1. (PISM 2) Dentro do
reino Protista, há um grupo formado por organismos fotossintetizantes,
comumente denominados de ALGAS,
que colonizam diversos habitats aquáticos, como mar, lagoas, rios e lagos.
Esses organismos possuem grande importância ecológica, principalmente pela
grande atuação no ciclo do carbono.
a) Cite dois filos de algas
que utilizem amido como polissacarídeo de reserva.
b) Em um álbum de 1994, Jorge
Benjor canta a música Spyrogyra Story, que contém os seguintes versos:
“Espirogiro é Spirogyra, é Spirogyra É um bichinho bonito e verdinho que dá na
água Que Plâncton é esse? É o Espirogiro é o Spirogyra” Spyrogyra é um gênero
bem conhecido de alga verde filamentosa, não um “bichinho”, pois, dentre outros
caracteres, possui o pigmento citado na música. Qual o nome do pigmento e em
qual organela celular ele se encontra?
c) O que é Maré Vermelha e o
que a mesma acarreta ao meio ambiente?
2. (PISM 2) Os diversos grupos de algas podem se reproduzir de diferentes formas.
Conhecer essas diferentes formas de reprodução é importante para análise de
situações que envolvam a aplicação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica das algas. Sobre os processos reprodutivos das algas,
assinale a alternativa CORRETA:
A) A reprodução assexuada em
algas multicelulares pode ocorrer por bipartição, ou seja, a célula progenitora
replica o seu DNA e separa-se em duas células filhas geneticamente iguais e de
dimensões semelhantes.
B) A reprodução assexuada em
algas unicelulares pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento de alga
se desprende e origina outro filamento geneticamente semelhante, mas não
idêntico.
C) A reprodução assexuada em
algas unicelulares pode ocorrer por esporulação, ou seja, há formação de
esporos que, ao serem liberados do corpo do indivíduo que os produziu, têm
capacidade de desenvolver diretamente um novo indivíduo geneticamente idêntico.
D) A reprodução sexuada em
algas multicelulares pode ocorrer em algas de ciclo de vida com alternância de
gerações, produzindo variabilidade genética nas espécies.
E) A reprodução sexuada em
algas unicelulares pode ocorrer em algas com ciclo de vida haplonte e não
produz variabilidade genética nas espécies.
3. (UFJF/VESTIBULAR EAD)
Leia as afirmativas abaixo a respeito das clorófitas (algas verdes), feófitas (algas pardas) e rodófitas
(algas vermelhas).
I.
Entre as feófitas predominam as formas pluricelulares e macroscópicas.
II.
Clorófitas, feófitas e rodófitas possuem função ecológica essencial na
decomposição e reciclagem de matéria orgânica.
III.
Das rodófitas extrai-se a agarose, um dos componentes do ágar usado como meio
de cultura de bactérias.
IV.
Clorófitas e rodófitas diferem pela presença dos pigmentos fucoxantina e
ficoeritrina, respectivamente.
Marque
a opção que registra as afirmativas CORRETAS.
a)
I e III.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)
II e IV.
e)
III e IV.
4.
(Ufjf-pism 3 2018) Leia os textos abaixo e responda ao que se pede.
“Mar
fica ácido em ritmo sem precedente e vida marinha é afetada”
Reinaldo José
Lopes. Editor de "Ciência E Saúde" 02/03/2012
Fonte: Folha on-line
a)
O fenômeno é caracterizado pela diminuição do pH da água do mar, causada pelo
excesso de Íons H ,+
provenientes da dissociação do ácido carbônico e que provocam intoxicação dos
mamíferos marinhos como as focas e as baleias.
b)
O fenômeno produz íons carbonato, resultantes da dissociação do ácido
carbônico, formado no processo de acidificação, provocando o aumento da
temperatura do mar, causando a morte de muitas espécies de corais e de
crustáceos.
c)
O fenômeno torna o carbonato de cálcio menos disponível na água, o que tem
levado diversos organismos que possuem esqueleto calcário como corais e
crustáceos a sofrer uma dissolução de suas estruturas calcificadas.
d)
O fenômeno de acidificação provoca o aumento do consumo de gás carbônico nos
ecossistemas marinhos, o que favorece a reprodução dos corais e a diminuição de
espécies que se alimentam deles, provocando desequilíbrio nas teias
alimentares.
e)
O fenômeno provoca a proliferação excessiva de certas espécies de algas pelo aumento da
acidez da água e estas são capazes de produzir toxinas que se acumulam ao longo
da cadeia alimentar, intoxicando os vertebrados marinhos.
a) Os
liquens são tolerantes à poluição atmosférica por gases.
b) Os
liquens são formados a partir da associação simbiótica entre fungos e algas.
c) Os
liquens são formados a partir da associação simbiótica entre bactérias e
musgos.
d) Os
liquens são formados a partir da decomposição das rochas.
e) Os
liquens, também conhecidos como champignons, são comestíveis.
GABARITO
1-
a) Chlorophyta/Dinophyta/Charophyta.
b) Clorofila / Cloroplasto.
c) Fenômeno onde a água do mar perto do litoral
fica colorida de tons marrom-avermelhados devido à multiplicação exagerada de
dinoflagelados. As substâncias tóxicas liberadas causam a morte de peixes e
outros animais marinhos, podendo até mesmo intoxicar seres humanos.
2- D
3- A
4- C
5- B
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