1
1.
(ESAL-MG) As angiospermas diferem dos demais
vegetais por possuir endospermas triplóide. Descreva o fenômeno responsável por
essa característica.
R: O
endosperma ou albume triplóide resulta da fecundação entre um dos núcleos
espermáticos ou gaméticos e os núcleos polares do saco embrionário do óvulo
vegetal.
2.
(FUVEST) Sobre sementes e frutos das
angiospermas, responda:
a) De que partes da flor são provenientes?
b) Qual o papel de agentes como o vento, os insetos e outros animais em sua formação?
a) De que partes da flor são provenientes?
b) Qual o papel de agentes como o vento, os insetos e outros animais em sua formação?
R:
a) As sementes são provenientes dos
óvulos fecundados. Os frutos originam-se do desenvolvimento das paredes dos
ovários da planta.
b) O vento e os insetos atuam como agentes polinizadores, transportando o pólen da antera até o estigma das flores.
b) O vento e os insetos atuam como agentes polinizadores, transportando o pólen da antera até o estigma das flores.
3.
(FUVEST) Certas substâncias inibem a formação do
tubo polínico em angiospermas. Explique como essa inibição afeta a formação do
embrião e do endosperma.
Não ocorrerá fecundação da oosfera ou dos núcleos
polares situados no centro do saco embrionário. Desse modo, não se formam o
embrião nem o endosperma triplóide.
4.
(UFES) As plantas fanerógamas - gimnospermas e
angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas
constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o
grupo mais recente na história da Terra.
a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
a) Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as
gimnospermas nunca formarem fruto, característica das angiospermas. As
estruturas reprodutoras das gimnospermas são os estróbilos e das angiospermas
são as flores. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule,
folhas e semente.
b) O êxito das angiospermas que facilitou muito a sua disseminação é a formação de frutos que protegem as sementes.
b) O êxito das angiospermas que facilitou muito a sua disseminação é a formação de frutos que protegem as sementes.
5. (UFU)
Em relação as angiospermas, responda.
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
- Estrutura interna do caule:
- Sistema radicular:
- Nervuras nas folhas:
- Número de cotilédones:
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
- Estrutura interna do caule:
- Sistema radicular:
- Nervuras nas folhas:
- Número de cotilédones:
R: a) Monocotiledôneas: trigo, arroz, grama,
cana-de-açúcar, etc
Dicotiledôneas: feijão, grão-de-bico, pau-brasil, maçã, etc
b) Estrutura interna do caule: monocotiledôneas têm feixes condutores de seiva desorganizados. Dicotiledôneas têm feixes condutores de seiva organizados.
Sistema radicular: monocotiledônea têm raiz do tipo fasciculado. As dicotiledôneas em geral têm raiz do tipo axial ou pivotante.
Nervuras nas folhas: as nervuras das monocotiledôneas são paralelas, não ramificadas (paralelinérveas). As dicotiledôneas possuem nervuras reticuladas ou ramificadas (peninérveas). Número de cotilédones: monocotiledônea (um) e dicotiledôneas (dois).
Dicotiledôneas: feijão, grão-de-bico, pau-brasil, maçã, etc
b) Estrutura interna do caule: monocotiledôneas têm feixes condutores de seiva desorganizados. Dicotiledôneas têm feixes condutores de seiva organizados.
Sistema radicular: monocotiledônea têm raiz do tipo fasciculado. As dicotiledôneas em geral têm raiz do tipo axial ou pivotante.
Nervuras nas folhas: as nervuras das monocotiledôneas são paralelas, não ramificadas (paralelinérveas). As dicotiledôneas possuem nervuras reticuladas ou ramificadas (peninérveas). Número de cotilédones: monocotiledônea (um) e dicotiledôneas (dois).
6. (UFRS)
Em relação à propagação das angiospermas, são feitas as seguintes afirmações.
I - A presença do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reprodução, uma variabilidade genética maior.
II - Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento.
III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes são o vento, a água e os animais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
I - A presença do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reprodução, uma variabilidade genética maior.
II - Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento.
III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes são o vento, a água e os animais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
R: C
7. (UNIP) As plantas vulgarmente
conhecidas por samambaias, musgos e avencas correspondem a fases dos seus
ciclos reprodutores, que os biólogos denominam, respectivamente, de:
a)
esporófito, gametófito e esporófito.
b)
gametófito, esporófito e gametófito.
c)
gametófito, gametófito e esporófito.
d)
esporófito, esporófito e esporófito.
e)
esporófito, gametófito e gametófito.
R: A
8.
(UEM)
Sobre a morfologia e a anatomia dos vegetais, é correto afirmar que:
01. A gema apical, presente no
ápice do caule e dos ramos, é constituída por células meristemáticas, que se
multiplicam por mitose.
02. Os tecidos condutores, xilema e
floema, são observados apenas no caule das plantas vasculares.
04. Os componentes do xilema,
responsáveis pela condução de água e minerais, são os elementos de vaso e
traqueídes.
08. A característica mais evidente
na epiderme das folhas é a grande quantidade de cloroplastos presente nas suas
células.
16. A coifa ou meristema subapical
radical é o tecido responsável pelo crescimento da raiz.
32. A presença de lignina e
celulose nas paredes das células do colênquima determina a rigidez e a
sustentação dos vegetais.
SOMA : 05
9.
(UPE)
Marque a alternativa correta, relacionando as afirmativas de I a IV com os
nomes das plantas indicadas pelos algarismos de 1 a 4.
I. Um grupo de plantas em cujo
ciclo de vida ocorre alternância de geração; a geração ou fase predominante é a
gametofítica – ausência de sistema condutor.
II. Grupo de plantas dotadas de
sistema condutor – apresenta alternância
de geração com fase gametofífica reduzida e um protalo diminuto.
III. Classe de plantas que
apresenta sementes nuas – forma estruturas reprodutoras denominadas estróbilos;
femininos (megastróbilos) ou masculinos (microstróbilos).
IV. Grupo de plantas que apresenta
um cotilédone, estrutura especial que se forma na semente e cuja função é
nutrir o embrião – os óvulos estão encerrados no interior do ovário.
1. Cana-de-açúcar.
2. Musgo.
3. Samambaia.
4. Pinheiro.
a) I-3, II-4, III-1, IV-2.
b) I-2, II-3, III-4, IV-1.
c) I-4, II-2, III-3, IV-1.
d) I-1, II-3, III-2, IV-4.
e) I-2, II-4, III-1, IV-3.
R: B
10.
(UNINOESTE)
Com relação à diversidade e reprodução das plantas, assinale a alternativa
correta.
a) Os esporófitos são diploides,
originados a partir da união dos gametas.
b) As briófitas não possuem
reprodução sexuada devido à dominância da fase esporofítica.
c) Nas pteridófitas, os
megasporângios são responsáveis por armazenar a oosfera.
d) As gimnospermas são as primeiras
plantas a apresentar a dupla fecundação.
e) Nas angiospermas, o endosperma é
originado a partir da fusão das sinérgides com um núcleo espermático do grão de
pólen.
R: A
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