Resumo: Moluscos


O termo molusco deriva do latim mollis, que significa “mole”. Como o próprio nome já indica, esses animais apresentam, como uma de suas características mais marcantes, a presença de corpo mole. Entretanto, na maioria das espécies, o corpo está protegido por uma concha de composição calcária, que apresenta, como principal função, a defesa contra predadores.

Os representantes mais conhecidos do grupo são os caramujos, os caracóis, as ostras, os polvos e as lulas.

Em segundo lugar em diversidade de espécies, os moluscos possuem mais de 150 000 espécies descritas. Podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce e em ambientes terrestres.

São animais de simetria bilateral e corpo mole, que normalmente está protegido por uma concha produzida por eles próprios, A concha pode ter uma ou duas partes, chamadas valvas. No caso de alguns gastrópodes, a valva encontra-se enrolada em espiral. O corpo dos moluscos é dividido em cabeça, massa visceral e pé.

A cabeça tem a boca e os órgãos dos sentidos (às vezes localizados na extremidade de tentáculos). O pé é uma massa musculosa e serve para o deslocamento do animal. A massa visceral compreende os órgãos internos do animal e está coberta por uma membrana chamada manto, encarregada de produzir a concha.

Na boca há uma espécie de língua, chamada rádula, recoberta de alguns dentículos duros, Eles servem para rasgar o alimento, que pode ser de origem vegetal ou animal.

O sistema nervoso dos moluscos é bastante desenvolvido e os órgãos dos sentidos são complexos.

As estruturas excretoras são os nefrídios

A respiração pode ser de três tipos:

·         Pulmonar: presente nos animais terrestres

·         Branquial: presente do animais de habitats aquáticos

·        Cutânea: também está presente em alguns animais terrestres mas como complemento da respiração pulmonar.

 O sistema circulatório dos moluscos pode ser de dois tipos:

·         Sistema circulatório aberto ou lacunar: quando o sangue circula em parte em vasos e sai para espaços entre as células (hemocele).

·  Sistema circulatório fechado: quando o sangue circula exclusivamente por vasos sanguíneos

 

Principais Grupos:

GASTRÓPODES

Têm um pé ventral com o qual se arrastam. O exemplo mais conhecido é o caracol terrestre; a maioria dos gastrópodes, no entanto, é marinha. Costumam ter uma concha espiralada que os protege, mas há os que não possuem concha, como as lesmas.




BIVALVES

A concha é formada por duas valvas que podem se abrir ou fechar. Não apresentam cabeça definida e o pé pode ser pequeno ou mesmo não existir. A maioria é marinha e alimenta-se por filtração, retendo partículas transportadas pela água.

 

CEFALÓPODES

Têm uma cabeça bem desenvolvida, ligada a vários tentáculos. O pé é um sifão que expulsa água sob pressão, contribuindo para seu deslocamento. A concha pode ser interna (como na lula) ou não existir (como no polvo).

 



 Acesse o Qr code com questões resolvidas sobre Moluscos



  

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário