Questões resolvidas do PISM/UFJF sobre evolução

 




1.    As modificações acarretadas pela evolução podem levar milhares de anos para que possam ser notadas em alguns macro-organismos, mas, por outro lado, pode ser um processo mais rapidamente notado, como o verificado em bactérias e vírus, devido ao ciclo de vida curto desses micro-organismos.

 

a)    Cite uma das três principais observações feitas por Darwin que o levou a criar a Teoria da Seleção Natural.

Resposta: Os indivíduos de uma população não são idênticos entre si, apresentam variações em todas as características OU Nascem mais organismos do que o ambiente pode suportar, assim, poucos sobrevivem OU Há disputa pelos recursos do ambiente, e os indivíduos com características mais vantajosas para um determinado ambiente têm maiores chances de sobreviver e de se reproduzir, passando as características vantajosas aos seus descendentes.

 

b)    Com base na Teoria da Seleção Natural, explique por que certo antibiótico deixou de ser eficiente para uma determinada bactéria que causa uma doença no ser humano e que, no início do tratamento, essa bactéria era sensível ao antibiótico.

 

Resposta: Bactérias, como todo ser vivo, sofrem mudanças de geração para geração, resultando em indivíduos que respondem de modo diferente ao antibiótico, algumas se tornam resistentes e originarão descendentes também resistentes, surgindo uma nova população de bactérias resistentes.

 

c)    Como se apresenta, em termos de crescimento populacional, o potencial reprodutivo virótico e bacteriano? Qual é a razão da diferença desse potencial?

 

Resposta: O Potencial reprodutivo virótico é maior que o da bactéria. Isso acontece porque as bactérias se reproduzem por divisão binária, neste processo ela duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idênticas, enquanto o vírus se replica, gerando dezenas ou mesmo centenas de novos vírus.

 

2.    A teoria da seleção natural foi apelidada “um longo argumento” porque Darwin escreveu um livro com mais de 500 páginas para demonstrar a realidade desse processo, atualmente resumido a um ou dois parágrafos nos livros de ensino médio. Todavia, a crítica mais séria à sua ideia é que a seleção, por ser simplificadora, não poderia ser responsável pela diversidade de organismos, nem mesmo pela origem de novas espécies; apenas poderia selecionar a espécie melhor adaptada entre as já existentes. Somente com o avanço da genética e da biogeografia foram identificados os fatores evolutivos que atuam sobre a variabilidade originada pela mutação, que são a recombinação gênica, a deriva genética e a migração.

Defina cada um destes fatores:

 

a)    Recombinação gênica:

Refere-se à mistura de alelos de indivíduos diferentes que serão transmitidos aos descendentes; são novos rearranjos desses alelos, sobre os quais a seleção natural atua.

 

b)    Deriva genética:

 É a mudança na freqüência de genes devida unicamente ao acaso e não a seleção natural; é importante quando as populações são muito pequenas porque poderão se tornar espécies novas.

 

c)    Migração:

 

 Entrada e saída e indivíduos de uma população; a entrada é chamada imigração e a saída emigração.

 

d)    Por que, geralmente, uma espécie invasora se torna dominante no ambiente invadido, se ela nunca participou do processo de seleção natural que permitiu a existência das espécies nativas?

 

 Porque no ambiente de onde ela veio a seleção natural era ainda mais rigorosa, ou porque no novo ambiente não há predadores, competidores ou parasitas tão eficientes para a espécie invasora como são para as nativas.

 

3.    (Ufjf-pism 3/2017)Em relação às teorias evolutivas, qual é a alternativa INCORRETA?

a) O surgimento da teoria sintética da evolução relaciona-se com a incorporação de conhecimentos genéticos às ideias darwinianas.

b) A frequência de determinados alelos em uma população, obtida pela equação proposta no teorema de Hardy-Weinberg, não se manterá em equilíbrio ao longo das gerações seguintes, devido a fatores evolutivos, tais como a mutação e seleção natural.

c) Darwin explicava que as mudanças nos seres vivos ocorrem ao acaso e são causadas pela reprodução sexuada e pelas mutações gênicas.

d) Para os estudos sobre seleção natural, Darwin considerou a seleção artificial, que é promovida pelo ser humano para selecionar certas variedades de animais e plantas.

e) O lamarckismo se baseia na ideia de que certos órgãos se desenvolvem nos seres vivos de acordo com as suas necessidades e seu uso.

