Questões sobre Interação Gênica e Pleiotropia


Informações para as questões 1 e 2

Em galinhas, o tipo de crista é um caso de interação gênica em que temos:

GENÓTIPOS
FENÓTIPOS
R-ee
Rosa
rrE-
Ervilha
R-E-
Noz
rree
Simples

01. Em 80 descendentes, qual será o esperado para o seguinte cruzamento: Rree X rrEe?


02. Um galo de crista noz, cruzado com uma galinha crista rosa, produziu a seguinte geração: 3/8 noz, 3/8 rosa, 1/ 8 ervilha e 1/8 simples. Quais os genótipos dos pais?


03. (UFPE/UFRPE)  Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilidade óssea, a surdez congênita e a esclerótica azulada. Assinale a alternativa que define o caso.
a)  Ligação genética
b)  Penetrância completa
c)  Pleiotropia
d)  Herança quantitativa
e)  Polialelia

04. (FATEC-SP)  Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica.  Este fenômeno é conhecido como:
a) interação gênica.
b) epistasia.
c) herança quantitativa.
d) poligenia.
e) dominância completa.

05. A surdez pode ser uma doença hereditária ou adquirida. Quando hereditária, depende da homozigose de apenas um dos dois genes recessivos, (d) ou (e). A audição normal depende da presença de pelo menos dois genes dominantes diferentes (D) e (E), simultaneamente. Um homem surdo, casou-se com uma surda. Tiveram 9 filhos, todos de audição normal.
Assim, podemos concluir que o genótipo dos filhos é:
a) ddEE.         
b) DdEe.         
c) Ddee.
d) DDee.        
 e) DDEE.

06. (UNIMEP-SP) Sabe-se que, de uma maneira geral, cada par de genes alelos determina uma única característica, porém há casos onde um mesmo par de genes, sob determinadas condições ambientais, determina dois ou mais caracteres.  Este fenômeno é conhecido como:
a) epistasia.
b) genes aditivos.
c) interação gênica.
d) pleiotropia.
e) genes quantitativos.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário