Exercícios sobre Origem da Vida

 



1. (ENEM)  Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que

a) seres vivos podem ser criados em laboratório.   

b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.   

c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.   

d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.   

e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos

 

2. (UFla/ PAS-2001) Dentre as experiências realizadas para explicar a origem dos seres vivos, as de Louis Pasteur no século XIX, foram conclusivas no sentido de solidificar a teoria da _________________ e derrubar a teoria da ___________________.

a) evolução; geração espontânea.

b) geração espontânea; biogênese.

c) biogênese; geração espontânea.

d) biogênese; evolução.

e) evolução; biogênese.

 

3. (ENEM) Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena Bexemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.

a) germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia

b) fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente

c) crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia

d) fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore

e) germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore.

 

4. Redi, Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente, a:

a) biogênese, biogênese e abiogênese.

b) biogênese, abiogênese e biogênese.

c) abiogênese, abiogênese e biogênese.

d) abiogênese, abiogênese e abiogênese.

e) biogênese, biogênese e biogênese.

 

5. (UFU-MG) Receita de Jean Baptiste van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como ‘princípio ativo’ e dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo, nascerão vários camundongos.

O texto acima exemplifica a:

a) teoria da biogênese.                                  d) hipótese heterotrófica.

b) teoria da abiogênese.                    e) hipótese autotrófica.

c) teoria da pré-formação.

 

6. Recentes descobertas sobre Marte, feitas pela NASA, sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida no passado. Esta hipótese está baseada em indícios

a) da existência de esporos no subsolo marciano.

b) da presença de uma grande quantidade de oxigênio em sua atmosfera.

c) de marcas deixadas na areia por seres vivos.

d) da existência de água líquida no passado.

e) de sinais de rádio oriundos do planeta.

 

7. Dentre as teorias desenvolvidas para explicar a origem da vida, a teoria da abiogênese se constituiu num verdadeiro entrave para o progresso da Biologia. São informações corretas sobre esta teoria:

A) Foi proposta por Pasteur e defendia que um ser vivo só pode se originar de outro ser vivo.

B) Foi amplamente divulgada por Aristóteles e defendia a possibilidade de os seres vivos surgirem espontaneamente de matéria sem vida.

C) Foi defendida por Redi e Spallanzani que provaram a sua veracidade por meio de experiências bem sucedidas.

D) Foi contestada por Needham e Joblot através dos famosos caldos nutritivos preparados à base de carne.

E) Teve em Pasteur um grande defensor.

 

8. (UESPI) “Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período, os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”.

Sobre as ideias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da:

a) Geração Espontânea.

b) Clonagem.

c) Seleção Natural.

d) Biogênese.

e) Quimiossíntese.

 

9. (PAS-UFLA) Em relação à Teoria da Biogênese, apresentam-se as proposições abaixo:

I. É uma teoria segundo a qual um ser vivo se origina somente a partir de processos de reprodução.

II. Segundo essa teoria, a vida pode surgir a partir de matéria inanimada.

III. Os experimentos de Redi e de Pasteur, nos séculos XVII e XIX, respectivamente, foram muito importantes para a credibilidade dessa teoria.

IV. Os diferentes experimentos e pesquisas realizados com o objetivo de consolidar a Teoria da Biogênese levaram à descrença da Teoria da Geração Espontânea.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as proposições III e IV estão corretas.

b) Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.

c) Apenas as proposições II e III estão corretas.

d) Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.

 

10. A abiogênese ou teoria da geração espontânea por muito tempo foi aceita pelos estudiosos, entretanto, hoje sabemos que ela está completamente incorreta. Dentre os nomes abaixo, marque o único que representa um pesquisador que aceitava essa teoria.

a) Francesco Redi.

b) Louis Pasteur.

c) Aristóteles.

d) Charles Darwin.

e) Lamarck.

 

11. (UCDB-MT) Analise as afirmações:

I — Quando se deixa um pedaço de carne exposto ao ar, nele podem aparecer vermes.

II — Se o frasco que contém os pedaços de carne for coberto por uma gaze, os vermes aparecem na gaze e não na carne.

Essas afirmações fortalecem a teoria da origem da vida chamada:

a) Abiogênese.

b) Geração espontânea.

c) Hipótese de Malthus.

d) Biogênese.

e) Hipótese de Galileu.

 

12. Até meados do século XIX, era muito comum a ideia de que seres vivos poderiam surgir da matéria sem vida. De um pedaço de carne, por exemplo, de acordo com essa ideia, poderia surgir larvas. Analise as alternativas e marque o nome dado a essa teoria.

a) Criacionismo.

b) Absolutismo.

c) Abiogênese.

d) Biogênese.

e) Panspermia.

 

13. A Origem da vida na Terra é um assunto que sempre preocupou a humanidade e que desperta opiniões controversas e debates acalorados entre partidários de diferentes correntes. A partir disso e de seus conhecimentos sobre o assunto, descreva duas dessas correntes.

 

14-Interessantemente, a dualidade matéria/vida nos animais já aparecia na escola socrática, da qual Aristóteles era membro. Nela, havia o pensamento de que entre os animais superiores, o “sopro vital” passaria para os descendentes por meio da reprodução. Entretanto, Aristóteles acreditava que alguns seres como os insetos, enguias e ostras apareciam de forma espontânea. Essa concepção é conhecida como “Geração Espontânea”. Descreva a “Geração Espontânea”.

 

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário