Questões ENEM: Metabolismo Energético


1. (ENEM 2010) Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2, como as plantas.
GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).
A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar
(A) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose.
(B) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.
(C) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
(D) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose.
(E) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.

2. (ENEM 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.
As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que
(A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
(B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
(C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
(D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
(E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

3. (ENEM 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
(A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
(B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
(C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
(D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
(E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.



4. (ENEM 2010) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o
(A) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.
(B) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.
(C) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.
(D) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.
(E) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.

5. (ENEM 2015) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático. Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a) a) eutrofização. b) proliferação de algas. c) inibição da fotossíntese. d) fotodegradação da matéria orgânica. e) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

GABARITO 
1-E, 2-C, 3-D, 4-D, 5-C

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

2 comentários: