Resumo: Sistema Nervoso



SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

Células especializadas, denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana - conhecidas por impulsos elétricos. Esses ocorrem, geralmente, da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre estes é chamado sinapse nervosa.
Na grande parte das sinapses, os citoplasmas apresentam mediadores químicos: os neurotransmissores. Esses permitem a ocorrência destes impulsos ao se ligarem a proteínas de membrana da célula seguinte. A adrenalina é um exemplo.

Este sistema possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos.

Sistema Nervoso Central

Confira a seguir os principais componentes do Sistema Nervoso Central:
  • Medula espinhal – A medula espinhal é uma massa de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral. É o centro dos arcos reflexos e é organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, mas pode agir independente dele.
  • Cérebro – Está relacionado com a maioria das funções do organismo, como a recepção de informações visuais e movimentos do corpo. O cérebro é protegido pelas meninges pia-máter, dura-máter e aracnoide.
  • Bulbo – Sua função é relacionada à respiração, aos reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
  • Cerebelo – Situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, é responsável pelo controle motor, e pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial. Difere do cérebro por funcionar sempre em nível involuntário e inconsciente.
  • Ponte – Transmissão das informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral e conecta-se com centros hierarquicamente superiores.

Sistema Nervoso Periférico é dividido em voluntário e autônomo:
  • Sistema Nervoso Voluntário – É relacionado aos movimentos voluntários, mas pode haver movimentos involuntários. A informação do Sistema Nervoso Central é levada pelos neurônios aos músculos esqueléticos, estimulando-os diretamente.
  • Sistema Nervoso Autônomo – É relacionado aos movimentos involuntários dos músculos como os não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório. É dividido em simpático e parassimpático. Estes exercem função antagônica sobre o outro e são controlados pelo Sistema Nervoso Central, principalmente pelo hipotálamo.





Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário