Planejamento 2025 3 ano CMRB

 



O planejamento está estruturado para proporcionar uma visão integrada dos conteúdos, de maneira que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano e em contextos de vestibulares. A metodologia envolve aulas expositivas, atividades práticas, estudos de caso e debates, sempre com ênfase na interatividade e compreensão profunda dos temas.

Objetivo Geral:

Preparar os alunos para os vestibulares PISM e ENEM, abordando os principais conteúdos de biologia de forma contextualizada e integrada, promovendo a compreensão dos conceitos.


1º  e  2º Bimestres: Hereditariedade e Biotecnologia

Objetivos:

  • Compreender as leis de Mendel e suas aplicações.
  • Explorar conceitos de genética molecular e biotecnologia, com foco em engenharia genética e clonagem

Conteúdo:

  • Hereditariedade:
    • Leis de Mendel: dominância, segregação independente, entre
    • Relações de dominância entre alelos (dominância completa, incompleta,
    • Interação gênica: epistasia,
    • Grupos sanguíneos 
    • Herança ligada ao
    • Heredogramas 
    • Mutações e alterações cromossômicas (síndromes genéticas, mutações genéticas)
  • Biotecnologia:
    • Engenharia genética: transgenia, clonagem
    • Organismos geneticamente modificados (OGMs): exemplos e impacto
    • Avanços da genética molecular e suas aplicações (medicina p

Estratégias:

  • Aulas expositivas e práticas
  • Atividades interativas
  • Análise da participação do aluno
  • Feira de Biologia

3º Bimestre: Teorias Evolucionistas e Evidências Evolutivas

Objetivos:

  • Estudar as teorias evolutivas e a importância da seleção
  • Compreender as evidências que sustentam a teoria da evolução


Conteúdo:

  • Teorias Evolucionistas:
    • Lamarckismo, darwinismo e síntese moderna da evolução
    • Mecanismos de evolução: seleção natural, deriva genética, migração.
    • Equilíbrio de Hardy-Weinberg: definição e aplicação para entender a estabilidade genética.

  • Evidências Evolutivas:
    • Anatomia comparada: homologias e
    • Biologia molecular e ancestralidade: DNA, RNA, proteínas e
    • Fósseis e fósseis vivos: o registro paleontológico e sua importância.


Estratégias:

  • Aulas expositivas e práticas
  • Atividades interativas
  • Análise da participação do aluno
  • Avaliação contínua


4º Bimestre: Ecologia e Reprodução Humana

Objetivos:

  • Estudar os principais problemas ambientais e suas consequências.
  • Compreender o funcionamento dos sistemas reprodutivos humanos.
  • Compreender os principais conceitos de ecologia e os fluxos de matéria e energia.


  • Conteúdos:

    Fundamentos de ecologia

    – Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas;

     – Cadeia alimentar, Teia alimentar e Pirâmides ecológicas;

     – Ciclos biogeoquímicos;

     – Ecologia e dinâmica de populações naturais;

     – Bioacumulação e biomagnificação trófica;

     – Sucessão ecológica;

     – Biomas e sua biodiversidade.

     

      Problemas ambientais

     

    – Poluição do solo, do ar e da água;

    – Comprometimento da Camada de Ozônio;

     – Efeito estufa, Aquecimento global e Emergência Climática;

     – Impactos ambientais gerados pelo uso inadequado dos biomas brasileiros: desflorestamento, queimadas, desertificação;

     – Comprometimento da vida silvestre, deslocamento de microrganismos e produção de pandemias;

     – Consumo, Descarte e tratamento de resíduos sólidos

    ; – Impacto ambiental na construção de usinas de geração elétrica; no desenvolvimento do agronegócio e da mineração;

     – Formas e alternativas e renováveis de energia.

     

     Reprodução humana e sexualidade

    – Anatomia e fisiologia dos sistemas genitais masculino e feminino;

    – Ciclo menstrual;

     – Hormônios sexuais;

    – Contracepção, prevenção e interrupção da gravidez;

     – Infecções sexualmente transmissíveis.


    Estratégias:

    • Aulas expositivas e práticas
    • Atividades interativas
    • Análise da participação do aluno
    • Avaliação contínua

    Virgínia Samôr

    Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário