Questões resolvidas sobre algas PISM/UFJF

 


1. (PISM 2) Dentro do reino Protista, há um grupo formado por organismos fotossintetizantes, comumente denominados de ALGAS, que colonizam diversos habitats aquáticos, como mar, lagoas, rios e lagos. Esses organismos possuem grande importância ecológica, principalmente pela grande atuação no ciclo do carbono.

a) Cite dois filos de algas que utilizem amido como polissacarídeo de reserva.

 

b) Em um álbum de 1994, Jorge Benjor canta a música Spyrogyra Story, que contém os seguintes versos: “Espirogiro é Spirogyra, é Spirogyra É um bichinho bonito e verdinho que dá na água Que Plâncton é esse? É o Espirogiro é o Spirogyra” Spyrogyra é um gênero bem conhecido de alga verde filamentosa, não um “bichinho”, pois, dentre outros caracteres, possui o pigmento citado na música. Qual o nome do pigmento e em qual organela celular ele se encontra?

 

c) O que é Maré Vermelha e o que a mesma acarreta ao meio ambiente?

 

2. (PISM 2) Os diversos grupos de algas podem se reproduzir de diferentes formas. Conhecer essas diferentes formas de reprodução é importante para análise de situações que envolvam a aplicação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das algas. Sobre os processos reprodutivos das algas, assinale a alternativa CORRETA:

A) A reprodução assexuada em algas multicelulares pode ocorrer por bipartição, ou seja, a célula progenitora replica o seu DNA e separa-se em duas células filhas geneticamente iguais e de dimensões semelhantes.

B) A reprodução assexuada em algas unicelulares pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento de alga se desprende e origina outro filamento geneticamente semelhante, mas não idêntico.

C) A reprodução assexuada em algas unicelulares pode ocorrer por esporulação, ou seja, há formação de esporos que, ao serem liberados do corpo do indivíduo que os produziu, têm capacidade de desenvolver diretamente um novo indivíduo geneticamente idêntico.

D) A reprodução sexuada em algas multicelulares pode ocorrer em algas de ciclo de vida com alternância de gerações, produzindo variabilidade genética nas espécies.

E) A reprodução sexuada em algas unicelulares pode ocorrer em algas com ciclo de vida haplonte e não produz variabilidade genética nas espécies.

 

3. (UFJF/VESTIBULAR EAD) Leia as afirmativas abaixo a respeito das clorófitas (algas verdes), feófitas (algas pardas) e rodófitas (algas vermelhas).

I. Entre as feófitas predominam as formas pluricelulares e macroscópicas.

II. Clorófitas, feófitas e rodófitas possuem função ecológica essencial na decomposição e reciclagem de matéria orgânica.

III. Das rodófitas extrai-se a agarose, um dos componentes do ágar usado como meio de cultura de bactérias.

IV. Clorófitas e rodófitas diferem pela presença dos pigmentos fucoxantina e ficoeritrina, respectivamente.

Marque a opção que registra as afirmativas CORRETAS.

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

  

4. (Ufjf-pism 3 2018) Leia os textos abaixo e responda ao que se pede.

“Mar fica ácido em ritmo sem precedente e vida marinha é afetada”

 Reinaldo José Lopes. Editor de "Ciência E Saúde" 02/03/2012

 “Os oceanos da Terra estão ficando mais ácidos a uma taxa que parece não ter precedentes nos últimos 300 milhões de anos, uma notícia nada agradável para a vida marinha e para a economia humana que depende dela. A conclusão está em estudo na revista "Science", que analisou todos os registros geológicos disponíveis sobre fenômenos parecidos. Apesar da relativa falta de dados no caso dos períodos mais remotos, a equipe liderada por Bärbel Hönisch, da Universidade Columbia, diz que a rapidez das alterações na química do oceano atual é única. ‘O que estamos fazendo hoje realmente se destaca’, disse ela em comunicado oficial. A culpa é do dióxido de carbono ou gás carbônico 2 (CO ), substância que a humanidade anda lançando em quantidades cada vez maiores na atmosfera ao queimar combustíveis fósseis ou florestas, por exemplo. Cerca de metade do CO 2 emitido no planeta acaba sendo absorvido pelos oceanos. A molécula reage com a água, produzindo ácido carbônico e um dos resultados da reação é o aumento da acidez do mar. […] ‘O que ocorre é que ela (água do mar) está ficando progressivamente menos alcalina -ainda não pode ser classificada como ácida.’ Parece pouco, mas a mudança é suficiente para que haja menos carbonato nos oceanos.”

Fonte: Folha on-line . Acesso em 06/08/2017.

 Sobre a acidificação dos oceanos relatada na reportagem do Jornal Folha de São Paulo, assinale a afirmativa abaixo que explique CORRETAMENTE seus efeitos sobre a vida marinha.

a) O fenômeno é caracterizado pela diminuição do pH da água do mar, causada pelo excesso de Íons H ,+ provenientes da dissociação do ácido carbônico e que provocam intoxicação dos mamíferos marinhos como as focas e as baleias.

b) O fenômeno produz íons carbonato, resultantes da dissociação do ácido carbônico, formado no processo de acidificação, provocando o aumento da temperatura do mar, causando a morte de muitas espécies de corais e de crustáceos.

c) O fenômeno torna o carbonato de cálcio menos disponível na água, o que tem levado diversos organismos que possuem esqueleto calcário como corais e crustáceos a sofrer uma dissolução de suas estruturas calcificadas.

d) O fenômeno de acidificação provoca o aumento do consumo de gás carbônico nos ecossistemas marinhos, o que favorece a reprodução dos corais e a diminuição de espécies que se alimentam deles, provocando desequilíbrio nas teias alimentares.

e) O fenômeno provoca a proliferação excessiva de certas espécies de algas pelo aumento da acidez da água e estas são capazes de produzir toxinas que se acumulam ao longo da cadeia alimentar, intoxicando os vertebrados marinhos.

 

 5. (PISM 2)Escolha a alternativa CORRETA.

a) Os liquens são tolerantes à poluição atmosférica por gases.

b) Os liquens são formados a partir da associação simbiótica entre fungos e algas.

c) Os liquens são formados a partir da associação simbiótica entre bactérias e musgos.

d) Os liquens são formados a partir da decomposição das rochas.

e) Os liquens, também conhecidos como champignons, são comestíveis.

 

GABARITO

1-

a) Chlorophyta/Dinophyta/Charophyta.

b) Clorofila / Cloroplasto.

c) Fenômeno onde a água do mar perto do litoral fica colorida de tons marrom-avermelhados devido à multiplicação exagerada de dinoflagelados. As substâncias tóxicas liberadas causam a morte de peixes e outros animais marinhos, podendo até mesmo intoxicar seres humanos.

 

2- D

 

3- A

 

4- C


5- B

 

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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