Sucessão ecológica



Sucessão ecológica é o nome dado ao processo em que um ambiente se altera através da colonização de novas comunidades biológicas. Estas comunidades se instalam gradualmente, de maneira ordenada e progressiva. A sucessão pode ser de dois tipos: primária ou secundária.

Sucessão ecológica primária
É a sucessão que ocorre em ambientes que não possuíam comunidades biológicas instaladas e que apresentam condições desfavoráveis ao estabelecimento de vida. São exemplos destes locais as rochas, dunas e poças de lava vulcânica recém-solidificada.

 

Sucessão ecológica secundária

É o caso da sucessão que ocorre em um ambiente parcialmente destruído, mas que já foi anteriormente ocupado por outra comunidade biológica. São exemplos de locais que sofrem sucessão secundária áreas destruídas por queimadas ou desmatamento. 
 
Nas sucessões ecológicas podemos observar três fases distintas:
A) Comunidade pioneira: Primeiros organismos a se instalar num local, os pioneiros geralmente são bactérias, cianobactérias, liquens.
 B) Organismos intermediários ou séries: Os organismos intermediários de uma sucessão ecológica são aqueles que começam a se instalar após os seres vivos pioneiros terem “preparado o ambiente”. Ex: pequenos insetos, briófitas,  plantas herbáceas.
 C) Comunidade clímax: corresponde à etapa mais complexa da sucessão ecológica. Nessa etapa de uma sucessão encontramos relações ecológicas intrincadas, grande diversidade de nichos ecológicos e a comunidade possui grande biomassa. Sendo a taxa de fotossíntese igual a taxa de respiração.

Exercícios:

1.    (FUVEST) Um grande rochedo nu começa a ser colonizado por seres vivos. Os primeiros organismos a se instalarem são:
a) gramíneas               b) fungos        c) gimnospermas         d) pteridófitas              e) líquens

2.    Qual a diferença entre sucessão primária e secundária?

3.    Defina o processo de sucessão ecológica.

4.    Considere as afirmativas, assinale V ou F:

(      )Sucessão ecológica é o nome que se dá ao processo de transformações graduais na constituição das comunidades de organismos.

(      )Quando se atinge um estágio de estabilidade em uma sucessão, a comunidade correspondente é a comunidade clímax.

(      )Numa sucessão ecológica, a diversidade de espécies aumenta inicialmente, atingindo o ponto mais alto no clímax estabilizando-se então.

(      ) Numa sucessão ecológica ocorre aumento de biomassa.


5.    Em relação ao desenvolvimento de uma comunidade, cite as características de uma comunidade clímax.

6. (PUC-SP) Numa sucessão de comunidade ocorre:
a) constância de biomassa e de espécie.
b) diminuição de biomassa e menor diversificação de espécies.
c) diminuição de biomassa e maior diversificação de espécies.
d) aumento de biomassa e menor diversificação de espécies.
e) aumento de biomassa e maior diversificação de espécies.
Bons estudos!

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário