TEMA GERAL:
DIVERSIDADE E INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
DIVERSIDADE DOS SERES
VIVOS
1. OS VÍRUS -
Reconhecer os vírus, através de representações gráficas e/ou descrições, e
caracterizá-los quanto a constituição. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos
vírus e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas viroses (rubéola,
sarampo, catapora, gripe, AIDS, caxumba, herpes, hepatite, poliomielite e
hidrofobia).
2. AS BACTÉRIAS -
Reconhecer bactérias, através de representações gráficas e/ou descrições, e
caracterizá-las quanto a estrutura e reprodução. (G) - Avaliar e analisar
situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas
que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica das bactérias e sobre a transmissão, prevenção e controle
de algumas bacterioses (botulismo, cólera, coqueluche, difteria, disenteria
bacilar, febre maculosa, febre tifóide, gastroenterites, hanseníase,
leptospirose, meningite, peste bubônica, pneumonia, sífilis, gonorréia, tétano
e tuberculose).
3. AS CIANOBACTÉRIAS
- Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os padrões
morfológicos de cianobactérias. (G) - Avaliar e analisar situações que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica das
cianobactérias.
4. OS FUNGOS - Reconhecer os padrões morfológicos básicos
dos fungos, através de representações gráficas e/ou descrições. (G) - Avaliar e
analisar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica dos fungos.
5. AS ALGAS - Reconhecer as algas (dinoflagelados,
diatomáceas, feófitas, rodófitas e clorófitas) através de representações
gráficas e/ou descrições, e caracterizá-las quanto a estrutura básica e
reprodução. (Gl) - Avaliar e analisar situações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das algas
protistas.
6. OS PROTOZOÁRIOS
- Reconhecer os protozoários, através de representações gráficas e/ou
descrições, e caracterizá-los quanto a estrutura básica e reprodução. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica dos protozoários e sobre a
transmissão, prevenção e controle de algumas protozoozes (amebíase, giardíase,
leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose, doença de Chagas e malária).
7 . OS ANIMAIS - Reconhecer e caracterizar
as etapas de desenvolvimento embrionário (mórula, blástula e gástrula). (O) -
Compreender e explicar as aquisições evolutivas dos animais (multicelularidade,
gastrulação, cavidade corporal, protostomia e deuterostomia, simetria e
metameria). (O) - Compreender e explicar a organização dos animais em um
cladograma.
OS PORÍFEROS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos poríferos. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos, tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção e
reprodução dos poríferos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos poríferos.
OS CNIDÁRIOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos cnidários
(hidrozoário, cifozoário e antozoário). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do
ambiente e de locomoção dos cnidários, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
(G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica dos cnidários.
OS PLATELMINTOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos platelmintos
(turbelarios, trematódeos e cestóides). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos platelmintos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos platelmintos
e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses (teníase,
cisticercose e esquistossomose).
OS NEMATÓIDES (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos nematóides. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção,
reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos nematóides,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos
nematóides e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses
(ascaridíase, ancilostomose, enterobiose, tricocefalose, filariose, larva
migrans).
OS MOLUSCOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos moluscos
(gastrópodos, cefalópodos e bivalvos). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do
ambiente e de locomoção dos moluscos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
(G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos moluscos.
OS ANELÍDEOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anelídeos
(oligoquetas, poliquetas e hirudíneos) (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos anelídeos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos anelídeos.
OS ARTRÓPODOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos artrópodos (insetos,
crustáceos e aracnídeos). (G) - Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção dos artrópodos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos artrópodos.
OS EQUINODERMOS (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes
representantes dos equinodermos. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos equinodermos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos equinodermos.
OS CORDADOS (O) - Compreender e explicar a organização dos
cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) em um cladograma. (O) -
Compreender e explicar as aquisições evolutivas e adaptações ao ambiente dos
peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos
• OS PEIXES (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos peixes cartilaginosos e
ósseos. (G) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar
experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação
de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração,
circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos
peixes cartilaginosos e ósseos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos peixes.
• OS ANFÍBIOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anfíbios (anuros,
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar
experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção dos anfíbios, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
- Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos
anfíbios.
• OS RÉPTEIS (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais
representantes dos répteis (quelôneos, crocodilianos, lacertíleos e ofídeos).
(Gl) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos,
esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação,
excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos repteis,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (Gl) - Analisar e avaliar situações que
envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica dos répteis.
• AS AVES (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes
representantes das aves. (G) - Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção das aves, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e
avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica das aves.
• OS MAMÍFEROS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos mamíferos
(monotrematas ou prototérios, marsupiais ou metatérios e eutérios). (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção,
reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos mamíferos,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e avaliar situações que
envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica dos mamíferos.
8. OS VEGETAIS
PLANTAS AVASCULARES E VASCULARES - Caracterizar e reconhecer os grupos
vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e, em esquemas
e figuras, os seus ciclos. (Observação: quando for o caso, o ciclo básico
deverá vir na prova, para consulta.). (O) - Compreender e explicar o processo
evolutivo das plantas quanto a reprodução, presença ou não de tecidos
condutores, órgãos vegetativos e reprodutivos. (O) - Compreender e explicar a
organização dos vegetais em um cladograma.
PLANTAS SEM SEMENTES (CRIPTÓGAMAS) (B e O) - Reconhecer e
explicar a importância biológica e evolutiva dos processos de reprodução
assexuada e sexuada de briófitas e pteridófitas.
PLANTAS COM SEMENTES (ESPERMATÓFITAS) (B e O) - Caracterizar
e diferenciar morfológica e funcionalmente as estruturas do estróbilo
(gimnospermas) e da flor (angiospermas). (B e O) - Reconhecer e explicar a
importância biológica e evolutiva das sementes e das suas estruturas
(tegumento, tecido de reserva e embrião).
PLANTAS COM FLORES (ANGIOSPERMAS) (O e G) - Compreender,
explicar e associar a importância biológica e evolutiva da flor e do fruto. (O)
- Compreender e explicar a importância da proteção do óvulo (ovário) para o
sucesso reprodutivo deste grupo vegetal. (O) - Compreender e explicar a
importância biológica e evolutiva da polinização e dispersão. (G) - Analisar
situações e relações que envolvam conhecimentos sobre as síndromes de
polinização (anemofilia, entomofilia, ornitofilia e quiropterofilia) e
dispersão (anemocoria, zoocoria). (B) - Reconhecer as variações morfológicas de
frutos carnosos e secos (deiscentes e indeiscentes). (B e G) - Caracterizar e
analisar as diferentes síndromes de polinização e dispersão de angiospermas.
MORFO-ANATOMIA DE ANGIOSPERMAS (B e O) - Reconhecer as
funções de raiz, caule e folha, relacionando suas adaptações morfológicas
básicas ao ambiente (xérico e aquático) e com as condições de reserva. (O) -
Relacionar as variações anatômicas foliares básicas em ambiente xérico e
aquático. (B e O) - Reconhecer e diferenciar as estruturas primária e
secundária de caule e raiz.
FISIOLOGIA DE ANGIOSPERMAS (O) - Compreender e explicar os
processos de absorção de água e condução de seiva (floemática e xilemática) e
transpiração. (O) - Diferenciar tropismo (fototropismo /geotropismo) de
nastismo. (O e G) - Compreender e explicar a ação dos cinco hormônios vegetais
(auxina, giberelina, citocinina, etileno e ácido abscísico); aplicando esses
conhecimentos a seus usos econômicos e as estratégias de sobrevivência vegetal
(amadurecimento de frutos, estiolamento, abscisão foliar, dominância apical e
cultura de tecidos). (O) - Compreender e explicar a floração quanto ao
fotoperiodismo, fotoperíodo crítico, papel do fitocromo e florígeno. (O) -
Compreender e explicar propagação vegetativa, destacando vantagens e
desvantagens em relação à reprodução sexuada, totipotêntia celular e clonagem
vegetal.
9. NOÇÕES DE ECOLOGIA COMPONENTES DO AMBIENTE
(BIÓTICOS E ABIÓTICOS) (B) - reconhecer que os ecossistemas são formados
pela interação entre componentes bióticos (populações e comunidades biológicas)
e componentes abióticos (solo, água e clima). RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS (G)
- Analisar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos
e tabelas que tratem das relações ecológicas intraespecíficas (competição e cooperação)
e interespecíficas entre os seres vivos (relações nas cadeias e redes
alimentares – produtor/consumidor/decompositor, carnivorismo/herbivorismo;
predação e competição interespecífica; parasitismo; inquilinismo e
comensalismo; protocooperação e mutualismo).
TEMA GERAL:
DIVERSIDADE E INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
DIVERSIDADE DOS SERES
VIVOS
1. OS VÍRUS -
Reconhecer os vírus, através de representações gráficas e/ou descrições, e
caracterizá-los quanto a constituição. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos
vírus e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas viroses (rubéola,
sarampo, catapora, gripe, AIDS, caxumba, herpes, hepatite, poliomielite e
hidrofobia).
2. AS BACTÉRIAS -
Reconhecer bactérias, através de representações gráficas e/ou descrições, e
caracterizá-las quanto a estrutura e reprodução. (G) - Avaliar e analisar
situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas
que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica das bactérias e sobre a transmissão, prevenção e controle
de algumas bacterioses (botulismo, cólera, coqueluche, difteria, disenteria
bacilar, febre maculosa, febre tifóide, gastroenterites, hanseníase,
leptospirose, meningite, peste bubônica, pneumonia, sífilis, gonorréia, tétano
e tuberculose).
3. AS CIANOBACTÉRIAS
- Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os padrões
morfológicos de cianobactérias. (G) - Avaliar e analisar situações que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica das
cianobactérias.
4. OS FUNGOS - Reconhecer os padrões morfológicos básicos
dos fungos, através de representações gráficas e/ou descrições. (G) - Avaliar e
analisar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica dos fungos.
5. AS ALGAS - Reconhecer as algas (dinoflagelados,
diatomáceas, feófitas, rodófitas e clorófitas) através de representações
gráficas e/ou descrições, e caracterizá-las quanto a estrutura básica e
reprodução. (Gl) - Avaliar e analisar situações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das algas
protistas.
6. OS PROTOZOÁRIOS
- Reconhecer os protozoários, através de representações gráficas e/ou
descrições, e caracterizá-los quanto a estrutura básica e reprodução. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica dos protozoários e sobre a
transmissão, prevenção e controle de algumas protozoozes (amebíase, giardíase,
leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose, doença de Chagas e malária).
7 . OS ANIMAIS - Reconhecer e caracterizar
as etapas de desenvolvimento embrionário (mórula, blástula e gástrula). (O) -
Compreender e explicar as aquisições evolutivas dos animais (multicelularidade,
gastrulação, cavidade corporal, protostomia e deuterostomia, simetria e
metameria). (O) - Compreender e explicar a organização dos animais em um
cladograma.
OS PORÍFEROS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos poríferos. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos, tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção e
reprodução dos poríferos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos poríferos.
OS CNIDÁRIOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos cnidários
(hidrozoário, cifozoário e antozoário). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do
ambiente e de locomoção dos cnidários, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
(G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica dos cnidários.
OS PLATELMINTOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos platelmintos
(turbelarios, trematódeos e cestóides). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos platelmintos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos platelmintos
e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses (teníase,
cisticercose e esquistossomose).
OS NEMATÓIDES (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos nematóides. (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção,
reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos nematóides,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos
nematóides e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses
(ascaridíase, ancilostomose, enterobiose, tricocefalose, filariose, larva
migrans).
OS MOLUSCOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos moluscos
(gastrópodos, cefalópodos e bivalvos). (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do
ambiente e de locomoção dos moluscos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
(G) - Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos moluscos.
OS ANELÍDEOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anelídeos
(oligoquetas, poliquetas e hirudíneos) (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos anelídeos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos anelídeos.
OS ARTRÓPODOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos artrópodos (insetos,
crustáceos e aracnídeos). (G) - Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção dos artrópodos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos artrópodos.
OS EQUINODERMOS (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes
representantes dos equinodermos. (G) - Analisar e avaliar situações e
simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam
a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de
alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente
e de locomoção dos equinodermos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos equinodermos.
OS CORDADOS (O) - Compreender e explicar a organização dos
cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) em um cladograma. (O) -
Compreender e explicar as aquisições evolutivas e adaptações ao ambiente dos
peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos
• OS PEIXES (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos peixes cartilaginosos e
ósseos. (G) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar
experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação
de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração,
circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos
peixes cartilaginosos e ósseos, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) -
Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos peixes.
• OS ANFÍBIOS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anfíbios (anuros,
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar
experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção dos anfíbios, relacionando-os ao ambiente onde vivem.
- Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a
associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos
anfíbios.
• OS RÉPTEIS (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais
representantes dos répteis (quelôneos, crocodilianos, lacertíleos e ofídeos).
(Gl) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos,
esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de
conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação,
excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos repteis,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (Gl) - Analisar e avaliar situações que
envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica dos répteis.
