Relações ecológicas



Relações Ecológicas                                         Prof. Virgínia Samôr

São as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes e o meio ambiente. Estas relações podem ser harmônicas, quando não ocorre prejuízo entre as espécies envolvidas ou desarmônicas, quando uma espécie sai em vantagem em detrimento da outra. Essas relações ecológicas podem ocorrer entre seres da mesma espécie (intra-específica) ou entre espécies diferentes (interespecífica).

Principais relações ecológicas

1)    Comensalismo: É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro. Ex: TUBARÃO X RÊMORA

2)    Colônia: união anatômica dos organismos. Ex: bactérias, corais, caravela.

3)    Sociedade: grupos de organismos não unidos que apresentam uma organização social com cooperativismo. Por exemplo: abelhas, cupins, formigas.

4)    Inquilinismo: é o tipo de interação harmônica intraespecífica no qual uma das espécies obtém, sem prejuízo da outra, vantagem relacionada a abrigo ou sustentação/suporte.Ex: orquídea x tronco de árvores.

5)    Protocooperação: benefício recíproco sem dependência obrigatória, ou seja, um pode viver sem o outro. Por exemplo: plantas e polinizadores, anu e gado, pássaro paliteiro e crocodilo, paguro-eremita e anêmona-do-mar.

6)    Mutualismo: benefício recíproco com dependência obrigatória, em que um não vive sem o outro. Por exemplo, cupim e protozoário, algas e fungos (liquens), bactérias Rhizobium e raízes de leguminosas.

7)    Competição: disputa pelos mesmos recursos ambientais, como alimento, espaço ou parceiro sexual. É um importante fator evolutivo. Por exemplo, o macho mais forte poderá deixar descendentes mais adaptados.

8)    Predatismo: um animal (predador) ataca e devora o outro (presa). Numa população em equilíbrio, os predadores são sempre menos numerosos que as presas. Por exemplo: sapo e inseto, onça e veado, tamanduá e formiga.
OBS: Canibalismo é um tipo de predatismo intra-específico.

9)    Parasitismo: um organismo parasita retira substâncias nutritivas do hospedeiro. De um modo geral, o parasita não chega a matar o hospedeiro. No entanto, isso pode acontecer. Por exemplo: cipó-chumbo e árvores, tênia e ser humano.

10) AmensalismoAmensalismo é a relação ecológica que ocorre quando um organismo libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento ou a reprodução de outros organismos. Também chamada de Antibiose, é caracterizada como uma relação interespecífica desarmônica.


Questões:

1. (PISM) 1. Sobre as relações ecológicas, são feitas as seguintes afirmativas:

I) Quando duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente seus nichos ecológicos são parcialmente sobrepostos e ocorre competição intraespecífica.

II) Quanto mais os nichos ecológicos das espécies se sobrepõem, mais intensa é a competição.

III) Do ponto de vista individual, espécies predadoras são beneficiadas enquanto as presas são prejudicadas.

IV) Do ponto de vista ecológico, a predação regula a densidade populacional tanto de predadores quanto de presas.

V) A simbiose também é conhecida como mutualismo obrigatório, sendo um tipo de relação permanente e indispensável à sobrevivência dos indivíduos associados.

São CORRETAS:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) II, IV e V.

d) I, II, III e IV.

e) II, III, IV e V.


 2. (PISM) Considerando o estudo das relações ecológicas entre seres vivos, analise as seguintes afirmativas:

I. A hiena pode se alimentar das sobras deixadas pelos leões e isso não representa prejuízo para nenhuma das duas espécies.

 II. O anu é uma ave que se alimenta de insetos e pequenos parasitas que habitam o corpo de bois.

III. Existem protozoários do gênero Triconympha que habitam o corpo de cupins, promovendo a digestão da celulose, processo que o inseto não conseguiria realizar sozinho.

IV. Animais podem disputar, entre si, recursos do ambiente, território e parceiros para reprodução.

V. O nematoide Ancylostoma duodenale causa uma doença chamada amarelão.

Após a análise das afirmativas, determine a alternativa que contém a sequência CORRETA (de I até V) das relações ecológicas envolvidas nestas afirmativas:

A) inquilinismo; protocooperação; competição; mutualismo; parasitismo.

B) comensalismo; mutualismo; protocooperação; competição; parasitismo.

C) protocooperação; parasitismo; inquilinismo; competição; mutualismo.

D) comensalismo; protocooperação; mutualismo; competição; parasitismo.

E) competição; parasitismo; mutualismo; protocooperação; inquilinismo.


3.  No campo, duas espécies de insetos alimentam-se de uma mesma planta, enquanto cascavéis devoram pequenos mamíferos. Identifique, no trecho acima, o tipo de relação apresentada entre os insetos e a relação entre cascavéis e mamíferos.


4.    Cite a relação ecológica nos seguintes exemplos:
a) pássaros anú e bois.__________________________________
b) orquídeas e árvores.___________________________________
c) cipó-chumbo e árvores._________________________________
d) cupins e flagelados.____________________________________
e) pássaro-palito e crocodilo.________________________________
f) homem e lombriga.______________________________________

5.    Diferencie:
A)   Relação harmônica de desarmônica:
B)   Relação intra de interespecífica:

6.    São exemplos de relações ecológicas desarmônicas: predatismo e parasitismo. Explique essas relações citadas, exemplificando cada caso.

7.     (ENEM 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela. BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
a) comensalismo                d) predatismo
b) inquilinismo                    e) mutualismo
c) cooperação

8. (Enem 2019) As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br.
Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de:

a) sinfilia.

b) predatismo.

c) parasitismo.

d) competição.

e) comensalismo.


9. (Enem 2016) Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

a) predação.

b) parasitismo.

c) competição.

d) comensalismo.

e) protocooperação.


10. (Enem 2014) A celulose, presente nos vegetais, é um alimento importante para muitas espécies de animais herbívoros, como os ruminantes. Eles próprios não têm capacidade de digerir a celulose e, para que ela seja aproveitada, é necessária uma associação com microrganismos, que ficam na parte aglandular do estômago dos ruminantes. Esses microrganismos são capazes de produzir a celulase, uma enzima que digere a celulose, possibilitando o aproveitamento da matéria orgânica vegetal, tanto pelos ruminantes como pelos microrganismos.

A relação descrita é um exemplo de:

a) predatismo.

b) competição

c) mutualismo.

d) inquilinismo.

e) comensalismo.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário