k estrategistas X r estrategistas

 

Crescer e reproduzir é uma tarefa que quase todos os organismos têm que cumprir. Assim, os organismos possuem um compromisso na alocação energética necessária para atividades como o crescimento e a reprodução. Ambos possuem custos associados, sendo necessárias estratégias eficazes para maximizar a aptidão dos organismos.

Em 1837, o matemático Pierre F. Verhulst propôs um modelo de crescimento populacional, classificando as populações sob o ponto de vista de duas estratégias de crescimento: os organismos r e k estrategistas.

Espécies K-estrategistas

Nas espécies K-estrategistas, a capacidade de suporte do meio é um fator restritivo. Por isso, os indivíduos deste tipo de população tendem a preparar sua prole para a competição por alimento (cuidado parental) e apresentam um tempo de vida mais longo em comparação a indivíduos de espécies r-estrategistas.

As espécies k-estrategistas se caracterizam como organismos ligados a estágios de sucessão ecológica avançada de uma comunidade, sobrevivendo em ambientes cuja competição é elevada. Este tipo de estratégia despende mais energia no crescimento, produzindo proles menos numerosas compostas por individuas com maior tamanho corporal. Ex: elefantes, grandes felinos e seres humanos.

 

Espécies r-estrategistas

As espécies r-estrategistas são aquelas que têm a capacidade de se multiplicar de forma rápida no tempo, produzindo um alto número de descendentes a cada ciclo reprodutivo, sendo que a maioria não chega à fase adulta. Geralmente a prole é formada por indivíduos pequenos e na maioria das vezes não a cuidado parental.

Devido ao fato da capacidade de suporte do ambiente não ser um fator limitante para as espécies r-estrategistas, o crescimento dessas populações ocorre de forma exponencial. Muitas vezes essas são oportunistas, aumentando em número após algum tipo de distúrbio ou ocupando ambientes desocupados. Podemos citar como exemplo os mosquitos que proliferam em áreas próximas a rios ou lagos, a maioria dos peixes.

 

OBS:

 r-estrategistas: prole numerosa e indivíduos menores.

 K-estrategistas: prole menor e indivíduos maiores.










Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário