Revisão: Saberes Recuperação Semestral

 


1. Em uma cadeia alimentar marinha, o fitoplâncton serve de alimento para o zooplâncton, o qual serve de alimento para peixes, que são consumidos por peixes maiores. O zooplâncton faz parte de qual nível trófico?

a) Produtor.

b) Consumidor primário.

c) Consumidor secundário.

d) Consumidor terciário.

e) Decompositor.


2. Mendel, durante o seu experimento, realizou a polinização cruzada de plantas ditas puras, ou seja, plantas que, após sucessivas gerações, eram responsáveis por originar plantas com a mesma característica. O cruzamento entre as plantas puras de flor branca e plantas de flor púrpura deu origem às plantas da geração que ele denominou F1, as quais foram 100% púrpuras. De acordo com seus conhecimentos sobre genética e os trabalhos de Mendel, marque a alternativa que indica corretamente a proporção de flores brancas e púrpuras obtidas na geração F2:

a) 0% branca e 100% púrpuras

b) 50% brancas e 50% púrpuras

c) 25% brancas e 75% púrpuras

d) 75% brancas e 25% púrpuras

d) 100% brancas e 0% púrpura


3. Imagine que ratos pretos e brancos vivem em uma determinada região. Os ratos pretos apresentam essa coloração devido à presença de um alelo dominante B. A coloração branca da pelagem é determinada por um alelo recessivo b. Se um rato BB cruzar com um rato Bb, qual a probabilidade de nascerem filhotes pretos?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%


4. (UECE/2019) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene

A) homozigoto
B) dominante
C) recessivo
D) autossomo


5. (Pism – UFJF /2018)  Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética.

A) Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
B) Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
C) Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
D) Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
E) Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.

6.(Unesp) Considere as seguintes afirmações:

1) "O gafanhoto é verde porque vive na grama".
2) "O gafanhoto vive na grama porque é verde".

Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique sua resposta.


7. Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.

Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.

a) Seleção natural e mutação.

b) Lei do uso e desuso e seleção natural.

c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.

d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


8. Cite e dê uma breve explicação sobre as três hipóteses sobre a origem da vida.


9.Segundo a teoria da abiogênese, os primeiros seres que surgiram no planeta teriam sido:

a) gerados pelo desenvolvimento de um complexo ativado na matéria inanimada.
b) gerados espontaneamente a partir de um “princípio ativo” contido na matéria não viva.
c) gerados pela junção de conglomerados e condições favoráveis.
d) gerados individualmente por uma entidade superior.


10. Sobre o ciclo da água, marque a alternativa incorreta.

a) O regime de chuvas exerce influência sobre o volume do lençol freático.

b) As plantas perdem água na forma de vapor para o ambiente pelo processo de transpiração.

c) O Sol é responsável por proporcionar energia para que o ciclo da água aconteça.

d) A água da chuva pode infiltrar-se no solo.

e) O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico em que não há a participação de seres vivos no processo.


GABARITO

1. B

2. C

3. E

4. B

5. B

6. 1) A afirmação seria atribuída à Jean-Baptiste de Lamarck, pois o uso contínuo da grama teria interferido na espécie tornando-o verde para que o mesmo vivesse na grama.

2) A afirmação seria atribuída à Charles Darwin, pois o fato de ser verde assim como a grama dá vantagem ao gafanhoto por se camuflar e fugir dos predadores, ao contrário de animais de outras cores.


7. D


8. Panspermia: a vida teria se originado a partir de matéria ou até organismos vivos, oriundos de outros planetas.

Fixismo: os seres vivos foram criados por um ser divino.

Biogênese:Um ser vivo é originado a partir de um ser vivo preexistente.


9. B


10. E

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário