Revisão: Grupos Sanguíneos

 



1. A Polialelia é o tipo de herança genética determinada por 3 ou mais alelos que condicionam um só caráter, obedecendo aos padrões mendelianos. Ocorre quando surgem novos alelos por mutações que provocam alterações na proteína original. É esse o tipo de herança genética responsável pela determinação do sistema ABO, que caracteriza os tipos sanguíneos, A, B, AB e O, sendo os alelos responsáveis por esses fenótipos: Ia, Ib e i. Antônio é grupo sanguíneo tipo A e seus pais são grupo sanguíneo A e O, ele está pretendendo ter filhos com Rosa (grupo B), cujos pais possuem grupo sanguíneo B e O.

De posse desses conhecimentos, marque a alternativa que lista CORRETAMENTE os possíveis tipos sanguíneos dos filhos de Antônio e Rosa. 

a) A, B, AB e O.

b) A, B e AB.

c) A e B.

d) A e O.

e) B e AB.


2. A eritroblastose fetal é uma doença que pode ocorrer em fetos com fator Rh+ e a mãe com fator Rh– . Essa doença surge quando

a) o pai possui fator Rh+ em homozigose recessiva.

 b) a mãe possui o fator Rh– em homozigose dominante.

 c) a mãe possui o fator Rh– em homozigose recessiva e o pai possui o fator Rh+ em heterozigose ou homozigose

 d) o pai possui o fator Rh– em homozigose recessiva e a mãe pode possuir o fator Rh– em heterozigose.

e) ambos possuem o fator Rh– em homozigose recessiva.


3. Uma mulher do grupo sanguíneo B, casada com um homem do mesmo grupo sangüíneo, tem uma criança do grupo sangüíneo O. O marido, desconfiado, acusa um indivíduo do grupo sanguíneo AB de ser o pai da criança. De acordo com o sistema sangüíneo ABO, assinale a alternativa correta.

a) A acusação é válida, pois o homem AB possui o gene IA.

b) A acusação é válida, pois o homem AB possui o gene IB.

c) A acusação não é válida, pois o homem AB possui o genótipo ii.

d) A acusação não é válida, pois o homem AB não possui o gene i.

e) n.d.a.


4. Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:

Chaplin – sangue tipo O

Mãe da criança – sangue tipo A

Criança – sangue tipo B

Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

a) A criança era seguramente heterozigota.

b) A mãe era seguramente homozigota.

c) Chaplin era homozigoto dominante.

d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.


5. Os grupos sanguíneos, que foram descobertos há pouco mais de cem anos, são determinados geneticamente, como um caráter mendeliano. A respeito dessa temática, assinale o que for correto.
(01) De acordo com o sistema de grupos sanguíneos ABO, são possíveis oito genótipos diferentes.
(02) Em relação ao sistema sanguíneo ABO, no cruzamento A com B podem ocorrer descendentes sem anticorpos (aglutininas) no plasma.
(04) Nas transfusões de sangue, o aglutinogênio presente nas hemácias (antígeno) do doador deve ser compatível com a aglutinina presente no plasma (anticorpo) do receptor.
(08) Existem diferentes grupos sanguíneos na espécie humana, reunidos no sistema ABO. Quando gotas de sangue de pessoas distintas são misturadas sobre uma lâmina de vidro, pode haver ou não aglutinação das hemácias. A aglutinação é característica da reação antígeno-anticorpo.
(16) Um homem do grupo sangüíneo AB e uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O poderão ter apenas filhos do grupo O.
Soma:

6.  O quadro abaixo relaciona os indivíduos com seus respectivos tipos sanguíneos e, baseado nele, é incorreto afirmar que:
NOME
ANTÍGENO
ANTICORPO
Carla
A
Anti-B
Tiago
B
Anti-A
Maura
A e B
Luiz
Anti-A e anti-B
a) Carla possui sangue tipo A.
b) Luiz é doador universal.
c) Luiz pode doar sangue para Carla, Tiago e Maura.
d) Maura pode receber sangue de Carla, Tiago e Luiz.
e) Se Luiz se casar com Maura, poderão ter filhos com sangue O e AB.

7. No sistema ABO, observamos a existência de quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses quatro tipos sanguíneos são determinados por quantos alelos?

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6


8. Após uma aula de biologia sobre a genética do sistema ABO, um garoto questionou seus pais sobre o tipo de sangue que possuíam. A mãe informou-lhe que o tipo sanguíneo dela era A e que o do pai era B. Segundo essas informações, o garoto pode apresentar quais tipos sanguíneos:

a) Somente sangue A ou B.

b) Somente sangue A, B ou AB.

c) Somente sangue A, B ou O.

d) Somente sangue A ou O.

e) A, B, AB ou O.


9. Conhecer os grupos sanguíneos é fundamental para a realização segura de transfusões de sangue. O sangue tipo A, por exemplo, não pode receber sangue de doadores do tipo:

a) B e AB.

b) A e O.

c) B e O;

d) A e AB.

e) O e AB.


10. O sangue tipo O é frequentemente chamado de doador universal. Essa denominação é dada porque o sangue tipo O:

a) possui aglutinogênio A e B.

b) não possui aglutinina.

c) possui aglutinina anti-A.

d) possui aglutinogênio O.

e) não possui aglutinogênio.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário