Resumo sobre Artrópodes

 


Artrópodes

O filo Arthropoda (do grego, arthron = articulação + podos = pés) é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos.

Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera.

Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").

 

 

sistema digestório é completo (boca e ânus), com peças bucais (mandíbulas, quelíceras, entre outras) adaptadas à alimentação, tubo digestório com regiões diferenciadas e glândulas acessórias. A digestão é extracelular.

 

O sistema circulatório é aberto (lacunar), com um coração dorsal que bombeia a hemolinfa (líquido sanguíneo) por espaços dentro do corpo;

 

A respiração pode ser por traquéias (que levam o ar direto aos tecidos),  filotraqueias ou brânquias.

 

sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão nervoso ventral com pares de gânglios distribuídos por segmento.

 

A excreção pode ser realizada pelos túbulos de Malpighi, glândulas antenais (glândulas verdes) e glândulas coxais.

 

sistema sensorial dos artrópodes é bem desenvolvido, todos possuem pelos quimiorreceptores no corpo com função táctil, as antenas também tem função táctil e os insetos e crustáceos possuem olhos compostos.

 

A reprodução é sexuada (com presença de gametas) e a maioria dos artrópodes é dioica (sexos separados). Em geral, nos crustáceos a fecundação é externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com vários estágios larvais, nos insetos e aracnídeos a fecundação é interna, sendo que nos insetos o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com ocorrência de metamorfose completa ou gradual.

 

Classificação

Costuma-se classificar os artrópodes levando em conta as divisões do corpo, o número de patas e a existência ou não de antenas e de outros apêndices (pedipalpos e quelíceras, por exemplo). Levando-se em conta esses elementos e a abordagem evolutiva, os representantes do filo Arthropoda seriam agrupados em cinco classes principais:



Insetos- barata, borboleta, pulga, abelha, grilo, formiga, besouro, etc.

São artrópodes com seis patas distribuída em três pares ligadas ao tórax. Os insetos apresentam o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas, dois pares de asas, na maioria das vezes, mas há espécies com apenas um par e outras sem asas. A respiração ocorre através das traquéias que levam o oxigênio diretamente as células, sem a participação do sangue. O sistema circulatório é aberto e a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi. São animais ovíparos, que podem apresentar três tipos de desenvolvimento: direto sem metamorfose; indireto com metamorfose completa ou indireto com metamorfose incompleta.

 


 

 

Crustáceos- siri, lagosta, camarão, etc.

 Nos crustáceos a cabeça e o tórax estão fundidos em uma peça única, o cefalotórax; na cabeça, há dois pares de antenas e o abdômen apresenta apêndices articulados natatórios birremes (dois ramos presos a uma base). Na cabeça, estão presentes, além dos dois pares de antenas, dois olhos compostos, geralmente pedunculados, e, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices acessórios na obtênção do alimento.

 

Aracnídeos- aranha, escorpião, carrapato, etc.

A classe dos aracnídeos  é composta de animais com 4 pares de patas e sem antenas, no lugar de mandíbulas possuem quelíceras e palpos, sendo assim chamados quelicerados,entre eles, Exemplos: aranha, carrapato, escorpião, ácaro;O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome.

 

Quilópodes

Apresentam o corpo dividido em cabeça e tronco longo. Além disso, possuem um par de antenas, um par de patas por segmento, mandíbulas e dois pares de maxilas como peças bucais. A respiração é traqueal, e o desenvolvimento é direto. São animais terrestres. As centopéias ou lacraias são as representantes desse grupo.

 

Diplópodes

Apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome longo. Possuem também um par de antenas, dois pares de patas por segmento, mandíbulas e um par de maxilas como peças bucais. A respiração é traqueal, e o desenvolvimento é direto. São animais terrestres. Os piolhos-de-cobra são os representantes desse grupo.

 

 



Acesse o QR Code com questões resolvidas sobre artrópodes





Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário