OS MOLUSCOS
(B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos moluscos
(gastrópodos, cefalópodos e bivalvos). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do
ambiente e de locomoção dos moluscos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
(G) - Analisar e avaliar situações que
envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica dos moluscos.
1. Os moluscos representam o
segundo maior filo animal, com mais de 100 mil espécies descritas,
compreendendo, na sua maioria, animais marinhos. Dentre as afirmativas abaixo
sobre os moluscos, a INCORRETA é:
a) apresentam simetria
bilateral, são triblásticos e celomados.
b) apresentam corpo dividido
em região cefálica, pé e massa visceral.
c) apresentam tubo digestivo
completo e algumas espécies possuem rádula para raspar o alimento.
d) as espécies terrestres possuem
fecundação externa e desenvolvimento indireto com a formação de larvas.
e) a maioria apresenta
circulação aberta e os excretas são retirados do celoma pelos nefrídios.
RESP : D
2. A figura abaixo é uma representação das
principais características corporais encontradas no Filo Mollusca. Os números
I, II e III representam algumas classes de moluscos.
a) Denomine uma classe da figura acima que inclui
moluscos com rádula e outra sem rádula:
Resposta: Com rádula: Gastropoda e Cephalopoda;
caracol e polvo; caramujo e lula ou II e III; Sem rádula: Bivalvia ou
Pelecypoda (ostras, mariscos e mexilhões); concha ou I.
b) Como os moluscos sem rádula se alimentam?
Resposta: As minúsculas partículas de alimento
presentes no meio são captadas através dos cílios; eles se alimentam ingerindo
água e filtrando pequenas partículas de alimento; ingerem plancton.
c) Cite um exemplo que demonstra a importância ecológica
dos bivalves
Resposta:
Participam das cadeias alimentares; são bioindicadores da qualidade da água,
pois são animais filtradores e capazes de concentrar toxinas e poluentes
presentes na água; são filtradores limpando a água; são bioindicadores de
poluição; servem de abrigo para outros animais dentre outros.
3. Os moluscos são
conhecidos pela produção de pérolas, muito usadas na fabricação de jóias. Em
relação a este fenômeno, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) as pérolas são
encontradas nos bivalves;
b) as pérolas são formadas a partir de
partícula estranha que penetra entre o manto e a concha do molusco;
c) sucessivas camadas
nacaradas são secretadas pelo epitélio que reveste o manto, sobre a partícula
estranha;
d) o epitélio do manto
envolve completamente o corpo estranho e secreta nácar em finas camadas
concêntricas;
e) a rádula, presentes nos
bivalves, produz o nácar que envolve o corpo estranho.
RESP : E
4. Ao observar detalhadamente
alguns moluscos bivalvos (ostras e mexilhões) e insetos coleópteros (besouros e
joaninhas), um estudante fez as seguintes afirmativas:
I. ambos apresentam o corpo
protegido por um exoesqueleto que nos moluscos é calcáreo e nos insetos é
quitinoso.
II. como o exoesqueleto
limita o crescimento, no decorrer do desenvolvimento dos moluscos e dos insetos
ocorrem as mudas que são controladas pelo hormônio denominado ecdisona.
III. como a presença do
exoesqueleto impede a respiração cutânea, nos bivalvos a respiração é
geralmente branquial e nos coleópteros ela se faz por órgãos denominados
traquéias.
Estão CORRETAS as
afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I, II e III.
RESP : C
5. Dentre as espécies
invasoras que mais têm causado prejuízo recentemente, estão duas espécies de
moluscos: o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce
originário da China, e a acatina (Achatina fulica), um gastrópode terrestre
originário da África. O ambiente propício aliado à ausência de predadores
eficazes e de parasitas dessas espécies na América do Sul possibilitou a sua
rápida expansão, principalmente, devido à sua imensa capacidade reprodutiva.
Essas duas espécies exemplificam a diversidade de modos de reprodução que
ocorre nos moluscos. O mexilhão é DIÓICO, tem FECUNDAÇÃO (CRUZADA) EXTERNA e
DESENVOLVIMENTO INDIRETO, enquanto a acatina é MONÓICA, tem FECUNDAÇÃO
(CRUZADA) INTERNA e DESENVOLVIMENTO DIRETO.
Em relação às espécies,
explique o significado dos termos em destaque.
b) Considerando que o estágio larval está presente no
ciclo de vida de muitos moluscos, apresente uma vantagem e uma desvantagem da
sua existência. b1) Vantagem do estágio larval
b2) Desvantagem do estágio larval
Gabarito
Dióica: Espécie
com indivíduos unissexuados (indivíduos exclusivamente masculinos e
exclusivamente femininos).
Monóica: Espécie com indivíduos bissexuados (o
mesmo indivíduo é masculino e feminino, ainda que em épocas diferentes).
Fecundação
externa: Espécie em que macho e fêmea liberam gametas que se encontram no
ambiente externo (água) onde ocorre a fecundação.
Fecundação
interna: Espécie onde a fecundação ocorre através de cópula, dentro do
indivíduo que fornece o gameta feminino.
Desenvolvimento
direto: Aquele que ocorre sem fase larval distinta, de modo que o indivíduo
recém eclodido é semelhante ao adulto.
Desenvolvimento
indireto: Aquele que ocorre através de fase larval distinta, de modo que o
indivíduo recém eclodido é diferente do adulto.
b) Considerando
que o estágio larval está presente no ciclo de vida de muitos moluscos,
apresente uma vantagem e uma desvantagem da sua existência. b1) Em muitos
casos, o menor investimento individual possibilita número muito maior de
descendentes, o que aumenta as chances de sobrevivência da espécie. Como o
hábito alimentar da larva difere do adulto, não há competição pelo mesmo
recurso.
A ausência de
cuidado parental libera o adulto para cuidar da sua própria sobrevivência, o
que aumenta sua chance para outras reproduções.
b2) O menor
investimento individual, embora gere mais descendentes, resulta em menor chance
de sobrevivência a cada indivíduo recém nascido, de modo que nesse estágio a
taxa de mortalidade é máxima para a espécie. Em muitos casos, o hábitat, embora
propício ao adulto (fixo ou terrestre), não é adequado (ao correspondente) à
larva (aquática e móvel), resultando em altos índices de mortalidade. Em muitos
casos, a passagem da forma larval para a forma adulta acontece através de
metamorfose, momento especialmente frágil e vulnerável no ciclo de vida dessas
espécies.
6. Em uma aula de ciências,
os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de
espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no
qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas.
Algumas dessas informações
são apresentadas abaixo.
I. Cnidários possuem células
especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações
dolorosas na pele de pessoas que os tocam.
II. Algumas espécies de
moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula
(dentes raspadores).
III. Protozoários flagelados
causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando
uma doença conhecida como elefantíase.
IV. Devido ao seu hábito
alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de
sangrias, em pacientes com pressão alta.
Assinale a opção que
apresenta somente afirmativas CORRETAS.
a) I e II
b) I, II e III
c) I e IV
d) II e IV
e) III e IV
RESP : C
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