 

R: [C] Darwin explicava a evolução dos seres vivos através da seleção natural, onde o ambiente seleciona o melhor adaptado e o Neodarwinismo concilia a seleção natural com a genética.

 

4.    (Ufjf-pism 3/2016) Um nome importante na origem do pensamento evolucionista é o do francês Jean-Baptiste Lamarck, que publicou uma série de obras sobre sua teoria evolutiva, sendo a mais conhecida a de 1809 no seu livro “Filosofia Zoológica”. Dentre as suas ideias, uma relaciona o ambiente à mudança de hábitos de um ser vivo, levando à alteração de certas estruturas em seu organismo.

Essa ideia é conhecida como a lei de:

a) uso e desuso.

b) transmissão das características adquiridas.

c) fixismo.

d) seleção artificial.

e) divergência adaptativa.

 

R: [A] As mudanças em órgãos provocados por pressões ambientais, proposta por Lamarck, é conhecida como a lei do uso e desuso.

 



5.    Analise as afirmativas abaixo, à luz das teorias evolutivas:

I.              Um atleta, após um longo período de treinamento, obteve um grande desenvolvimento muscular e essa característica será herdada por seus filhos.

II.            A semelhança do bicho-pau com gravetos se deve à seleção de indivíduos que possuíam essa característica e que assim evitavam a predação.

III.           O tamanduá apresenta focinho e língua compridos, devido à necessidade de esticar a língua para capturar insetos no fundo dos formigueiros.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas a alternativa I está de acordo com Lamarckismo.

 b) apenas a alternativa II está de acordo com Darwinismo.

c) apenas a alternativa III está de acordo com Lamarckismo.

 d) apenas as alternativas I e II estão de acordo com o Lamarckismo.

e) apenas as alternativas II e III estão de acordo com o Darwinismo.

 

R: B

 

6. (UFJF/2003) Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que:

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.

 

R: B Morcego e cavalo são animais que pertencem à mesma Classe (Mammalia). Assim, a pata dianteira de um cavalo e a asa do morcego têm uma mesma origem embriológica, apesar de apresentarem funções diferentes; são, portanto, órgãos homólogos (e refletem uma ancestralidade comum entre os animais).Os órgãos análogos (como a asa de uma ave e o élitro do besouro) não são evidências da evolução. A ocorrência de analogia é decorrente de uma convergência adaptativa (animais diferentes, por viverem em um mesmo local, tiveram características semelhantes selecionadas).

 

7. Especiação é o processo pelo qual uma espécie origina novas espécies, ao longo do tempo e do espaço. Sobre o tema, RESPONDA:

a) Qual é a importância do isolamento geográfico e da diversidade de ambientes no processo de especiação?

 

O isolamento geográfico impede que duas ou mais populações troquem genes entre si. Já a diversidade de ambientes faz com que as populações isoladas diferenciem-se cada vez mais, devido à pressão de seleção específica.

 

 

 

 

b) O que é irradiação adaptativa e como ela atua no processo de especiação?

 

O fenômeno que ocorre quando uma espécie se espalha por vários ambientes diferentes, originando (via mutação e seleção natural) novas espécies.

 

c) O processo de especiação leva ao aparecimento de órgãos homólogos ou análogos? Justifique.

 

Órgãos homólogos, pois apresentam a mesma origem embrionária, evidenciando um parentesco evolutivo (origem comum) entre as espécies que o apresentam.

 

8. O estudo evolutivo em espécies com considerável distanciamento genealógico tem como auxílio os parâmetros análogos e homólogos de órgãos semelhantes, confirmado pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Com base na anatomia de alguns órgãos de animais, faça o que se pede a seguir:

 

a)    Defina o que são órgãos análogos e homólogos e apresente um exemplo comparativo

 



 

b)    Que processo ocorre quando organismos que não são intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, e fornecendo indícios da adaptação de estruturas a uma mesma variável ecológica?

 

 Evolução convergente ou convergência

 

 

c)    Que processo se caracteriza pela diferenciação de organismos, a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes?

 

Irradiação adaptativa ou evolução divergente ou divergência evolutiva

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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