Cada tipo de extintor tem sua função específica. Saber qual usar numa situação de perigo vai ajudar a salvar vidas e preservar o patrimônio. Hoje vamos apresentar cada um dos tipos de extintores que existem e suas diferenças.
Primeiramente, vamos abordar os tipos de incêndio, depois falaremos sobre cada tipo de extintor e onde ele pode ser usado.
Classes de incêndio:
São 4 as classes de incêndio: A, B, C e D.
Classe A para incêndios em papel, madeira, tecido ou borracha.
Classe B para incêndios que ocorrem em superfície que não deixam resíduos e com líquidos inflamáveis, graxa ou gases combustíveis.
Classe C para incêndios em equipamentos que usam energia elétrica.
Classe D para incêndios que resultam de uma cadeia de combustão com gases pirofóricos (magnésio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, selênio, sódio e zircônio).
Tendo em mente os tipos de incêndio, vamos conhecer os extintores.
Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. Os extintores desse tipo são indicados principalmente para incêndios de classe B, podendo ser utilizados também em incêndios de classe A e C.
Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B. Por ser muito asfixiante, não é recomendado que seja utilizado em locais fechados.
Água (H²0) - Sua ação se dá através de resfriamento, sendo indicado para incêndios de classe A.
Espuma Mecânica – Em um primeiro momento age por abafamento, já que forma um filme aquoso na superfície do combustível. Num segundo momento age por resfriamento. Indicado para incêndios classe B, e também é eficiente para o tipo A. Sua espuma tipo AFFF impede a reignição do fogo.
Após saber um pouco mais sobre as classes de incêndios e os tipos de extintores é possível agir de forma mais eficiente em situações de risco.
Fonte: Brigada
Nenhum comentário:
Postar um comentário