Resolução Biologia PiSM 2 2025

 

1.      


Leia o trecho da reportagem a seguir. As mudanças climáticas globais estão tornando os fungos patogênicos mais resistentes devido à aceleração de suas mutações genéticas e, no Brasil, a plantação de cacau é fortemente afetada pelo fungo Moniliophtera perniciosa, chamado comumente de vassoura de bruxa, que causa enegrecimento e morte do cacaueiro, causando grandes estragos nas lavouras e encarecendo os processos de controle dessa infestação. Com relação aos organismos considerados como fungos, pode-se a firmar que são um grupo formado por:

(A) organismos eucariontes, autótrofos por absorção, que possuem grande importância pela produção de antibióticos e alimentos, mas que podem ser parasitas de plantas e animais, causando grandes prejuízos.

(B) organismos eucariontes, heterótrofos por absorção, que possuem grande importância pela produção de antibióticos e alimentos, mas que podem ser parasitas de plantas e animais, causando grandes prejuízos.

(C) organismos eucariontes, heterótrofos por absorção, que não possuem importância na produção de antibióticos e alimentos, e não são parasitas de plantas e animais, sem causar grandes prejuízos.

(D) organismos procariontes, heterótrofos por alimentação, que possuem grande importância pela produção de antibióticos e alimentos, mas que podem ser parasitas de plantas e animais, causando grandes prejuízos.

(E) organismos procariontes, heterótrofos por absorção, que possuem grande importância pela produção de antibióticos e alimentos, mas que podem ser parasitas de plantas e animais, causando grandes prejuízos.

 

2.       A Dra. Maria Beatriz de Barros Barreto, professora da UFRJ, participou do último Congresso Europeu de Algas, realizado em Brest, na França, em agosto de 2023, e descreveu que os pontos mais discutidos nesse congresso foram as alterações nas comunidades de algas marinhas, devido às mudanças climáticas. Vários pesquisadores no mundo verificaram a substituição de florestas marinhas formadas por algas pardas de grande porte, com mais de 1 metro de comprimento, por algas lamentosas formando tapetes de poucos centímetros de altura. O impacto dessa substituição ainda é incerto, mas pode ocorrer uma perda de espécies de algas pardas, que formam um grupo de organismos com representantes

(A) unicelulares, com grande importância econômica (alimentar) e ecológica, muito comuns no litoral brasileiro.

(B) multicelulares, com grande importância econômica (alimentar) e ecológica, e que formam as chamadas florestas aquáticas".

(C) unicelulares a multicelulares, com grande importância econômica (alimentar), e que formam as chamadas florestas aquáticas".

(D) unicelulares a multicelulares, sem grande importância ecológica e econômica, muito comuns no litoral brasileiro.

(E) multicelulares, que não possuem grande importância econômica, muito comuns no litoral brasileiro.

 

3.       Em reportagem publicada no dia 11 de dezembro de 2023 pela BBC NewsBrasil , foram listadas as doenças que podem aumentar no Brasil com as mudanças climáticas. Percebemos que os dias estão cada vez mais quentes e que as chuvas estão mais fortes devido às mudanças climáticas. Assim, as doenças transmitidas por hospedeiros invertebrados (artrópodes e moluscos) aos humanos serão cada vez mais prevalentes, visto a adaptação desses hospedeiros às mudanças do clima. Segundo a matéria publicada pela BBC, a forte desigualdade social existente no país deve ter impacto direto sobre quem mais sofrerá com os efeitos das mudanças climáticas na saúde pública. Dentre as doenças comuns em ecossistemas tropicais, aquelas transmitidas por hospedeiros invertebrados (artrópodes e moluscos) são:

(A) dengue, leishmaniose, malária e cólera.

(B) malária, esquistossomose, leishmaniose e dengue.

(C) leishmaniose, ascaridíase, esquistossomose e malária.

(D) esquistossomose, cólera, amebíase e dengue.

(E) malária, esquistossomose, dengue e hepatite.

 

4.       O fóssil de Archaeopteryx lithographica é reconhecido como o primeiro registro de ave existente na natureza há milhões de anos atrás. No entanto, este organismo ainda apresentava uma mistura de características presentes em dinossauros Theropoda, mas ausentes nas aves atuais. É uma característica de Archaeopteryx lithographica também encontrada nas aves atuais

(A) a cauda longa e número grande de vértebras caudais.

(B) as garras nos membros anteriores.

(C) as penas sem a presença de bárbulas.

(D) a presença de dentes.

(E) os ossos pneumáticos.

 

5.       Os animais (Metazoa = animais) constituem um grupo com mais de 1,5 milhão de espécies descritas. Os metazoários (Metazoa) são muito diversi cados e possuem características morfológicas, siológicas e evolutivas muito distintas. Em relação às características presentes nos distintos grupos animais, marque a opção que contém informações CORRETAS.

(A) As águas-vivas possuem três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme)

(B) Estrelas-do-mar, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamífero são deuterostômios e todos possuem vértebras.

(C) Os artrópodes, anelídeos e peixes são animais protostômios.

(D) Sapos, pássaros, cobras e cães são deuterostômios, vertebrados e tetrápodes.

(E) Tilápias, sapos, jacarés, beija- flores, cavalos-marinhos e chimpanzés possuem maxilas e pulmão (ou bexiga natatória) derivado(a) do tubo digestório.

 

 

DISSERTATIVAS

 

1) As abelhas da Tribo Meliponini, conhecidas como abelhas nativas sem ferrão, são representadas por centenas de espécies registradas e desempenham um importante papel na polinização e, consequentemente, na manutenção da diversidade da ora brasileira. Estima-se que elas contribuam para a polinização de quase 90% de nossas árvores nativas. O Meliponário do Jardim Botânico da UFJF (JB/UFJF) é uma coleção biológica dedicada a conservar algumas das diversas espécies nativas de abelhas sem ferrão. Além da conservação, o Meliponário também está intimamente relacionado a atividades de educação ambiental e divulgação cientí ca sobre a importância das abelhas e de sua interação ecológica com a ora. Profª. Dra. Ana Paula Gelli de Faria (Departamento de Botânica/ICB/UFJF), comunicação pessoal.

(A) Indique DUAS prováveis causas que contribuem para o desaparecimento das abelhas nos ambientes naturais e como cada uma delas contribui para o desequilíbrio populacional dessas espécies.

 

(B) Além das abelhas, outros animais são também polinizadores de plantas. Porém, é possível identificar algumas características morfológicas das ores que são polinizadas por abelhas. Cite DUAS dessas características que denotam a polinização realizada por abelhas.

 

 

(C) Existem outros tipos de síndrome de polinização além da apresentada no enunciado. Cite UM outro tipo de agente polinizador e, assim como na questão anterior, UMA característica das ores que indicariam essa síndrome de polinização.

 

2) Os artrópodes (arthros= articulação; podos= pé) consituem o lo animal mais diversi cado e a intepretação de sua história evolutiva sofreu importantes alterações nas duas últimas décadas, em função de sucessivas revisões das análises filogenéticas entre seus representantes. Pertencem ao Filo Arthropoda: mosquitos, besouros, escorpiões, aranhas, caranguejos, centopeias, piolhos-de-cobra e muitos outros animais. As figuras A e B representam duas hipóteses sobre a história evolutiva dos artrópodes. A hipótese da figura A é mais antiga e a hipótese da figura B foi elaborada mais recentemente, usando dados dos genomas dos organismos. Analise as figuras abaixo e responda as questões.

 





 

(A) A característica marcada como letra x nas duas figuras A e B ocorrem em número e pontos distintos nas duas hipóteses evolutivas. Cite qual é essa característica.

 

 (B) Os artrópodes atuais (exceto Trilobitomorpha) são divididos em quelicerados ou Aracnida (presença de quelíceras) e mandibulados (presença de mandíbula). Nas duas hipóteses evolutivas mostradas nas guras A e B, existem as duas divisões (quelicerados e mandibulados) para os artrópodes atuais (exceto Trilobitomorpha). Explique, de forma sucinta, porque essa a rmação está correta.

 

 

(C) Os insetos (Hexapoda) são animais ovíparos. Cite e explique os três tipos de desenvolvimento dos insetos.

 

 

GABARITO

 

1. A) Desmatamento - diminuição da disponibilidade de alimento. Além disso, o desmatamento seguido de monoculturas diminui a variedade de fontes de alimentos e, portanto, da diversidade de espécies de abelhas. Uso constante de agrotóxicos – morte das abelhas. Poluição ambiental – desequilíbrio da flora e morte das abelhas Baixa variabilidade genética, que afeta diretamente a resistência dos polinizadores ao ataque de pragas. Declínio da população Redução da área de vida Impacto na polinização - As mudanças climáticas podem modificar a distribuição geográfica das abelhas e das plantas, e os seus ciclos reprodutivos.

 

B) Flores vistosas

Flores coloridas

Flores com odor característico

Flores com abundância de néctar (nectários).

Antese noturna (quiropterofilia), Pétalas curtas (anemofilia).

 

C) Polinização  pelo vento (anemofilia); flores sem cor, cheiro, néctar, abundância de pólen e estames e pistilos (carpelos) evidentes.  por insetos (entomofilia): basicamente os mesmos das abelhas.  aves (ornitofilia): flores vistosas, tubulares, com néctar, bastante semelhante com a polinização por abelhas   e morcegos (quiropterofilia).

 

2. A) Reações de síntese por desidratação (ou Condensação) e reações de hidrólise; reações anabólicas e catabólicas; respiração celular e fotossíntese. Um par de antenas Ausência do segundo par de antenas, presença de túbulos de Malpighi e de traqueias.

 

B) Sim, pois em ambas as árvores o grupo mandibulata (miriápodes + crustáceos + insetos/hexápoda) possuem o mesmo ancestral comum, e foram recuperadas em ambas hipóteses quelicerados em um clado e mandibulata em outro para os artrópodes atuais. Em suma, em ambas hipóteses (figura A e B) foi recuperado o mesmo grupo denominado Mandibulata ou mandibulados (miriápodes, crustáceos e insetos), bem como os quelicerados ou Arachnida.

 

C) Tipos: (i) direto, sem metamorfose: desenvolvimento ametábolo (a=sem; metábolo=mudança). Do ovo eclode um indivíduo jovem semelhante ao adulto, ou seja, desenvolvimento contendo: Ovo-Jovem-Adulto; (ii) indireto, com metamorfose gradual ou incompleta: desenvolvimento hemimetábolo (hemi=meio). Do ovo eclode uma forma chamada ninfa, que é semelhante ao adulto, mas não tem asas desenvolvidas, ou seja, desenvolvimento contendo: Ovo-Ninfa-Adulto; (iii) indireto, com metamorfose completa: desenvolvimento holometábolo (holo=total), ou seja, desenvolvimento contendo: Ovo-Larva-Pupa-Adulto (ou Imago).



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário