Exercícios resolvidos sobre artrópodes



1. (UFLA MG) Das opções abaixo, a que possui representantes das classes Insecta, Arachnida e Crustacea, respectivamente, é
a) borboleta, carrapato e caranguejo.
b) besouro, escorpião e lacraia.
c) grilo, aranha e escorpião.
d) carrapato, aranha e camarão.
e) lacraia, escorpião e caranguejo.

R: A

2. (VUNESP) - Quais são as duas principais evidências que reforçam a hipótese do parentesco evolutivo entre anelídeos e artrópodes? 

R: Corpo segmentado, sistema nervoso ganglionar ventral e presença de celoma.

3. (Fuvest-SP) Os artrópodes apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Entre eles, os que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e três pares de pernas são os:
a) crustáceos.                            b) miriápodes.
c) aracnídeos.                            d) insetos.
e) escorpiões.

R: D

4. (PUC-SP) O esquema é válido para o desenvolvimento de muitas espécies de insetos:

ovo - larva - pupa - adulto

a) Como são denominados os insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento?
b) Cite dois exemplos de insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento. 

R: a) São denominados de holometábolos.

b) As borboletas e mariposas (ordem lepidóptera), os besouros (ordem dos coleópteros), as pulgas (ordem suctória), as moscas e mosquitos (ordem díptera).

5. (UFCE) O conhecimento dos artrópodes é de grande importância médica. Mencione duas razões que apóiem esta afirmativa e cite pelo menos duas classes de artrópodes envolvidos em problemas de saúde humana.
R: Muitos artrópodes são vetores de doenças humanas, como os mosquitos transmissores da febre amarela (Aedes aegypti e Haemagogus sp), malária (Anopheles sp), dengue (Aedes aegypti) e filariose (Culex sp). Outros artrópodes, como escorpiões e aranhas, ao picarem o homem podem inocular veneno. As classes de artrópodes que têm maior importância médica são os Insetos e Aracnídeos.

6. (UFPA) "... tropeço em uma pedra, escavo a cavidade descoberta e uma aranha imensa de pêlo vermelho me olha fixamente, imóvel, grande como caranguejo... Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica enquanto desaparece como um relâmpago seu radiante arco-íris..." Nesse trecho Neruda não cita animais do grupo dos:
a) crustáceos.                            b) coleópteros.
c) aracnídeos.                            d) diplópodes.
e) insetos.
R: D

7. (FUVEST)
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.
 R:
a) Presença de apêndices articulados, exoesqueleto de quitina e corpo segmentado.


b) Crustáceos: dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais. 
Insetos: um par de antenas, três pares de patas. 
Aracnídeos: ausência de antenas, presença de quelíceras e pedipalpos, quatro pares de patas.

8. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:

I - aranha e besouro.
II - barata e escorpião.
III - caranguejo e siri.

O professor disse que a classificação estava errada.

a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.
b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você formou

R: a) I - barata e besouro (insetos); II - aranha e escorpião (aracnídeos); III - caranguejo e siri (crustáceos).

b) Insetos: três pares de patas locomotoras ou um par de antenas. Aracnídeos: quatro pares de patas locomotoras ou ausência de antenas. Crustáceos: dois pares de antenas. 

9. (UFLAVRAS) Citar: 

a) As estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:
Insetos, Aracnídeos e Crustáceos.

b) Duas características exclusivas de artrópodes comuns às classes desse filo. 
a) Insetos respiram através de traquéias, aracnídeos por filotraquéias e crustáceos através de brânquias.

b) Exoesqueleto quitinoso e presença de apêndices articulados. 

10. (Pism – UFJF)  Os insetos são o grupo animal que apresenta o maior número de espécies conhecidas, sendo o mais diversificado entre os artrópodes. A maioria das espécies desempenha importantes papéis nos ecossistemas, sendo algumas utilizadas como vetores por vírus e protozoários, causando várias doenças ao homem. Considerando as afirmativas a seguir, assinale a alternativa que NÃO relaciona corretamente a doença com o agente causador e o agente transmissor:
A) A febre maculosa é provocada por vírus e transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyoma cajennense).
B) A dengue é causada por vírus e transmitida pelo mosquito (Aedes aegypti).
C) A malária é causada por esporozoário (Plasmodium sp.) e transmitida pelo mosquito-prego (Anopheles).
D) A doença de chagas é provocada por protozoário (Trypanosoma cruzi) e transmitida pelo barbeiro (Triatoma infestans).
E) A febre amarela é causada por vírus e transmitida pelo mosquito (Aedes aegypti).
RESOLUÇÃO:
A febre maculosa não é uma doença viral. Ela é causada por um tipo de bactérias (as riquétsias) e é transmitida ao homem pela picada do carrapato estrela.
Resp.: A

11. (Unesp 2013) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra. Sobre essa coleção, é correto dizer que é composta por exemplares das classes Insecta e
a) Arachnida, com maior número de exemplares da classe Arachnida.
b) Diplopoda, com maior número de exemplares da classe Diplopoda.
c) Chilopoda, com igual número de exemplares de cada uma dessas classes.
d) Arachnida, com maior número de exemplares da classe Insecta.
e) Chilopoda, com maior número de exemplares da classe Chilopoda.
R: D

12. (FGV-SP) - No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê? 
R: A ostra e o mexilhão, pois pertencem ao filo Mollusca.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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