Filogenia

 



Filogenia:

  • A filogenia refere-se ao estudo das relações evolutivas entre os diferentes organismos ou grupos de organismos.
  • Ela descreve como diferentes espécies estão relacionadas entre si, com base em sua ancestralidade comum, ou seja, em como elas evoluíram ao longo do tempo a partir de um ancestral comum.
  • As árvores filogenéticas, ou cladogramas, são frequentemente usadas para ilustrar essas relações evolutivas. Cada ramo da árvore representa um grupo de organismos que compartilham um ancestral comum.
  • A filogenia é principalmente focada na história evolutiva dos organismos, tentando entender como eles se originaram e se diversificaram ao longo do tempo.
  • O estudo da filogenia é feito com base em características compartilhadas entre os organismos, como a morfologia (formas e estruturas), genética (DNA) e até comportamentos. Quanto mais características um grupo compartilha, mais próximo ele está em termos evolutivos.
  • Um grupo monofilético é um conjunto de organismos que inclui todos os descendentes de um ancestral comum mais recente. Ou seja, um grupo monofilético é formado por uma espécie ancestral e todas as espécies que descendem diretamente dessa espécie, sem deixar de fora nenhuma delas.

    Esse conceito é muito importante na filogenia, pois ajuda a organizar as espécies de maneira que reflita corretamente as relações evolutivas. Quando dizemos que um grupo é monofilético, estamos dizendo que ele é natural, ou seja, ele reflete a verdadeira história evolutiva.

    Por exemplo, o grupo dos mamíferos é monofilético, porque todos os mamíferos descendem de um ancestral comum, e esse grupo inclui todos os descendentes desse ancestral. Ou seja, todos os mamíferos, de humanos a baleias, fazem parte de um único grupo monofilético.

    É o oposto de grupo parafilético, que inclui alguns descendentes de um ancestral comum, mas deixa de fora outros descendentes desse mesmo ancestral, como no caso dos répteis (que excluem as aves, que também são descendentes de répteis).

  • Apomorfia é um termo utilizado na biologia e na filogenia para se referir a uma característica ou traço que é inovador e que apareceu em um ancestral comum mais recente, sendo compartilhada por seus descendentes. Em outras palavras, uma apomorfia é uma característica que se desenvolve durante a evolução e distingue um grupo de outros grupos que não possuem essa característica.

  • A plesiomorfia se refere a uma característica ancestral compartilhada por vários grupos, mas que não é uma inovação recente. Ou seja, é uma característica que apareceu em ancestrais mais distantes e que ainda é encontrada em grupos diferentes.

  • Anagênese e cladogênese são dois processos importantes na evolução das espécies. Ambos se referem a maneiras diferentes de como as espécies podem evoluir ao longo do tempo. 

  • Anagênese: A espécie evolui, mas não gera novas espécies. A mudança ocorre dentro da mesma linhagem.
  • Cladogênese: Uma espécie se divide em duas ou mais espécies, criando novas linhagens.
  • Em resumo, a filogenia nos ajuda a entender como a vida na Terra se desenvolveu e como todas as espécies estão conectadas por sua evolução.





Exercícios:

1. Marque com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

a) (  ) A Filogenia considera relações de ancestralidade comum entre grupos. .

b) (  ) Árvores filogenéticas são diagramas que representam relações de ancestralidade e descendências. .

c) (  )  A Classe Reptilia é monofilética. 

d) (  ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo). .

e) (  ) Lineu foi uma figura notória no que se diz respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.


2. Observe os cladogramas abaixo e assinale a afirmativa correta. Considere A, B e C como sendo três espécies distintas.




a) Os dois cladogramas mostram relações evolutivas distintas. 

b) As espécies A e B fazem parte, obrigatoriamente, de um gênero distinto de C. 

c) A, B e C formam um grupo monofilético. 

d) A, B e C não compartilham um ancestral comum. 

e) A, B e C formam um grupo polifilético.


3. A figura abaixo mostra uma das possíveis filogenias de um dos grandes grupos de primatas, os Ceropithecidae.


Com base na figura e no conhecimento acerca da filogenia do grupo, identifique as afirmativas corretas: 
(01) O gorila, filogeneticamente, é mais próximo do chimpanzé e do homem que do orangotango. 
(02) O homem, o chimpanzé e o gorila formam um grupo monofilético. 
(04) O gibão é o único representante do grupo que não possui o dedo oponível.
(08)O orangotango, o gorila e o chimpanzé formam um grupo parafilético. 
(16)O chimpanzé e o gibão apresentam glândulas mamárias como consequência de homoplasia.

SOMA: 

4. A classificação dos organismos de acordo com suas similaridades é uma tarefa que vem sendo discutida há muito tempo. Uma das discussões recai sobre o conceito de espécie. Um ponto em comum, seja qual for o método utilizado para o agrupamento dos organismos, é a certeza dos processos anagenéticos e os fatores de cladogêneses. A escola Filogenética tem como ponto chave o uso do maior número possível de caracteres, que podem ser anatômicos, fisiológicos, comportamentais e até moleculares, para determinar os grupos monofiléticos. Analisando a série de caracteres infere-se a condição primitiva e derivada do caráter, baseando-se nos grupos externos. As relações de parentesco entre os grupos analisados são organizadas nos cladogramas, expondose dessa maneira as condições primitivas, derivadas, as anagêneses e as cladogêneses. Analise o cladograma abaixo e, com base no contexto exposto, responda: quantos nós, quantas cladogêneses, quantas anagêneses e quantos ramos, há, respectivamente, na figura?




a) Cinco, quatro, uma e cinco. 
b) Cinco, cinco, uma e seis. 
c) Quatro, quatro, uma e quatro. 
d) Quatro, cinco, duas e seis. 
e) Cinco, seis, duas e seis.

5. - (UEL PR/2010) Analise o cladograma a seguir, constituído por onça (Panthera onca), jaguatirica (Leopardus pardalis), puma (Puma concolor), gato mourisco (Puma yagouaroundi) e gato doméstico (Felis catus) (O’BRIEN, S. J.; JOHSON, W. E. A evolução dos gatos. Scientific American Brasil, São Paulo, n.63, p. 56-63, ago. 2007.)





Com base no cladograma e nos conhecimentos sobre sistemática filogenética, assinale a alternativa correta. a) Por estar na base, a onça é o ancestral dos felinos apresentados no cladograma. 
b) O ancestral imediato do puma e do gato-mourisco é o mesmo do gatodoméstico. 
c) Entre os felinos do cladograma, o gato-doméstico é o mais evoluído. 
d) O puma e o gato-mourisco são mais próximos geneticamente do que a onça e a jaguatirica. 
e) O gato-mourisco é o que mais se aproxima filogeneticamente do gatodoméstico.

6. (UNIOESTE PR/2008) A classificação biológica deve refletir as relações de parentesco entre os grupos de seres vivos. A filogenia de um grupo é um diagrama ramificado que mostra as relações entre as espécies ou outros táxons e indica com qual espécie ou táxon ele compartilha um ancestral mais recente. Em relação à filogenética, assinale a alternativa correta. 
a) Apomorfias são características ancestrais. 
b) A classificação deve expressar a semelhança entre os táxons com base no maior número de características possíveis, independentemente da ancestralidade. 
c) Apenas características morfológicas devem ser utilizadas para análise filogenética, descartando-se sequencias de DNA, análise cromossômica e comportamento.
d) A cladística é um dos métodos mais aceitos pelos filogeneticistas. 
e) Cada nó de um cladograma representa uma anagênese.

7. Explique o conceito de filogenia e a importância de estudar as relações evolutivas entre os organismos.

8. O que são sinapomorfias?

9.  (UEMG 2013) Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides:




A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, a maior semelhança genética ocorre entre 
a) homem e chimpanzé. 
b) chimpanzé e bonobo. 
c) homem e gorila. 
d) orangotango e gibão.

10. Diferencie apomorfia de pleisomorfia.



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário