Questões PISM sobre Moluscos

 

 


OS MOLUSCOS

(B) - Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos moluscos (gastrópodos, cefalópodos e bivalvos). (G) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos moluscos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos moluscos.

 

1. Os moluscos representam o segundo maior filo animal, com mais de 100 mil espécies descritas, compreendendo, na sua maioria, animais marinhos. Dentre as afirmativas abaixo sobre os moluscos, a INCORRETA é:

a) apresentam simetria bilateral, são triblásticos e celomados.

b) apresentam corpo dividido em região cefálica, pé e massa visceral.

c) apresentam tubo digestivo completo e algumas espécies possuem rádula para raspar o alimento.

d) as espécies terrestres possuem fecundação externa e desenvolvimento indireto com a formação de larvas.

e) a maioria apresenta circulação aberta e os excretas são retirados do celoma pelos nefrídios.

 

RESP : D

 

2. A figura abaixo é uma representação das principais características corporais encontradas no Filo Mollusca. Os números I, II e III representam algumas classes de moluscos.




a) Denomine uma classe da figura acima que inclui moluscos com rádula e outra sem rádula:

Resposta: Com rádula: Gastropoda e Cephalopoda; caracol e polvo; caramujo e lula ou II e III; Sem rádula: Bivalvia ou Pelecypoda (ostras, mariscos e mexilhões); concha ou I.

b) Como os moluscos sem rádula se alimentam?

Resposta: As minúsculas partículas de alimento presentes no meio são captadas através dos cílios; eles se alimentam ingerindo água e filtrando pequenas partículas de alimento; ingerem plancton.

c) Cite um exemplo que demonstra a importância ecológica dos bivalves

Resposta: Participam das cadeias alimentares; são bioindicadores da qualidade da água, pois são animais filtradores e capazes de concentrar toxinas e poluentes presentes na água; são filtradores limpando a água; são bioindicadores de poluição; servem de abrigo para outros animais dentre outros.

 

3. Os moluscos são conhecidos pela produção de pérolas, muito usadas na fabricação de jóias. Em relação a este fenômeno, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) as pérolas são encontradas nos bivalves;

 b) as pérolas são formadas a partir de partícula estranha que penetra entre o manto e a concha do molusco;

c) sucessivas camadas nacaradas são secretadas pelo epitélio que reveste o manto, sobre a partícula estranha;

d) o epitélio do manto envolve completamente o corpo estranho e secreta nácar em finas camadas concêntricas;

e) a rádula, presentes nos bivalves, produz o nácar que envolve o corpo estranho.

 

RESP : E

 

4. Ao observar detalhadamente alguns moluscos bivalvos (ostras e mexilhões) e insetos coleópteros (besouros e joaninhas), um estudante fez as seguintes afirmativas:

I. ambos apresentam o corpo protegido por um exoesqueleto que nos moluscos é calcáreo e nos insetos é quitinoso.

II. como o exoesqueleto limita o crescimento, no decorrer do desenvolvimento dos moluscos e dos insetos ocorrem as mudas que são controladas pelo hormônio denominado ecdisona.

III. como a presença do exoesqueleto impede a respiração cutânea, nos bivalvos a respiração é geralmente branquial e nos coleópteros ela se faz por órgãos denominados traquéias.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I, II e III.

 

RESP : C

 

5. Dentre as espécies invasoras que mais têm causado prejuízo recentemente, estão duas espécies de moluscos: o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário da China, e a acatina (Achatina fulica), um gastrópode terrestre originário da África. O ambiente propício aliado à ausência de predadores eficazes e de parasitas dessas espécies na América do Sul possibilitou a sua rápida expansão, principalmente, devido à sua imensa capacidade reprodutiva. Essas duas espécies exemplificam a diversidade de modos de reprodução que ocorre nos moluscos. O mexilhão é DIÓICO, tem FECUNDAÇÃO (CRUZADA) EXTERNA e DESENVOLVIMENTO INDIRETO, enquanto a acatina é MONÓICA, tem FECUNDAÇÃO (CRUZADA) INTERNA e DESENVOLVIMENTO DIRETO.

Em relação às espécies, explique o significado dos termos em destaque.




b) Considerando que o estágio larval está presente no ciclo de vida de muitos moluscos, apresente uma vantagem e uma desvantagem da sua existência. b1) Vantagem do estágio larval

b2) Desvantagem do estágio larval

Gabarito

Dióica: Espécie com indivíduos unissexuados (indivíduos exclusivamente masculinos e exclusivamente femininos).

 Monóica: Espécie com indivíduos bissexuados (o mesmo indivíduo é masculino e feminino, ainda que em épocas diferentes).

Fecundação externa: Espécie em que macho e fêmea liberam gametas que se encontram no ambiente externo (água) onde ocorre a fecundação.

Fecundação interna: Espécie onde a fecundação ocorre através de cópula, dentro do indivíduo que fornece o gameta feminino.

Desenvolvimento direto: Aquele que ocorre sem fase larval distinta, de modo que o indivíduo recém eclodido é semelhante ao adulto.

Desenvolvimento indireto: Aquele que ocorre através de fase larval distinta, de modo que o indivíduo recém eclodido é diferente do adulto.

b) Considerando que o estágio larval está presente no ciclo de vida de muitos moluscos, apresente uma vantagem e uma desvantagem da sua existência. b1) Em muitos casos, o menor investimento individual possibilita número muito maior de descendentes, o que aumenta as chances de sobrevivência da espécie. Como o hábito alimentar da larva difere do adulto, não há competição pelo mesmo recurso.

A ausência de cuidado parental libera o adulto para cuidar da sua própria sobrevivência, o que aumenta sua chance para outras reproduções.

b2) O menor investimento individual, embora gere mais descendentes, resulta em menor chance de sobrevivência a cada indivíduo recém nascido, de modo que nesse estágio a taxa de mortalidade é máxima para a espécie. Em muitos casos, o hábitat, embora propício ao adulto (fixo ou terrestre), não é adequado (ao correspondente) à larva (aquática e móvel), resultando em altos índices de mortalidade. Em muitos casos, a passagem da forma larval para a forma adulta acontece através de metamorfose, momento especialmente frágil e vulnerável no ciclo de vida dessas espécies.

 

6. Em uma aula de ciências, os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas.

Algumas dessas informações são apresentadas abaixo.

I. Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.

II. Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores).

III. Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase.

IV. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.

a) I e II

b) I, II e III

c) I e IV

d) II e IV

e) III e IV

RESP : C

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário