Roteiro de Estudo: Relações Ecológicas



 Roteiro de Estudo: Relações Ecológicas

  • Objetivos

* Compreender os principais tipos de relações ecológicas entre os seres vivos.

* Diferenciar relações harmônicas e desarmônicas, intra e interespecíficas.

* Aplicar o conhecimento a situações ambientais e do cotidiano.

  • Conceito Geral

 Relações ecológicas são interações entre os seres vivos que podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie (intraespecíficas) ou entre espécies diferentes (interespecíficas).

Essas relações influenciam a sobrevivência e o equilíbrio dos ecossistemas.

  • Classificação

  • Relações Harmônicas (ou positivas)

️ Nenhum dos envolvidos é prejudicado.

  •  Intraespecíficas:


Colônia – indivíduos unidos fisicamente e cooperando.

  *Ex:* corais, caravela-portuguesa.

Sociedade – indivíduos separados, mas cooperam com divisão de trabalho.

  *Ex:* formigas, abelhas, cupins.

 

  • Interespecíficas:

 Mutualismo – ambos se beneficiam e é obrigatório.

  *Ex:* líquens (fungo + alga).

Protocooperação – ambos se beneficiam, mas não é obrigatória.

  *Ex:* peixe-palhaço e anêmona.

Comensalismo – um se beneficia, o outro é indiferente.

  *Ex:* rêmora e tubarão.

Inquilinismo – um usa o outro como abrigo.

  *Ex:* orquídeas em árvores.


  • Relações Desarmônicas (ou negativas)

️ Um indivíduo ou espécie é prejudicado.

  • Intraespecíficas:

Competição – disputa entre indivíduos da mesma espécie por recursos.

  *Ex:* plantas competindo por luz.

Canibalismo – um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie.

  *Ex:* louva-a-deus fêmea devorando o macho.


  • Interespecíficas:

     Competição – espécies diferentes disputam recursos.

      *Ex:* leões e hienas por presas.

    Predatismo– um ser (predador) mata outro (presa) para se alimentar.

      *Ex:* leão e zebra.

    Parasitismo– um ser vive às custas do outro, sem matá-lo imediatamente.

      *Ex:* carrapato e cachorro.

    Amensalismo (ou antibiose) – uma espécie inibe o crescimento de outra.

      *Ex:* fungos que produzem antibióticos.

     

EXERCÍCIOS: 


1.  O líquen é uma associação entre um fungo e uma alga. Ambos dependem dessa relação para sobreviver. Essa relação é classificada como:

   a) Comensalismo

   b) Mutualismo

   c) Parasitismo

   d) Protocooperação

   e) Inquilinismo

 

2. As abelhas vivem em colmeias com divisão de trabalho. Essa relação intraespecífica é chamada de:

   a) Colônia

   b) Sociedade

   c) Protocooperação

   d) Mutualismo

   e) Competição

 

3. Um peixe-palhaço vive entre os tentáculos de uma anêmona, ganhando abrigo, e a anêmona é beneficiada com a limpeza e espantando predadores. Essa relação é:

   a) Comensalismo

   b) Mutualismo

   c) Protocooperação

   d) Parasitismo

   e) Inquilinismo

 

4. No amensalismo, ocorre:

   a) Benefício mútuo

   b) Nenhum prejuízo

   c) Um prejudicado e outro indiferente

   d) Ambos prejudicados

   e) Um beneficiado e outro prejudicado

 

5. A competição intraespecífica tende a:

   a) Aumentar o número de indivíduos

   b) Favorecer o canibalismo

   c) Reduzir a densidade populacional

   d) Eliminar os predadores

   e) Aumentar o mutualismo

 

6. Um fungo que produz uma substância que impede o crescimento de bactérias está demonstrando:

   a) Parasitismo

   b) Competição

   c) Amensalismo

   d) Protocooperação

   e) Inquilinismo

 

7. Um carrapato se alimentando do sangue de um cachorro exemplifica:

   a) Mutualismo

   b) Protocooperação

   c) Parasitismo

   d) Predatismo

   e) Comensalismo

 

8. Um urso que come peixes para sobreviver apresenta uma relação de:

   a) Parasitismo

   b) Canibalismo

   c) Predatismo

   d) Competição

   e) Comensalismo

 

9. Em uma floresta, árvores grandes impedem que a luz chegue às menores, dificultando seu crescimento. Esse é um exemplo de:

   a) Competição intraespecífica

   b) Inquilinismo

   c) Protocooperação

   d) Amensalismo

   e) Mutualismo

 

10. Uma planta epífita (como a orquídea) cresce sobre outra árvore para obter luz, sem retirar nutrientes da planta suporte. Essa relação é:

    a) Parasitismo

    b) Mutualismo

    c) Inquilinismo

    d) Comensalismo

    e) Colônia

 

ABERTAS:

1. Em plantações, algumas espécies de fungos são usadas para controlar pragas, por produzirem substâncias que inibem o crescimento de certas bactérias e insetos.

   Que tipo de relação ecológica está sendo explorada e qual seu impacto ecológico?


2. Em cidades, pombos e ratos competem por restos de alimentos deixados pelo homem.

   Que tipo de relação ocorre entre essas espécies e quais consequências isso pode trazer à saúde pública?


3. Explique como o mutualismo entre micorrizas (fungos e raízes de plantas) contribui para a sustentabilidade dos ecossistemas terrestres.


4. Em uma teia alimentar, o desaparecimento de predadores pode causar aumento exagerado das presas.

   Analise como a ausência de predatismo pode afetar o equilíbrio ecológico.


5. As formigas são exemplos clássicos de sociedades organizadas.

   Diferencie sociedade de colônia e explique como esse comportamento aumenta as chances de sobrevivência da espécie.


| Nº | Resposta                              | Tipo de Relação       |

| -- | ------------------------------------- | --------------------- |

| 1  | b) Mutualismo                         | líquens               |

| 2  | b) Sociedade                          | abelhas               |

| 3  | c) Protocooperação                    | peixe-palhaço/anêmona |

| 4  | c) Um prejudicado e outro indiferente | amensalismo           |

| 5  | c) Reduzir a densidade populacional   | competição            |

| 6  | c) Amensalismo                        | fungos antibióticos   |

| 7  | c) Parasitismo                        | carrapato/cachorro    |

| 8  | c) Predatismo                         | urso/peixe            |

| 9  | a) Competição intraespecífica         | árvores               |

| 10 | c) Inquilinismo                       | orquídea/árvore       |


ABERTAS:

1. A relação é de amensalismo (ou antibiose), pois os fungos produzem substâncias químicas que inibem ou matam outros organismos, sem obter benefício direto.

Impacto ecológico: essa interação é usada de forma benéfica na agricultura, reduzindo o uso de agrotóxicos químicos e controlando biologicamente pragas e microrganismos patogênicos, contribuindo para práticas sustentáveis.


2. A relação é de competição interespecífica, pois duas espécies diferentes (pombos e ratos) disputam o mesmo recurso alimentar.

Consequências: o aumento dessas populações pode favorecer a proliferação de doenças zoonóticas (como leptospirose e criptococose) e gerar desequilíbrio ambiental, já que são espécies sinantrópicas (vivem próximas ao homem).


3. O mutualismo entre fungos e raízes (micorrizas) é obrigatório e benéfico para ambos:

 * O fungo recebe nutrientes orgânicos da planta.

* A planta aumenta a absorção de água e sais minerais graças ao fungo.


4. O predatismo é essencial para o controle populacional das presas.

Quando os predadores desaparecem, ocorre superpopulação das presas, que passam a consumir em excesso os recursos disponíveis (plantas, água, abrigo).

Isso leva à escassez de alimentos, desequilíbrio das cadeias alimentares e, eventualmente, à **redução da biodiversidade.

Portanto, o predatismo mantém o equilíbrio ecológico e a estabilidade dos ecossistemas.


5. Sociedade: indivíduos da mesma espécie, independentes fisicamente, que vivem de forma cooperativa e com divisão de trabalho (ex: formigas, abelhas).

Colônia: indivíduos da mesma espécie unidos fisicamente, podendo ter ou não divisão de funções (ex: corais, caravela-portuguesa).

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário