1. Leia o texto a seguir. Descoberta abre caminho
para antiviral que impeça replicação do Sars-CoV-2 O RNA do Sars-CoV-2 é
protegido por um “envelope” formado por lipídios e proteínas – entre elas, a
famosa espícula, que compõe a estrutura de coroa que dá nome à família
Coronaviridae. Quando o vírus invade a célula e é englobado por ela, o RNA é
liberado da cápsula e as proteínas não estruturais, entre elas a protease
principal, entram em cena, atuando no metabolismo viral dentro do hospedeiro.
Enquanto as proteínas estruturais costumam servir de alvo para o
desenvolvimento de vacinas, as não estruturais são usadas como referência para
os medicamentos antivirais. Cientistas desvendaram detalhes do processo de
maturação da protease principal em uma investigação realizada no Centro
Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, utilizando-se
a luz síncrotron. Disponível em:
https://cnpem.br/descoberta-abre-caminho-para-antiviral-que-impeca-replicacao-do-sars-cov-2/.
Acesso em: 26 ago. 2021. (Adaptado)
A luz síncrotron é um tipo de radiação gerada após a aceleração de elétrons. Esses elétrons são mandados para um compartimento tubular circular com vácuo, semelhante ao encontrado no espaço. A trajetória dos elétrons, para seguir essa tubulação circular, é desviada com a ajuda de eletroímãs que atuam nas partículas quando elas estão muito próximas da velocidade da luz. Os elétrons, em alta velocidade, quando desviados da trajetória, acabam gerando a chamada luz síncrotron, que é capaz de atravessar materiais, revelando suas propriedades químicas e estruturais. Esse processo ocorre no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro. Disponível em: https://cnpem.br/. Acesso em: 03 set. 2021. (Adaptado)
Com
base nas informações fornecidas e nos conhecimentos sobre ciências, assinale a
afirmativa CORRETA:
a) Os prótons poderiam ser utilizados no lugar
dos elétrons, na produção de luz síncrotron, pois ambas as partículas
apresentam o mesmo valor de massa.
b) A aceleração de elétrons só é possível
tendo em vista o fato deles serem partículas neutras e estarem localizados na
eletrosfera dos átomos.
c) Os elétrons precisam ser acelerados para
adquirir energia suficiente e abandonar o interior dos núcleos dos átomos dos
quais eles fazem parte.
d)
Os átomos, ao perderem os elétrons que serão utilizados no acelerador de
partículas, originam estruturas positivas chamadas de cátions.
RESP: D
2. Leia o texto a seguir. Ostarina: a
substância que causou afastamento de atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio A
ostarina (C19H14F3N3O3) é um medicamento experimental pertencente à classe dos
moduladores seletivos de receptores androgênicos (SARMs, sigla em inglês). Isso
significa que a substância é capaz de se ligar às proteínas receptoras de
androgênio (um hormônio masculino), causando o crescimento dos músculos. A
substância e os produtos que a contenham são considerados ilegais pela agência
regulatória Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, órgão
regulador. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
publicou, em abril deste ano, a Resolução (RE) 791/2021, que proibiu a
comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação, a
propaganda e o uso de produtos que contenham SARM, em função dos efeitos
desconhecidos no corpo humano a longo prazo. Disponível em:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/08/06/ostarina-entenda-o-que-e-a-substancia-quecausou-o-afastamento-de-tandara-dos-jogos-olimpicos.ghtml.
Acesso em: 03 set. 2021 (Adaptado)
Considere a equação química desta
reação em que a ostarina está envolvida: C19H14F3N3O3 + H2O → C8H5F3N2 +
C11H11NO4
Analise as afirmativas abaixo,
atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A equação química está
corretamente balanceada.
( ) A ostarina apresenta átomos de
metais e ametais em sua composição.
( ) Uma molécula de água apresenta 18
prótons.
( ) A ostarina é um dos reagentes da
reação.
Assinale a sequência CORRETA:
a)
V, F, F, V.
b) F, F, V, V.
c)
V, F, V, V.
d)
F, V, F, F
RESP: A
3. Alguns
métodos contraceptivos podem prevenir uma gravidez indesejada, como as pílulas
contraceptivas orais, o diafragma e o DIU (Dispositivo Intra-Uterino), enquanto
outros, como a camisinha masculina e a camisinha feminina, podem, além de
evitar a fecundação, prevenir as IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Existem ainda os métodos contraceptivos cirúrgicos, como a laqueadura e a vasectomia,
que não previnem as IST’s, mas esterilizam, respectivamente, mulheres e homens
que, dentro do planejamento familiar, não desejam mais ter filhos. A figura a
seguir demonstra os locais de secção realizados na esterilização cirúrgica
masculina.
Esquema
em corte e em vista frontal, mostrando os órgãos do sistema genital masculino.
Os locais de secção da vasectomia estão indicados pelas tesouras (Elementos
fora de proporção de tamanho entre si). Fonte: JUNIOR, C. S. et al. Ciências
entendendo a natureza, 8º ano. 24 ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 2013. p. 227
(Adaptado).
Com base na figura e em conhecimentos
sobre a anatomia e a fisiologia do sistema genital masculino, é CORRETO afirmar
que a eficácia da vasectomia se justifica:
a) por não ser mais possível a
produção e a liberação de espermatozoides.
b) pela alteração na produção de hormônios
sexuais masculinos.
c) por impedir a ejaculação e,
consequentemente, a liberação de espermatozoides.
d) pela ausência de espermatozoides no
sêmen.
RESP: D
4. Leia
os textos a seguir.
TEXTO I A história da primeira vacina O primeiro indício de vacina surgiu na China, no século X, contra a varíola, [...] cientistas da época transformavam cascas de ferida de varíola em um pó contendo o vírus já inativo e espalhavam nos ferimentos das pessoas já contaminadas. Esse método ficou conhecido como variolação. Alguns séculos depois, em 1796 [...] Edward Jenner [...] fez um experimento e aplicou em um menino chamado James Phipps de oito anos, uma pequena dose de varíola bovina. O garoto ficou doente, mas manifestou uma forma branda da doença. Após a recuperação de James, Jenner introduziu na criança o vírus da doença humana em sua forma mais fatal, retirado de uma ordenhadeira. O menino, já imune, não desenvolveu a varíola. A palavra “vacina” vem de “vacca”, justamente pelo contexto histórico. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-oseculo-xviii. Acesso em: 01 set. de 2021 (Adaptado).
TEXTO II Desde que começaram a ser produzidas em massa, as vacinas se tornaram um dos principais elementos para o combate a doenças no mundo. A vacinação tem contribuído para reduzir expressivamente a incidência de pólio, sarampo e tétano, entre várias outras doenças, como exemplificado nos gráficos abaixo.
TEXTO III Com a pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a humanidade pôde assistir a ciência desenvolver diversas vacinas em tempo recorde. Em apenas 10 meses, algumas das vacinas listadas no quadro a seguir já haviam sido desenvolvidas, muitas delas com a utilização da Tecnologia do DNA Recombinante.
De acordo com os textos I, II e III e com os conhecimentos sobre vacinas, é INCORRETO afirmar que:
a) quando a vacina é introduzida no corpo humano, o sistema imunológico inicia a produção de anticorpos contra o antígeno presente na vacina e, ao final da resposta imunológica, são geradas células de memória que responderão rapidamente caso ocorra novo contato com o antígeno.
b) a contribuição das vacinas no controle e, até mesmo, na erradicação de várias doenças pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, evitando o desenvolvimento da doença ou a gravidade dela.
c) as vacinas, produzidas ou não por meio da engenharia genética, podem prevenir ou impedir o contágio pelos patógenos causadores de uma doença e a transmissão deles entre os membros da população.
d) no controle de muitas doenças, deve-se somar ao desenvolvimento das vacinas e à ampla aplicação delas, o conhecimento e o acesso a outros métodos de prevenção e de tratamento adequados.
RESP: C
5. O Brasil é reconhecido por
especialistas como o País de maior biodiversidade do planeta. Porém, essa
enorme biodiversidade vem sendo ameaçada de forma crescente. Nosso País
apresenta atualmente um Sistema Nacional de Unidades de Conservação
considerável: são mais de 1,4 milhão de km2 , somadas apenas as Unidades de
Conservação (UC) federais e estaduais. Entretanto, 27% desse total referem-se a
áreas de proteção ambiental, que, apesar do nome, em sua maioria não garantem
uma proteção adequada aos ecossistemas e seus componentes. Além disso, a
distribuição das UC pelos seis biomas continentais e pela zona costeira e
marinha é bastante desigual. As UC federais e estaduais de proteção integral
(destinadas à manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por
interferência humana) correspondem a 9,8% da Amazônia, mas a apenas 1,0% da
Caatinga, 2,9% do Cerrado, 2,1% da Mata Atlântica, 1,1% do Pampa, 2,3% do
Pantanal e 0,1% da Zona Costeira e Marinha, que engloba o mar territorial e a
zona econômica exclusiva. ROMA, J. C. e VIANA, J. P. Repositório do
Conhecimento do IPEA: Conservação desbalanceada entre os biomas. 2009.
