Moluscos

 



O termo molusco deriva do latim mollis, que significa “mole”. Como o próprio nome já indica, esses animais apresentam, como uma de suas características mais marcantes, a presença de corpo mole. Entretanto, na maioria das espécies, o corpo está protegido por uma concha de composição calcária, que apresenta, como principal função, a defesa contra predadores.

Os representantes mais conhecidos do grupo são os caramujos, os caracóis, as ostras, os polvos e as lulas.

Em segundo lugar em diversidade de espécies, os moluscos possuem mais de 150 000 espécies descritas. Podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce e em ambientes terrestres.

São animais de simetria bilateral e corpo mole, que normalmente está protegido por uma concha produzida por eles próprios, A concha pode ter uma ou duas partes, chamadas valvas. No caso de alguns gastrópodes, a valva encontra-se enrolada em espiral. O corpo dos moluscos é dividido em cabeça, massa visceral e pé.

A cabeça tem a boca e os órgãos dos sentidos (às vezes localizados na extremidade de tentáculos). O pé é uma massa musculosa e serve para o deslocamento do animal. A massa visceral compreende os órgãos internos do animal e está coberta por uma membrana chamada manto, encarregada de produzir a concha.

Na boca há uma espécie de língua, chamada rádula, recoberta de alguns dentículos duros, Eles servem para rasgar o alimento, que pode ser de origem vegetal ou animal.

O sistema nervoso dos moluscos é bastante desenvolvido e os órgãos dos sentidos são complexos.

As estruturas excretoras são os nefrídios

A respiração pode ser de três tipos:

·         Pulmonar: presente nos animais terrestres

·         Branquial: presente do animais de habitats aquáticos

·        Cutânea: também está presente em alguns animais terrestres mas como complemento da respiração pulmonar.

 O sistema circulatório dos moluscos pode ser de dois tipos:

·         Sistema circulatório aberto ou lacunar: quando o sangue circula em parte em vasos e sai para espaços entre as células (hemocele).

·  Sistema circulatório fechado: quando o sangue circula exclusivamente por vasos sanguíneos

 

Principais Grupos:

GASTRÓPODES

Têm um pé ventral com o qual se arrastam. O exemplo mais conhecido é o caracol terrestre; a maioria dos gastrópodes, no entanto, é marinha. Costumam ter uma concha espiralada que os protege, mas há os que não possuem concha, como as lesmas.




BIVALVES

A concha é formada por duas valvas que podem se abrir ou fechar. Não apresentam cabeça definida e o pé pode ser pequeno ou mesmo não existir. A maioria é marinha e alimenta-se por filtração, retendo partículas transportadas pela água.

 

CEFALÓPODES

Têm uma cabeça bem desenvolvida, ligada a vários tentáculos. O pé é um sifão que expulsa água sob pressão, contribuindo para seu deslocamento. A concha pode ser interna (como na lula) ou não existir (como no polvo).

 


EXERCíCIOS: 


1. (PISM) 1. Os moluscos representam o segundo maior filo animal, com mais de 100 mil espécies descritas, compreendendo, na sua maioria, animais marinhos. Dentre as afirmativas abaixo sobre os moluscos, a INCORRETA é:

a) apresentam simetria bilateral, são triblásticos e celomados.

b) apresentam corpo dividido em região cefálica, pé e massa visceral.

c) apresentam tubo digestivo completo e algumas espécies possuem rádula para raspar o alimento.

d) as espécies terrestres possuem fecundação externa e desenvolvimento indireto com a formação de larvas.

e) a maioria apresenta circulação aberta e os excretas são retirados do celoma pelos nefrídios.


2.   (Unicamp-SP) Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados. 


3. (VUNESP) Polvo, mexilhão, lesma e lula são animais pertencentes:
a) à mesma ordem.
b) Ao mesmo filo, porém a classes diferentes
c) A filos diferentes
d) Ao mesmo gênero
e) À mesma classe

 4.    (Vunesp) Considere as seguintes características de determinado animal: hermafroditismo, celomado, pulmão simples, um par de nefrídios, dois pares de tentáculos sensoriais, glândula secretora de muco e rádula.

a) A que filo e classe pertence o animal que apresenta todas as características descritas? Cite um exemplo de animal pertencente a essa classe.
b) Qual é a função do muco secretado pela glândula? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe.


55.    (PUC-MG) Uma estrutura comum no tubo digestivo de várias classes de moluscos é a rádula, que funciona como uma língua raspadora e trituradora de alimentos. Porém, nos bivalves, a rádula está ausente. Por quê?


6. (PISM/UFJF) A figura abaixo é uma representação das principais características corporais encontradas no Filo Mollusca. Os números I, II e III representam algumas classes de moluscos.




a)      Denomine uma classe da figura acima que inclui moluscos com rádula e outra sem rádula:

 

 

b)      Como os moluscos sem rádula se alimentam?

 

 

c) Cite um exemplo que demonstra a importância ecológica dos bivalves.


7. (UFLAVRAS) 2 - Citar duas características exclusivas dos moluscos.


8.(PISM) Os moluscos são conhecidos pela produção de pérolas, muito usadas na fabricação de jóias. Em relação a este fenômeno, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) as pérolas são encontradas nos bivalves;

 b) as pérolas são formadas a partir de partícula estranha que penetra entre o manto e a concha do molusco;

c) sucessivas camadas nacaradas são secretadas pelo epitélio que reveste o manto, sobre a partícula estranha;

d) o epitélio do manto envolve completamente o corpo estranho e secreta nácar em finas camadas concêntricas;

e) a rádula, presentes nos bivalves, produz o nácar que envolve o corpo estranho.


9. (PISM)  Em uma aula de ciências, os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas.

Algumas dessas informações são apresentadas abaixo.

I. Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.

II. Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores).

III. Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase.

IV. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.

a) I e II

b) I, II e III

c) I e IV

d) II e IV

e) III e IV


10. Como é a respiração e circulação dos moluscos?

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário