve algumas relações entre cinco espécies de seres vivos. As relações entre as espécies 1 e 2, entre as espécies 1 e 3, entre as espécies 2 e 3, entre as espécies 4 e 5 são conhecidas, respectivamente, como:
a) mutualismo, competição, predatismo, protocooperação.
b) comensalismo, procooperação, predatismo, mutualismo.
c) protocooperação, competição, predatismo, mutualismo.
d) mutualismo, herbivorismo, competição, protocooperação.

3. (PUC-SP) Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:
I. São organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica.
II. Os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. Os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
Assinale
a) se apenas uma das afirmações estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.

4. (ASCES) Em uma cadeia alimentar, alguns organismos são produtores, e outros são consumidores ou decompositores. Então, pode-se admitir que:
a) Consumidores finais não possuem predadores naturais.
b) Somente as plantas são organismos produtores.
c) Consumidores primários geralmente são carnívoros.
d) Decompositores realizam fotossíntese ou quimiossíntese.
e) As relações numa cadeia alimentar são harmônicas e interespecíficas.

5. (UFU) Considere a cadeia alimentar abaixo.
Capim → gafanhoto → sapo → cobra
Assinale a alternativa correta em relação à cadeia alimentar acima.
a) O gafanhoto é carnívoro.
b) A cobra é consumidor terciário.
c) O sapo é consumidor primário.
d) O capim é heterótrofo.


6. (U. S. Judas Tadeu-SP) Considere a seguinte cadeia alimentar:
ALGAS  →  MICROCRUSTÁCEOS  →   MOLUSCOS  →  PEIXES  →  URSOS
Caso a água seja contaminada por DDT, os organismos que após algum tempo apresentarão maiores concentrações dessas substâncias serão:
a) As algas.
b) Os microcrustáceos.
c) Os moluscos.
d) Os peixes.
e) Os ursos.

7. (IFRS) Os níveis tróficos de um ecossistema podem ser representados por meio de retângulos superpostos, que formam as pirâmides ecológicas. A base das pirâmides de biomassa e de energia corresponde ao nível trófico dos:
a) Decompositores.
b) Consumidores primários.
c) Produtores.
d) Simbiontes.
e) Consumidores secundários.

8. (UERN) Acerca das sucessões ecológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os conjuntos populacionais passam constantemente por alterações abruptas e descontinuas com o passar do tempo.
( ) O fim da sucessão secundaria sempre resulta em uma comunidade clímax composta pelas mesmas populações que existiam antes da derrubada.
( ) A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão e maior que um.
( ) A presença das espécies pioneiras facilita a retenção da umidade, diminui a temperatura da superfície e a protege contra a ação do vento.
( ) A sucessão primaria tem início em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, comprometendo a estabilidade do estágio clímax da sucessão.
A sequência está correta em:
a) F, F, F, V, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, F.
d) V, V, V, V, V.

9. (IFSul) Sucessão ecológica representa o processo de mudanças sucessivas nas comunidades que compõem um ecossistema. Durante esse processo, vários eventos ocorrem, ao longo da sucessão, até o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esses eventos, são feitas as seguintes afirmações:
I. A produtividade primária bruta aumenta no início do processo, depois se estabiliza.
II. A diversidade das espécies aumenta, assim como a biomassa, atingindo o máximo no clímax.
III. A reciclagem dos nutrientes aumenta no início do processo, tornando-se mais rápida.
IV. As cadeias alimentares tornam-se mais simples, pois aumenta o número de nichos ecológicos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV.

10. (UNIFOR) Considere os pares de organismo abaixo.
I. Cachorro e pulga.
II. Árvore e orquídea.
III. Leguminosa e nitrobactérias.
IV. Roseira e saúva.
Uma relação desarmônica ocorre apenas em:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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