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8371. Acesso em: 01
set. 2021. Sobre a ecologia e a conservação dos biomas brasileiros, assinale a
afirmativa INCORRETA:
a) A Mata Atlântica é um dos biomas
brasileiros mais impactados pelas ações humanas e seu histórico de degradação
está intimamente associado ao desmatamento e à expansão da agricultura e de
áreas urbanas.
b) A Floresta Amazônica, maior
floresta tropical do mundo, caracteriza-se pela ocorrência de diferentes
ecossistemas, como as matas de igapó, matas de várzea e matas de terra firme,
em grande parte, determinadas pelo relevo e pela hidrografia.
c) O Cerrado ocupa extensa área da
região central do Brasil e apresenta espécies bem adaptadas a altas
intensidades luminosas e duas estações bem definidas. A exploração de carvão e
a mineração são atividades de grande impacto ambiental para esse bioma.
d) O Pantanal está localizado na bacia
do Rio Paraguai e as diversas paisagens formadas nessa região apresentam
similaridades com outros biomas, como a Amazônia e o Cerrado. O desmatamento e
o fogo são os principais impactos da ação humana nesse bioma.
RESP:ANULADA
6. A Floresta Atlântica é considerada um
dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade (pontos quentes; de alta
biodiversidade) mundiais, da qual resta menos de 8% da cobertura original. De
um total estimado em mais de 1800 espécies de vertebrados terrestres,
aproximadamente 660 (36%) são endêmicos ao bioma (só ocorrem na Mata
Atlântica). Dos 305 táxons de animais brasileiros listados como ameaçados pela União
Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), 188 ocorrem na Mata
Atlântica. Desses, 151 são vertebrados e 116 endêmicos. PAGLIA, A.P., A. PAESE,
L. BEDÊ, M. FONSECA, L.P. PINTO E MACHADO R.B.. 2004. Lacunas de conservação e
áreas insubstituíveis para vertebrados ameaçados da Mata Atlântica. Pp. 39-50.
In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Volume II -
Seminários. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e Rede Nacional Pró
Unidades de Conservação. Curitiba, PR. (Adaptado). O texto anterior trata da
biodiversidade de vertebrados terrestres na Mata Atlântica. Sobre os
vertebrados em geral, é INCORRETO afirmar que:
a) os ovos com casca constituem um
importante passo evolutivo na conquista do ambiente terrestre pelos répteis.
b) a mandíbula está presente em todos os
vertebrados e tem importante papel na captura do alimento e na defesa contra
predadores.
c) os peixes são representantes
importantes dos vertebrados aquáticos e apresentam características particulares
de adaptação à água, como a respiração branquial.
d) a notocorda é uma estrutura
presente na fase embrionária desses organismos, o que os inclui no grupo dos
Chordata.
RESP: B
7. Durante
a pandemia da COVID-19, Ana realizou, em casa, um experimento para demonstrar a
conversão de energia elétrica em energia térmica. Ela fez passar uma corrente
elétrica, por dois minutos, através de um resistor imerso em um líquido, dentro
de uma garrafa térmica. Ao final, ela verificou que a temperatura do líquido
aumentou 5,2 oC. João, um colega de Ana, relatou a ela que repetiu o seu
experimento com uma corrente igual, em um resistor idêntico, pelo mesmo tempo e
que observou um aumento de temperatura no líquido de 10,4 oC. Ana formulou
hipóteses para explicar a diferença nos resultados, lembrando-se de que o calor
específico é uma propriedade da substância que indica a quantidade de calor que
1 g dessa substância precisa receber para aumentar a sua temperatura em 1 oC.
Das afirmativas abaixo, assinale
aquela que explica CORRETAMENTE o aumento de temperatura duas vezes maior
obtido por João:
a) João utilizou a mesma massa de um
líquido, com calor específico duas vezes menor.
b) João utilizou uma massa duas vezes
maior de um líquido, com o mesmo calor específico.
c) João utilizou uma massa duas vezes
menor de um líquido, com calor específico duas vezes maior.
d) João utilizou a mesma massa de um
líquido, com calor específico duas vezes maior.
RESP: A
8. A
figura abaixo mostra a vista aérea da trajetória de um carro viajando em uma
estrada plana. Ao chegar no ponto P, o carro entra em uma área grande, coberta
de óleo. Isso reduz o atrito entre os pneus e o solo, nessa região, a zero.
Assinale a alternativa cuja trajetória pontilhada corresponde CORRETAMENTE
àquela seguida pelo veículo a partir do ponto P:
a) I
b) II
c) III
d) IV
RESP: B
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