• AS AVES (B) -
Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes
representantes das aves. (G) - Analisar e avaliar situações e simulações,
interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação
e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação,
respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de
locomoção das aves, relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e
avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre a importância ecológica e econômica das aves.
• OS MAMÍFEROS (B) - Reconhecer, através de representações
gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos mamíferos
(monotrematas ou prototérios, marsupiais ou metatérios e eutérios). (G) -
Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas,
gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos
sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção,
reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos mamíferos,
relacionando-os ao ambiente onde vivem. (G) - Analisar e avaliar situações que
envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância
ecológica e econômica dos mamíferos.
8. OS VEGETAIS
PLANTAS AVASCULARES E VASCULARES - Caracterizar e reconhecer os grupos
vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e, em esquemas
e figuras, os seus ciclos. (Observação: quando for o caso, o ciclo básico
deverá vir na prova, para consulta.). (O) - Compreender e explicar o processo
evolutivo das plantas quanto a reprodução, presença ou não de tecidos
condutores, órgãos vegetativos e reprodutivos. (O) - Compreender e explicar a
organização dos vegetais em um cladograma.
PLANTAS SEM SEMENTES (CRIPTÓGAMAS) (B e O) - Reconhecer e
explicar a importância biológica e evolutiva dos processos de reprodução
assexuada e sexuada de briófitas e pteridófitas.
PLANTAS COM SEMENTES (ESPERMATÓFITAS) (B e O) - Caracterizar
e diferenciar morfológica e funcionalmente as estruturas do estróbilo
(gimnospermas) e da flor (angiospermas). (B e O) - Reconhecer e explicar a
importância biológica e evolutiva das sementes e das suas estruturas
(tegumento, tecido de reserva e embrião).
PLANTAS COM FLORES (ANGIOSPERMAS) (O e G) - Compreender,
explicar e associar a importância biológica e evolutiva da flor e do fruto. (O)
- Compreender e explicar a importância da proteção do óvulo (ovário) para o
sucesso reprodutivo deste grupo vegetal. (O) - Compreender e explicar a
importância biológica e evolutiva da polinização e dispersão. (G) - Analisar
situações e relações que envolvam conhecimentos sobre as síndromes de
polinização (anemofilia, entomofilia, ornitofilia e quiropterofilia) e
dispersão (anemocoria, zoocoria). (B) - Reconhecer as variações morfológicas de
frutos carnosos e secos (deiscentes e indeiscentes). (B e G) - Caracterizar e
analisar as diferentes síndromes de polinização e dispersão de angiospermas.
MORFO-ANATOMIA DE ANGIOSPERMAS (B e O) - Reconhecer as
funções de raiz, caule e folha, relacionando suas adaptações morfológicas
básicas ao ambiente (xérico e aquático) e com as condições de reserva. (O) -
Relacionar as variações anatômicas foliares básicas em ambiente xérico e
aquático. (B e O) - Reconhecer e diferenciar as estruturas primária e
secundária de caule e raiz.
FISIOLOGIA DE ANGIOSPERMAS (O) - Compreender e explicar os
processos de absorção de água e condução de seiva (floemática e xilemática) e
transpiração. (O) - Diferenciar tropismo (fototropismo /geotropismo) de
nastismo. (O e G) - Compreender e explicar a ação dos cinco hormônios vegetais
(auxina, giberelina, citocinina, etileno e ácido abscísico); aplicando esses
conhecimentos a seus usos econômicos e as estratégias de sobrevivência vegetal
(amadurecimento de frutos, estiolamento, abscisão foliar, dominância apical e
cultura de tecidos). (O) - Compreender e explicar a floração quanto ao
fotoperiodismo, fotoperíodo crítico, papel do fitocromo e florígeno. (O) -
Compreender e explicar propagação vegetativa, destacando vantagens e
desvantagens em relação à reprodução sexuada, totipotêntia celular e clonagem
vegetal.
9. NOÇÕES DE ECOLOGIA COMPONENTES DO AMBIENTE
(BIÓTICOS E ABIÓTICOS) (B) - reconhecer que os ecossistemas são formados
pela interação entre componentes bióticos (populações e comunidades biológicas)
e componentes abióticos (solo, água e clima). RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS (G)
- Analisar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos
e tabelas que tratem das relações ecológicas intraespecíficas (competição e cooperação)
e interespecíficas entre os seres vivos (relações nas cadeias e redes
alimentares – produtor/consumidor/decompositor, carnivorismo/herbivorismo;
predação e competição interespecífica; parasitismo; inquilinismo e
comensalismo; protocooperação e mutualismo).
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