Resumo: Anatomia Vegetal



A Anatomia Vegetal trata de temas relacionados à morfologia externa e interna das plantas.

Estrutura das plantas

Raiz: parte que fica fixada abaixo da terra, responsável pela coleta de minerais e água. É uma estrutura de extrema importância para a vida da planta. A ponta da raiz (parte final) é envolvida pela coifa, que protege a raiz e ajuda na perfuração do solo. Existem também nas raízes os pelos radiculares, responsáveis por aumentar o poder de absorção das raízes.

Estrutura externa da raiz




Tipos de raízes: Fasciculada, pivotante, sugadora, tuberosa, respiratória,suporte,etc.


 
Tipos de Raiz








Caule: estrutura que garante a sustentação do vegetal, além de fazer o transporte da seiva (nutrientes e água). O caule é composto por epiderme (camada externa), córtex (camada interna) e estelo (parte central).

 


  
Folha: órgãos vegetais responsáveis pela captação de luz solar e realização de trocas de gases com a atmosfera (para realização da respiração e fotossíntese). As folhas apresentam três estruturas: Bainha (parte que se prende ao caule), Pecíolo (fica entre a bainha e as lâminas das folhas) e Limbo (lâminas das folhas que fazem a captação de luz solar e gás carbônico).







Flor: produz as sementes dos vegetais, através da reprodução sexuada. Portanto, a flor é a estrutura reprodutora dos vegetais.





Fruto: em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes. O que se conhece popularmente por “frutas” não tem significado botânico. Fruta é aquilo que tem sabor agradável, às vezes azedo, às vezes doce. É o caso da laranja, pêssego, caju, banana, pêra, maça, morango, amora. Note que nem toda fruta é fruto verdadeiro. Já o tomate, a berinjela, o jiló e a abobrinha, entre outros, são frutos verdadeiros, mas não são frutas.

Origem: os frutos verdadeiros derivam do ovário das flores.






Estrutura do fruto




Tipos de frutos


OBS: Pseudofrutos, também conhecidos como falsos frutos, são estruturas vegetais suculentas (ricas em suco) que não são frutos, pois não são originários do ovário da planta. Desenvolvem-se de um tecido de planta ao lado de uma flor.



Semente: é a estrutura responsável pela propagação das plantas. É o óvulo fecundado e amadurecido das plantas.



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário