Botânica no PISM

 


1. (PISM) Ao caminhar pela sua cidade, um estudante do ensino médio observou as seguintes plantas:
I. Musgo
II. Samambaia
III. Pinheiro
IV. Goiabeira
V. Ipê amarelo

Após analisá-las, fez as afirmações abaixo. Assinale a opção com a alternativa CORRETA:
A) apenas uma dessas plantas não apresenta raiz, caule e folha diferenciados.
B) apenas duas dessas plantas não apresentam tecidos condutores de seiva.
C) apenas duas dessas plantas apresentam sementes.
D) apenas duas dessas plantas apresentam processos de polinização.
E) apenas uma dessas plantas apresenta fruto.

GAB. A

2.  (PISM) A araucária ou pinheiro-do-Paraná e o arroz são plantas tipicamente encontradas nas paisagens da região sul do Brasil. A primeira, habitando áreas naturais da Floresta Ombrófila Mista, e a segunda, grandes áreas cultivadas. Ambas as espécies são polinizadas pelo vento, porém apresentam diferenças na organização de suas estruturas reprodutivas. A araucária, uma Gimnosperma, possui suas estruturas reprodutivas organizadas em estróbilos, e o arroz, uma Angiosperma, em flores.

a) Quais as diferenças morfológicas entre as estruturas reprodutivas da araucária e do arroz?

 Resposta: Nos estróbilos das araucárias, uma típica Gimnosperma, os óvulos e grãos de pólen ficam expostos sobre os esporofilos, gerando, após a fecundação, uma semente “nua”. De outra forma, no arroz, um típico exemplar das Angiospermas, os esporófilos são modificados e encerram os óvulos no interior dos ovários e grãos de pólen no interior das anteras. O resultado da fecundação nas Angiospermas é o fruto, ou seja, a semente protegida pela parede do ovário desenvolvida, como é o caso do arroz.

 

b) Cite duas características de flores que apresentam síndrome de polinização anemófila.

 

 Resposta: Produção de muitas flores por indivíduo OU Flores pequenas OU Flores pouco chamativas OU Flores sem recursos para polinizadores, como o néctar OU Flores sem cheiro forte OU estigmas plumosos OU anteras pendentes OU grãos de pólen pequenos OU grãos de pólen numerosos.

 

c) Após a fecundação, o estróbilo da araucária produz pinhões, que, no sul do Brasil, são aproveitados como um saboroso alimento. A que órgão vegetal corresponde o pinhão? Qual foi a novidade evolutiva relacionada à formação do tecido de reserva desse mesmo órgão encontrado no arroz?

 

 Resposta: O órgão vegetal correspondente ao pinhão é a semente. Nas angiospermas, como é o caso do arroz, o tecido de reserva é resultado de uma dupla fecundação, originando um tecido triplóide conhecido como endosperma. Este não é encontrado nas Gimnospermas, sendo, portanto, uma novidade evolutiva das plantas com flores.

 

3.(PISM)   Quanto ao ciclo reprodutivo das plantas é CORRETO afirmar que:

A)  nas Briófitas e Pteridófitas, a geração com indivíduos maiores, de vida independente e duradoura, é o esporófito.

B) o gametófito será sempre diplóide e produtor de gametas.

C) nas Gimnospermas, o gametófito produz as sementes nuas.

D) nas Angiospermas, o esporófito é diplóide e independente.

E) nas Briófitas, o esporófito tem a necessidade de água para que ocorra a fecundação dos esporos.

 

R: D

 

4. (PISM 2018) “Da manga rosa Quero gosto e o sumo Melão maduro, sapoti, juá Jaboticaba, teu olhar noturno Beijo travoso de umbu cajá” Alceu Valença, Morena tropicana Na música de Alceu Valença, alguns frutos são comentados devido ao seu sabor agradável ao paladar humano.

 a) Os frutos são órgãos vegetais exclusivos de qual grupo de plantas?

Angiospermas/Plantas vasculares com flores.

b) A fecundação dupla é exclusiva das espécies vegetais que possuem flores e frutos. Quais são as estruturas que se formam logo após a fecundação dupla?

Zigoto diploide e endosperma triplóide.

c) Qual o papel evolutivo dos frutos na história dos vegetais?

Proteção de sementes. Disseminação de sementes. Diminuição da competição com a planta-mãe e irmãs pelos recursos, se espalhando e colonizando outros ambientes.

 

5. (PISM 2002) O ambiente no interior das florestas é caracterizado por alta umidade e sombreamento. Estas condições são ideais para o crescimento de musgos, que apresentam poucos centímetros de altura, e de pteridófitas que podem chegar até a cinco metros, como o samambaiaçu. Entretanto, o grupo vegetal melhor representado nas florestas em geral é o das angiospermas, as plantas com flores e sementes.
Em relação às plantas citadas, responda:
a) Como pode ser explicada a diferença de tamanho entre os musgos e as samambaias, se os dois grupos são abundantes e somente se desenvolvem bem em locais úmidos?
b) Ainda sobre os musgos e as samambaias, é CORRETO afirmar que estas plantas necessitam de água para a reprodução sexuada? Justifique sua resposta.
c) As angiospermas apresentam ampla distribuição, ocorrendo em todos os ambientes. Cite duas características morfológicas ou anatômicas e justifique a importância destas para o sucesso adaptativo deste grupo.

 

a) O candidato deverá associar o pequeno porte dos musgos à ausência de tecidos condutores, e o maior porte das pteridófitas (samambaias) à presença de xilema e floema (tecidos especializados de condução).


b) Sim. O candidato deverá relacionar o fato de os gametas masculinos de ambos os grupos serem flagelados e portanto dependentes do meio líquido para a locomoção até à oosfera (gameta feminino), promovendo a fecundação.


c) O candidato deverá relacionar a presença de frutos à maior proteção das sementes ou a uma maior eficiência na dispersão destas; a presença de flores com características que possam atrair diversos polinizadores; ou ainda, a presença de tecidos vasculares especializados tornando o sistema de condução mais eficiente.

 

6. (UFJF MG) Assinale a opção que contém somente exemplos de Pteridófitas.

a) Antóceros, hepáticas e musgos

b) Pinheiros, ciprestes e cicas

c) Samambaias, avencas e pinheiros

d) Musgos, samambaias e pinheiros

e) Samambaias, avencas e xaxim.

 

R: E

 

7. (PISM) As briófitas ocorrem, principalmente, em ambientes úmidos, porque: a) não têm estruturas para evitar a transpiração intensa.

b) são plantas de grande porte.

c) apresentam tecido vascular desenvolvido.

d) fazem fotossíntese sem cloroplastos.

e) apresentam dominância do esporófito no ciclo de vida.

 

8. Em relação às briófitas, assinale a opção INCORRETA.

a) O pequeno porte das plantas resulta da falta de estruturas rígidas de sustentação e de um sistema de condução de seivas.

b) Na maioria dos musgos, o sexo é separado: cada gametófito possui apenas anterídios ou apenas arquegônios.

c) A forma mais característica de reprodução é a alternância de gerações, através de um ciclo haplontediplonte, também conhecido como haplodiplobiôntico.

d) Após a produção de esporos, o esporófito morre e o gametófito permanece, permitindo afirmar que nas briófitas a fase dominante é a haploide.

e) Plantas do filo Hepatophyta (hepáticas) apresentam esporófito cujo contorno assemelha-se a um fígado, e são encontradas em locais úmidos e sombreados.

R: E

 

9.  Um estudo realizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora identificou 16 espécies de briófitas no Parque Halfeld, uma praça no movimentado centro urbano de Juiz de Fora, uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais. Esse resultado ressalta as cidades como repositórios de biodiversidade.
Sobre as Briófitas é CORRETO afirmar:


A) Apresentam tecidos para o transporte de água e sais minerais.
B) O embrião está protegido pela semente.
C) A fase dominante do ciclo de vida é a diploide
D) Foi o primeiro grupo de plantas a habitar o ambiente terrestre.
E) Não dependem da água para a sua reprodução.

R: D

 

10.  Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas.
Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
A) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.

B) O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.

C) A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.

D) As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.

E) A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.

 

R: A

 

11. As plantas são organismos caracterizados por apresentarem embriões que recebem alimento diretamente do corpo da planta-mãe, ao qual permanecem unidos durante as fases iniciais do desenvolvimento, sendo, portanto, também chamadas de Embriófitas. Porém, ao longo do processo evolutivo, foram expressando modificações em sua constituição vegetativa e reprodutiva. Basicamente, por essas modificações, hoje conhecemos as plantas como pertencentes a diferentes grupos. A seguir são listadas algumas informações peculiares às plantas:

I. na alternância de gerações a fase haploide é a mais desenvolvida e persistente
II. desenvolvimento de tubo polínico
III. dependência de água no estado líquido para a fecundação
IV. embrião envolto por tecido de reserva e tegumentos formando a semente
V. presença de tecidos condutores de seiva bruta e elaborada
VI. gameta masculino flagelado

Ao analisar estas informações, indique a alternativa CORRETA que apresenta características representativas do grupo das briófitas (B) ao qual pertencem os musgos e do grupo das gimnospermas (G), que tem como exemplos os pinheiros:

A) B (II, IV, V) e G (I, III, VI)
B) B (I, III, V, VI) e G (I, IV, V)
C) B (I, III, VI) e G (II, IV, V)
D) B (III, IV) e G (I, II, V)
E) B (I, III, V) e G (III, IV, V, VI)

R: C

 

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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