Reino Plantae, também chamado de Metaphyta ou Vegetal, é composto por todos os organismos conhecidos como plantas ou vegetais. Atualmente, classifica-se um ser vivo como vegetal se ele for:
- eucarionte;
- pluricelular;
- fotossintetizante - contendo as clorofilas a e b em suas estruturas especializadas em fotossíntese (cloroplastos), que armazenam seus produtos fotossintéticos na forma de amido;
- com células revestidas de parede celular a base de celulose;
- com estruturas celulares como os vacúolos e plastos;
- Reserva energético é o amido;
- contém embriões multicelulares maciços (não desenvolvem cavidades internas como o dos animais) que necessitam do organismo materno para se desenvolver.
O reino vegetal também tem como característica ser monofilético. Isto é, todos os seus integrantes descendem de um ancestral comum, segundo a teoria evolutiva aceita atualmente.
As plantas estão presentes em praticamente todos os biomas terrestres e possuem importante papel ecológico através da fotossíntese. Utilizam a energia luminosa para gerar matéria orgânica, como carboidratos, que são armazenadas no próprio vegetal.
Essa matéria orgânica é consumida por outros seres vivos. Portando, os vegetais são chamados de produtores e considerados a base da cadeia alimentar de qualquer ecossistema.
Além disso, a fotossíntese absorve o gás carbônico ambiental para utilizar na produção de matéria orgânica. Assim, gera subprodutos como oxigênio que, em um primeiro momento, não é utilizado pelo vegetal e pode ser liberado para o meio externo.
Desse modo, contribui para a manutenção da atmosfera terrestre, o que permite a sobrevivência de organismos aeróbicos.
Existem mais de 320 mil espécies de planta, que variam quanto ao tamanho, à forma e à organização corporal, divididas em 4 grupos:
· Briófitas - musgos, hepáticas, antóceros.
· Pteridófitas - samambaia, avenca, xaxim.
· Gimnospermas -pinheiro, cipreste, sequóia.
· Angiospermas- milho, feijão, ipê.
Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
(A) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
(B) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
(C) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
(D) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
(E) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário