Revisão sobre Botânica

 


 

1. (UFJF-MG) Indique a alternativa que apresenta a associação correta entre a estrutura e o processo envolvidos com a eliminação de água, no estado líquido, pelas plantas:

a) pêlos absorventes – absorção

b) hidatódios – gutação

c) haustórios – transpiração

d) gavinhas – evaporação

 

2. (Enem Digital 2020) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.

Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?

A.    Arquegônio, que protege o embrião multicelular

B.    Broto, que propaga vegetativamente as plantas

C.   Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão

D.   Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada

E.    Semente alada, que favorece a dispersão aérea


 3. (Enem 2016 PPL) Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.

As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:

A.    Raízes escoras e respiratórias.

B.    Raízes tabulares e folhas largas.

C.   Casca grossa e galhos retorcidos.

D.   Raízes aéreas e perpendiculares ao solo.

E.    Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.

 4. (Enem 2016) A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.

 


Mesmo que essa planta viesse sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.

O que garante o transporte dessa seiva é a

A.    Gutação.

B.    Gravidade.

C.   Respiração.

D.   Fotossíntese.

E.    Transpiração.

  

5. (Vunesp) “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic, julho/2002).

a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais.

b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?

 

6. Em uma aula prática sobre o Reino Plantae, foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:

I. estróbilos femininos e masculinos;

II. filoides;

III. folhas com a presença de soros;

IV. flores hermafroditas.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente, em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas:

a)    Briófitas – Pteridófitas – Gimnospermas – Angiospermas

b)    Gimnospermas – Angiospermas – Pteridófitas – Briófitas

c)     Gimnospermas – Briófitas – Pteridófitas – Angiospermas

d)    Gimnospermas – Briófitas – Angiospermas – Pteridófitas

e)    Gimnospermas – Pteridófitas – Briófitas – Angiospermas

  7. Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Reino Vegetal:

A) As Briófitas não possuem vasos especializados no transporte de seiva.

B) As Gimnospermas possuem sementes, mas não formam frutos.

C) As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva.

D) O milho e arroz são Angiospermas Dicotiledôneas.

E) O pinheiro-do-Paraná é uma Gimnosperma.

 

8. Algumas características ajudam a identificar uma monocotiledônea. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica uma característica que não é encontrada em monocotiledôneas.

a) Folhas com venação paralela

b) Flores trímeras

c) Embrião com um cotilédone

d) Caule com feixes dispostos em anel

e) Raízes fasciculadas

 

9. (Uece 2015) Apesar de serem mais conhecidas pela maioria das pessoas por sua função decorativa, as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução nas angiospermas, sendo compostas por folhas modificadas, com funções específicas, denominadas verticilos florais. Com relação aos verticilos florais, pode-se afirmar corretamente que

a) as tépalas são o conjunto de pétalas coloridas e a corola compreende o conjunto de sépalas.

b) a corola corresponde ao conjunto de sépalas e o perianto compreende o conjunto de pétalas.

c) o cálice é constituído pelas sépalas; já a corola é constituída pelas pétalas.

d) todas as flores possuem cálice, corola, androceu e gineceu.

 

10. As plantas carnívoras, diferentemente de outras, são capazes de atrair, capturar e digerir pequenos animais, principalmente os insetos. Essa adaptação favorece sua sobrevivência porque elas

a) são incapazes de realizar fotossíntese.

b) vivem em solos pobres em alguns nutrientes.

c) reduzem as populações de seus próprios predadores.

d) sintetizam estruturas protetoras com a quitina digerida.

 

11. (Uece 2016) No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.

I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.

II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.

 III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.

IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto. Está correto o que se afirma em

a) III e IV apenas.

 b) I, II e IV apenas.

c) I, II e III apenas.

d) I, II, III e IV.

 

12. (UNESP) Considere uma refeição onde estão incluídos arroz branco, feijão, batata inglesa, alface e pimentão. Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos vegetais citados, na ordem em que foram apresentados.

a) Endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) Endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) Semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) Fruto, semente, raiz, folha e endosperma da semente.
e) Semente, fruto, caule, folha, e fruto.

 

13. Assinale os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F).

(   ) A raiz é um órgão geralmente clorofilado, sendo responsável pela fotossíntese e absorção de seiva elaborada do solo.

(   ) A gema terminal do caule promove o crescimento longitudinal do vegetal.

 (   ) A coifa protege a gema apical do caule do atrito com o ar.

(     ) O caule dos coqueiros é chamado de estipe, o qual possui as folhas saindo do ápice, não havendo formação de galhos.

(    ) Todo caule é exclusivamente aéreo, não havendo exemplares subterrâneos nem aquáticos.

 

14. FAMERP 2018: Analise a ampliação de uma imagem em escala microscópica.

 


 

Observa-se na imagem parte do tecido proveniente de uma árvore do grupo angiosperma, contendo duas estruturas em evidência. Em uma árvore adulta, tais estruturas são encontradas

a) principalmente nas folhas, e sua função é realizar a transpiração.

b) principalmente no caule, e sua função é reter a água.

c) principalmente na raiz e no caule, e sua função é secretar hormônios.

d) na região pilífera da raiz, e sua função é realizar a absorção de água e sais.

e) em toda a árvore, e sua função é realizar as trocas gasosas.

 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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