1. (UFJF-MG) Indique a alternativa que apresenta a associação correta
entre a estrutura e o processo envolvidos com a eliminação de água, no estado
líquido, pelas plantas:
a) pêlos absorventes – absorção
b) hidatódios – gutação
c) haustórios – transpiração
d) gavinhas – evaporação
2.
(Enem
Digital 2020) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas
plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas
reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem
para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem
diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse
grupo vegetal.
Qual
estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao
incremento do referido processo nesse grupo vegetal?
A.
Arquegônio,
que protege o embrião multicelular
B.
Broto,
que propaga vegetativamente as plantas
C.
Fruto,
que garante uma maior eficiência na dispersão
D.
Grão de
pólen, que favorece a fecundação cruzada
E.
Semente
alada, que favorece a dispersão aérea
3. (Enem 2016 PPL) Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.
As
características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada
pela professora são:
A.
Raízes
escoras e respiratórias.
B.
Raízes
tabulares e folhas largas.
C.
Casca
grossa e galhos retorcidos.
D.
Raízes
aéreas e perpendiculares ao solo.
E.
Folhas
reduzidas ou modificadas em espinhos.
4. (Enem 2016) A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.
Mesmo que
essa planta viesse sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada
para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que
garante o transporte dessa seiva é a
A.
Gutação.
B.
Gravidade.
C.
Respiração.
D.
Fotossíntese.
E.
Transpiração.
5. (Vunesp)
“Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas
na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a
grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas
multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova
indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A
reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores
floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos,
foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram
novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com
sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic,
julho/2002).
a)
Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade
genética das populações vegetais.
b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?
6. Em uma aula prática sobre o Reino Plantae,
foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de
plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e
reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos
presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:
I.
estróbilos femininos e masculinos;
II. filoides;
III. folhas com a presença de soros;
IV. flores hermafroditas.
Nesse
contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente,
em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas:
a) Briófitas – Pteridófitas – Gimnospermas –
Angiospermas
b) Gimnospermas – Angiospermas – Pteridófitas –
Briófitas
c) Gimnospermas – Briófitas – Pteridófitas –
Angiospermas
d) Gimnospermas – Briófitas – Angiospermas –
Pteridófitas
e) Gimnospermas – Pteridófitas – Briófitas –
Angiospermas
7. Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Reino Vegetal:
A) As Briófitas não possuem vasos
especializados no transporte de seiva.
B) As Gimnospermas possuem
sementes, mas não formam frutos.
C) As Pteridófitas possuem vasos
condutores de seiva.
D) O milho e arroz são Angiospermas
Dicotiledôneas.
E) O pinheiro-do-Paraná é uma
Gimnosperma.
8. Algumas
características ajudam a identificar uma monocotiledônea. Analise as
alternativas abaixo e marque aquela que indica uma característica que não é
encontrada em monocotiledôneas.
a) Folhas com venação paralela
b) Flores trímeras
c) Embrião com um cotilédone
d) Caule com feixes dispostos em anel
e) Raízes fasciculadas
9. (Uece
2015) Apesar de serem mais conhecidas pela maioria das pessoas por sua função
decorativa, as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução nas
angiospermas, sendo compostas por folhas modificadas, com funções específicas,
denominadas verticilos florais. Com relação aos verticilos florais, pode-se
afirmar corretamente que
a)
as tépalas são o conjunto de pétalas coloridas e a corola compreende o conjunto
de sépalas.
b) a
corola corresponde ao conjunto de sépalas e o perianto compreende o conjunto de
pétalas.
c) o
cálice é constituído pelas sépalas; já a corola é constituída pelas pétalas.
d)
todas as flores possuem cálice, corola, androceu e gineceu.
10. As
plantas carnívoras, diferentemente de outras, são capazes de atrair, capturar e
digerir pequenos animais, principalmente os insetos. Essa adaptação favorece
sua sobrevivência porque elas
a)
são incapazes de realizar fotossíntese.
b)
vivem em solos pobres em alguns nutrientes.
c)
reduzem as populações de seus próprios predadores.
d)
sintetizam estruturas protetoras com a quitina digerida.
11. (Uece
2016) No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O
cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na
região Nordeste do Brasil.
II.
Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada,
muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu
sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV.
A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede
do fruto por um só ponto. Está correto o que se afirma em
a)
III e IV apenas.
b) I, II e IV apenas.
c)
I, II e III apenas.
d)
I, II, III e IV.
12. (UNESP) Considere
uma refeição onde estão incluídos arroz branco, feijão, batata inglesa, alface
e pimentão. Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos
vegetais citados, na ordem em que foram apresentados.
a)
Endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) Endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) Semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) Fruto, semente, raiz, folha e endosperma da semente.
e) Semente, fruto, caule, folha, e fruto.
13. Assinale os itens
abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) A raiz é um órgão geralmente clorofilado,
sendo responsável pela fotossíntese e absorção de seiva elaborada do solo.
( ) A gema terminal do caule promove o
crescimento longitudinal do vegetal.
( ) A
coifa protege a gema apical do caule do atrito com o ar.
( ) O caule dos coqueiros é chamado de
estipe, o qual possui as folhas saindo do ápice, não havendo formação de
galhos.
( ) Todo caule é exclusivamente aéreo, não
havendo exemplares subterrâneos nem aquáticos.
14. FAMERP 2018: Analise a ampliação de uma
imagem em escala microscópica.
Observa-se na imagem parte do tecido proveniente de uma árvore do grupo
angiosperma, contendo duas estruturas em evidência. Em uma árvore adulta, tais
estruturas são encontradas
a) principalmente nas
folhas, e sua função é realizar a transpiração.
b) principalmente no
caule, e sua função é reter a água.
c) principalmente na
raiz e no caule, e sua função é secretar hormônios.
d) na região pilífera
da raiz, e sua função é realizar a absorção de água e sais.
e) em toda a árvore,
e sua função é realizar as trocas gasosas.
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