Planejamento 2 ano CMRB 2025



O planejamento para aulas do 2º ano do ensino médio, com foco na preparação para vestibulares como PISM, PASES, PAS e ENEM, exige um equilíbrio entre conteúdo teórico, prática e revisão. A seguir, apresento um plano que contempla a diversidade dos seres vivos e a anatomia e fisiologia humana. 


Objetivo Geral:

Preparar os alunos para os exames de vestibulares, desenvolvendo uma compreensão sólida sobre a diversidade dos seres vivos, além dos sistemas de anatomia e fisiologia humana, com foco na aplicabilidade dos conceitos em questões de provas.


Conteúdos: 


10 Bimestre

 

 Diversidade dos Seres Vivos

   - Taxomonia

   - Vírus: Características gerais, classificação e impacto no meio ambiente e saúde.

   - Bactérias: Morfologia, fisiologia, importância ecológica, utilização na indústria e saúde 

   - Protozoários: Características gerais, classificação, ecologia e impactos na saúde humana.

   - Algas: Características, fotossíntese, importância ecológica e comercial.


20 Bimestre

   - Fungos: Características, reprodução, importância ecológica (decompositores, simbióticos, patogênicos)

   - Plantas: Estrutura, classificação e função das principais partes (raiz, caule, folha, flores), fotossíntese, reprodução e adaptação.


30 Bimestre


   - Animais: Diversidade de características e adaptações ao ambiente, anatomia e fisiologia de grupos como invertebrados e vertebrados.


40 Bimestre


. Anatomia e Fisiologia Humana

   - Sistema digestório: Função, órgãos envolvidos, digestão, absorção de nutrientes.

   - Sistema respiratório: Estrutura e função dos pulmões e trocas gasosas.

   - Sistema circulatório:Coração, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e pulmonar.

   - Sistema nervoso:Estrutura e função do sistema nervoso central e periférico, reflexos e percepção sensorial.

   - Sistema excretor: Função dos rins, estrutura e excreção de resíduos.

   - Sistema endócrino:Principais glândulas, hormônios e suas funções.


Avaliação:

   - Acompanhamento contínuo por meio de atividades em sala de aula e participação nos debates.

   - Trabalhos

   - Provas e simulados com questões de múltipla escolha e dissertativas, simulando o formato dos vestibulares.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário