Dinâmica de populações

 



Dinâmica das populações é a parte da ecologia que estuda as variações de ocorrência de indivíduos da mesma espécie (população) e procura definir a(s) causa(s) dessas variações. 

Para um estudo de populações, alguns conceitos são importantes, como por exemplo:

A)  Densidade: densidade de populações, sendo definido como o número de indivíduos em uma determinada área, ou seja, é o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço. Geralmente é avaliada e expressa como o número de indivíduos ou a biomassa da população por unidade de área e de volume.

Quatro fatores influenciam a densidade:

Imigração: Número de indivíduos que, vindos de outras áreas, entram na população;
Emigração: Número de indivíduos que saem da população;
Natalidade: Número de indivíduos que nascem por unidade de tempo;
Mortalidade: Número de indivíduos que morrem.

De modo geral, as taxas de natalidade e de imigração tendem a aumentar a densidade da população e as taxas de mortalidade e de emigração tendem a diminuí-la, sendo assim, a população se encontra em equilíbrio quando a soma da taxa de natalidade com a de imigração for igual à soma da mortalidade e de emigração.



 B)   Potencial bióticoPotencial biótico é definido como a possibilidade que a população encontra de sobrevivência em um ambiente propício, ou seja, é a capacidade inata de uma população aumentar o número de componentes, em condições ambientais ótimas.


 C)   Resistência ambiental: resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.

 

OBS: É fundamental ao se analisar dinâmica populacional que não se confunda população com nação, conceito que é definido como o conjunto de pessoas que repartem a mesma história, estando, por isso, inseridas em um mesmo panorama cultural.

 

O gráfico a seguir mostra o comportamento da curva de crescimento das populações naturais com a interferência da resistência ambiental.


 

O crescimento de uma população natural obedece a uma curva sigmóide conforme observado no gráfico acima, onde podemos notar várias fases no crescimento populacional.

Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.

Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.

Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente, a rsistência ambiental é maior sobre a população.

Fase D: estabilização do tamanho populacional, onde ocorre oscilações do tamanho populacional em torno de uma média.

Fase E: é a curva teórica de crescimento populacional sem a interferência dos fatores de resistência ambiental.

A fase geométrica do crescimento tende a ser ilimitada em função do potencial biótico da espécie, ou seja, da capacidade que possuem os indivíduos de se reproduzir e gerar descendentes em quantidade ilimitada.

Há porém, barreiras naturais a esse crescimento sem fim.

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

O tamanho populacional acaba atingindo um valor numérico máximo permitido pelo ambiente, a chamada capacidade limite, também denominada capacidade de carga.

 



curva (a) representa o potencial biótico da espécie; a curva (b) representa o crescimento populacional padrão; (c) é a capacidade limite do meio. A área entre (a) e (b) representa a resistência ambiental.


Exercícios:


1.       1. (PISM) Nos ecossistemas em equilíbrio, a densidade populacional se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo devido a uma série de fatores que, em conjunto, caracterizam a ‘resistência do meio’ e se opõem ao potencial biótico. A introdução de espécies exóticas geralmente afeta a densidade das populações de espécies nativas, resultando na quebra desse equilíbrio.

a)      Quais são os mecanismos que contribuem para a diminuição da densidade populacional?

b)      Informe três fatores reguladores bióticos, componentes da resistência do meio, que regulam o crescimento populacional.

c) Cite dois fatores bióticos que podem favorecer o sucesso de uma espécie exótica introduzida num determinado ecossistema.


2. (PISM/2014) O crescimento de uma população é resultante da natalidade, da mortalidade e de migrações. Comparando a dinâmica de uma população animal (borboleta da espécie Agraulis vanilla) à de uma população vegetal (ipê amarelo Tabebuia alba), temos como alternativa INCORRETA, no que se refere à taxa de mortalidade por predação:

A) Em ambas as populações, é variável de acordo com seus ciclos de vida.

B) Em ambas as populações, pode variar de acordo com a época do ano.

C) Na população de borboleta, é maior nas primeiras etapas do ciclo de vida.

D) Em ambas as populações, dependerá do número de indivíduos de seus predadores.

E) Na população de ipê, sempre será constante, pois seus indivíduos não conseguem fugir (locomover) de seus predadores.


3. (Enem PPL 2018) Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro.

 

Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V


4. (PISM) “Uma área de 750 ha, situada na região do Rio Vermelho, está contaminada por pinheiros (Pinus sp), a espécie vegetal invasora mais comum em Santa Catarina. Esse fenômeno, denominado contaminação, invasão ou poluição biológica, acontece quando são introduzidos vegetais exóticos em determinado local. Essas plantas se adaptam e se naturalizam no novo habitat, reduzindo o espaço das espécies nativas e provocando mudanças nos ecossistemas. A contaminação biológica é a segunda maior causa de extinção de espécies no mundo.” (Trecho adaptado. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2007.)

 

a) Dentre os três gráficos abaixo, qual deles pode ilustrar o crescimento populacional de Pinus sp, de acordo com a situação descrita na região do Rio Vermelho? Justifique sua resposta.

 


b) Apresente uma justificativa para explicar a naturalização do Pinus sp na região do Rio Vermelho.

c) Cite duas outras causas de extinção, uma para espécies terrestres, outra para aquáticas.

d)      Considere uma população de 10 casais de tucanos que passou a colonizar uma ilha do Rio Vermelho. Ao longo de um ano, a taxa de natalidade da população foi de 20%, 5 animais morreram, 3 emigraram e 5 imigraram. Qual é o tamanho da população ao final desse ano?


5. (UFSJ/2010-2) A interrupção da pesca em determinados períodos do ano, prática conhecida como defeso, é adotada como medida para evitar a redução das populações de peixe e garantir a exploração do pescado. Durante o período, o pescador profissional, tem direito ao benefício do seguro desemprego conforme previsto no Art. 1º da Lei nº 10.799, de 25 de novembro de 2003. Do ponto de vista da sustentabilidade, é CORRETO afirmar que:

a) o ambiente marinho, por ser mais estável, apresenta grande produtividade primária, o que garante uma taxa de natalidade constante independente da taxa de mortalidade. Portanto, o defeso só é necessário na pesca fluvial. 
b) a interrupção da pesca no período do defeso provoca diretamente o aumento da taxa de natalidade, o que, por sua vez, leva à redução da mortalidade, garantindo a manutenção das populações de peixe. 
c) a interrupção da pesca no período de defeso reduz a taxa de mortalidade dos peixes adultos, possibilita maior número de acasalamentos e, consequentemente, aumento da natalidade. 
d) existe relação direta ou indireta entre o defeso e o aumento da natalidade, sendo, portanto, apenas uma medida assistencialista para permitir ao pescador acesso ao seguro desemprego durante o período de interrupção da pesca.


6. (UNIFOR) Seja:

N = taxa de natalidade

M = taxa de mortalidade

E = taxa de emigração

I = taxa de imigração

Nas populações que estão em equilíbrio dinâmico,

a) N + I é necessariamente igual a M + E.

b) N + E é sempre maior do que M + I.

c) N + E é sempre igual a M + I.

d) N + I ora é pouco maior do que M + E, ora é pouco menor.

e) N é necessariamente maior do que M. E e I são iguais a zero.


7.  (PUC-PR) Leia com atenção as proposições abaixo:

I) Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis. 
II) Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III) A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.

É ou são verdadeiras:

a) Todas.

b) Apenas I.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) Apenas I e III.


8. 8. UNIFOR-CE) Considere os seguintes itens:

I) Clima

II) Competição

III) Predatismo

IV) Parasitismo

Podem regular o tamanho das populações

a) apenas I e II.

b) apenas III e IV.

c) apenas I, II e IV.

d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

 

 






Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário