Exercícios de botânica com gabarito


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1.    (ESAL-MG) As angiospermas diferem dos demais vegetais por possuir endospermas triplóide. Descreva o fenômeno responsável por essa característica. 

R: O endosperma ou albume triplóide resulta da fecundação entre um dos núcleos espermáticos ou gaméticos e os núcleos polares do saco embrionário do óvulo vegetal.

2.    (FUVEST) Sobre sementes e frutos das angiospermas, responda:
a) De que partes da flor são provenientes?

b) Qual o papel de agentes como o vento, os insetos e outros animais em sua formação?
R: a) As sementes são provenientes dos óvulos fecundados. Os frutos originam-se do desenvolvimento das paredes dos ovários da planta.

b) O vento e os insetos atuam como agentes polinizadores, transportando o pólen da antera até o estigma das flores.

3.    (FUVEST) Certas substâncias inibem a formação do tubo polínico em angiospermas. Explique como essa inibição afeta a formação do embrião e do endosperma. 
Não ocorrerá fecundação da oosfera ou dos núcleos polares situados no centro do saco embrionário. Desse modo, não se formam o embrião nem o endosperma triplóide.

4.    (UFES) As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.

a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.

b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade. 
a) Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as gimnospermas nunca formarem fruto, característica das angiospermas. As estruturas reprodutoras das gimnospermas são os estróbilos e das angiospermas são as flores. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas e semente.

b) O êxito das angiospermas que facilitou muito a sua disseminação é a formação de frutos que protegem as sementes.

5.    (UFU) Em relação as angiospermas, responda.

a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
   - Estrutura interna do caule:
   - Sistema radicular:
   - Nervuras nas folhas:
   - Número de cotilédones: 
R: a) Monocotiledôneas: trigo, arroz, grama, cana-de-açúcar, etc
Dicotiledôneas: feijão, grão-de-bico, pau-brasil, maçã, etc

b) Estrutura interna do caule: monocotiledôneas têm feixes condutores de seiva desorganizados. Dicotiledôneas têm feixes condutores de seiva organizados.
Sistema radicular: monocotiledônea têm raiz do tipo fasciculado. As dicotiledôneas em geral têm raiz do tipo axial ou pivotante.
Nervuras nas folhas: as nervuras das monocotiledôneas são paralelas, não ramificadas (paralelinérveas). As dicotiledôneas possuem nervuras reticuladas ou ramificadas (peninérveas). Número de cotilédones: monocotiledônea (um) e dicotiledôneas (dois).

6.    (UFRS) Em relação à propagação das angiospermas, são feitas as seguintes afirmações.
I - A presença do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reprodução, uma variabilidade genética maior.

II - Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento.
III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes são o vento, a água e os animais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III. 

R: C

7.    (UNIP) As plantas vulgarmente conhecidas por samambaias, musgos e avencas correspondem a fases dos seus ciclos reprodutores, que os biólogos denominam, respectivamente, de:
a) esporófito, gametófito e esporófito.
b) gametófito, esporófito e gametófito.
c) gametófito, gametófito e esporófito.
d) esporófito, esporófito e esporófito.
e) esporófito, gametófito e gametófito.

R: A

8.    (UEM) Sobre a morfologia e a anatomia dos vegetais, é correto afirmar que:
01. A gema apical, presente no ápice do caule e dos ramos, é constituída por células meristemáticas, que se multiplicam por mitose.
02. Os tecidos condutores, xilema e floema, são observados apenas no caule das plantas vasculares.
04. Os componentes do xilema, responsáveis pela condução de água e minerais, são os elementos de vaso e traqueídes.

08. A característica mais evidente na epiderme das folhas é a grande quantidade de cloroplastos presente nas suas células.

16. A coifa ou meristema subapical radical é o tecido responsável pelo crescimento da raiz.

32. A presença de lignina e celulose nas paredes das células do colênquima determina a rigidez e a sustentação dos vegetais.

SOMA : 05

9.    (UPE) Marque a alternativa correta, relacionando as afirmativas de I a IV com os nomes das plantas indicadas pelos algarismos de 1 a 4.
I. Um grupo de plantas em cujo ciclo de vida ocorre alternância de geração; a geração ou fase predominante é a gametofítica – ausência de sistema condutor.
II. Grupo de plantas dotadas de sistema  condutor – apresenta alternância de geração com fase gametofífica reduzida e um protalo diminuto.
III. Classe de plantas que apresenta sementes nuas – forma estruturas reprodutoras denominadas estróbilos; femininos (megastróbilos) ou masculinos (microstróbilos).
IV. Grupo de plantas que apresenta um cotilédone, estrutura especial que se forma na semente e cuja função é nutrir o embrião – os óvulos estão encerrados no interior do ovário.
1. Cana-de-açúcar.
2. Musgo.
3. Samambaia.
4. Pinheiro.
a) I-3, II-4, III-1, IV-2.
b) I-2, II-3, III-4, IV-1.
c) I-4, II-2, III-3, IV-1.
d) I-1, II-3, III-2, IV-4.
e) I-2, II-4, III-1, IV-3.

R: B

10.  (UNINOESTE) Com relação à diversidade e reprodução das plantas, assinale a alternativa correta.
a) Os esporófitos são diploides, originados a partir da união dos gametas.
b) As briófitas não possuem reprodução sexuada devido à dominância da fase esporofítica.
c) Nas pteridófitas, os megasporângios são responsáveis por armazenar a oosfera.
d) As gimnospermas são as primeiras plantas a apresentar a dupla fecundação.
e) Nas angiospermas, o endosperma é originado a partir da fusão das sinérgides com um núcleo espermático do grão de pólen.

R: A

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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