1. (ENEM) Em certos locais, larvas de moscas, criadas
em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no
entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal
como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser
refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e
Pasteur, que mostraram experimentalmente que
a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres
e nos caldos
2. (UFla/ PAS-2001) Dentre
as experiências realizadas para explicar a origem dos seres vivos, as de Louis
Pasteur no século XIX, foram conclusivas no sentido de solidificar a teoria da
_________________ e derrubar a teoria da ___________________.
a) evolução;
geração espontânea.
b) geração
espontânea; biogênese.
c) biogênese;
geração espontânea.
d) biogênese;
evolução.
e) evolução;
biogênese.
3. (ENEM) Fenômenos
biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que
ordena Bexemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.
a) germinação de uma semente, crescimento de uma
árvore, fossilização de uma samambaia
b) fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore,
germinação de uma semente
c) crescimento de uma árvore, germinação de uma
semente, fossilização de uma samambaia
d) fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente,
crescimento de uma árvore
e) germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia,
crescimento de uma árvore.
4. Redi,
Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente, a:
a)
biogênese, biogênese e abiogênese.
b)
biogênese, abiogênese e biogênese.
c)
abiogênese, abiogênese e biogênese.
d)
abiogênese, abiogênese e abiogênese.
e) biogênese, biogênese e biogênese.
5. (UFU-MG) Receita de Jean Baptiste van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco
de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como
‘princípio ativo’ e dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo, nascerão
vários camundongos.
O texto
acima exemplifica a:
a)
teoria da biogênese. d) hipótese heterotrófica.
b)
teoria da abiogênese. e)
hipótese autotrófica.
c) teoria da pré-formação.
6. Recentes
descobertas sobre Marte, feitas pela NASA, sugerem que o Planeta Vermelho pode
ter tido vida no passado. Esta hipótese está baseada em indícios
a) da
existência de esporos no subsolo marciano.
b) da
presença de uma grande quantidade de oxigênio em sua atmosfera.
c) de marcas
deixadas na areia por seres vivos.
d) da
existência de água líquida no passado.
e) de sinais
de rádio oriundos do planeta.
7. Dentre as teorias desenvolvidas para explicar a origem
da vida, a teoria da abiogênese se constituiu num verdadeiro entrave para o
progresso da Biologia. São informações corretas sobre esta teoria:
A) Foi proposta por Pasteur e
defendia que um ser vivo só pode se originar de outro ser vivo.
B) Foi amplamente divulgada por
Aristóteles e defendia a possibilidade de os seres vivos surgirem
espontaneamente de matéria sem vida.
C) Foi defendida por Redi e
Spallanzani que provaram a sua veracidade por meio de experiências bem
sucedidas.
D) Foi contestada por Needham e
Joblot através dos famosos caldos nutritivos preparados à base de carne.
E) Teve em Pasteur um grande
defensor.
8. (UESPI)
“Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo
ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período,
os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”.
Sobre as
ideias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado
ilustra a teoria da:
a) Geração
Espontânea.
b) Clonagem.
c) Seleção
Natural.
d)
Biogênese.
e)
Quimiossíntese.
9. (PAS-UFLA) Em relação à
Teoria da Biogênese, apresentam-se as proposições abaixo:
I. É uma teoria segundo a qual
um ser vivo se origina somente a partir de processos de reprodução.
II. Segundo essa teoria, a vida
pode surgir a partir de matéria inanimada.
III. Os experimentos de Redi e
de Pasteur, nos séculos XVII e XIX, respectivamente, foram muito importantes
para a credibilidade dessa teoria.
IV. Os diferentes experimentos
e pesquisas realizados com o objetivo de consolidar a Teoria da Biogênese
levaram à descrença da Teoria da Geração Espontânea.
Assinale a alternativa CORRETA.
a)
Apenas as proposições III e IV estão corretas.
b)
Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.
c)
Apenas as proposições II e III estão corretas.
d)
Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
10. A abiogênese ou teoria da geração espontânea por muito
tempo foi aceita pelos estudiosos, entretanto, hoje sabemos que ela está
completamente incorreta. Dentre os nomes abaixo, marque o único que representa
um pesquisador que aceitava essa teoria.
a) Francesco
Redi.
b) Louis
Pasteur.
c)
Aristóteles.
d) Charles
Darwin.
e) Lamarck.
11. (UCDB-MT) Analise as afirmações:
I — Quando
se deixa um pedaço de carne exposto ao ar, nele podem aparecer vermes.
II — Se o
frasco que contém os pedaços de carne for coberto por uma gaze, os vermes
aparecem na gaze e não na carne.
Essas
afirmações fortalecem a teoria da origem da vida chamada:
a)
Abiogênese.
b) Geração
espontânea.
c) Hipótese
de Malthus.
d)
Biogênese.
e) Hipótese
de Galileu.
12. Até meados do século XIX, era muito comum a ideia de que
seres vivos poderiam surgir da matéria sem vida. De um pedaço de carne, por
exemplo, de acordo com essa ideia, poderia surgir larvas. Analise as
alternativas e marque o nome dado a essa teoria.
a)
Criacionismo.
b)
Absolutismo.
c) Abiogênese.
d)
Biogênese.
e)
Panspermia.
13. A Origem
da vida na Terra é um assunto que sempre preocupou a humanidade e que desperta
opiniões controversas e debates acalorados entre partidários de diferentes
correntes. A partir disso e de seus conhecimentos sobre o assunto, descreva
duas dessas correntes.
14-Interessantemente, a dualidade matéria/vida nos animais já aparecia na escola socrática, da qual Aristóteles era membro. Nela, havia o pensamento de que entre os animais superiores, o “sopro vital” passaria para os descendentes por meio da reprodução. Entretanto, Aristóteles acreditava que alguns seres como os insetos, enguias e ostras apareciam de forma espontânea. Essa concepção é conhecida como “Geração Espontânea”. Descreva a “Geração Espontânea”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário